quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 7. CONTINUAÇÃO


O que é Meritocracia?
Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.
A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”. Assim, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito”.
De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de impulsionar profissionalmente  e socialmente um cidadão ou cidadã é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
As posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais específicas e qualificadas em determinada área.
Este termo foi utilizado pela primeira vez por Michael Young, no livro “Rise of the Meritocracy” (“Levantar da Meritocracia”, em português), publicado em 1958.

O sistema de recompensas  meritocrático é amplamente aplicado por empresas e organizações privadas, que valorizam e premiam os profissionais que apresentam melhores produções, seja com aumentos de salário ou oferta de cargos superiores.
A meritocracia nas empresas é uma forma de motivar os funcionários, que se dedicam em suas funções em busca de alcançar melhores oportunidades como consequências dos méritos apresentados.
ASSIM, deveria ser aplicado no Serviço Público, no municipal, no estadual, e no federal,  na Sociedade em Geral.
Para avaliar méritos é só usar o que já é usado na iniciativa privada, lembrando que “ um exemplo de método meritocrático aplicado no Brasil é a realização dos concursos públicos para a ocupação de cargos oferecidos pelo governo federal, estadual ou municipal, pois teoricamente, apenas as pessoas mais qualificadas para aqueles cargos e funções teriam o direito de obter os privilégios desta posição, ou seja, uma recompensa conquistada pelos méritos apresentados”.
É uma mentira da grossa que “ o socialismo e demais ideologias que pregam o conceito de sociedade igualitária, se opõe à meritocracia”, pois eles são hierarquizados em sua forma de agir em todas o setores da vida cidadã e promovem as pessoas por seu mérito além é claro de sua dedicação ao partido político no Poder.
A análise de dedicação ao partido político no Poder não deixa de ser uma forma de apreciação do mérito do cidadão da cidadã em relação ao ideário partidário.
Enfim, sem a meritocracia não temos ORDEM, e muito mesmo o PROGRESSO.
 Contudo quero deixar claro que sem educação, sem cultura, não é possível aplicar Meritocracia, portanto volto a meu refrão:

Só a educação e a cultura salvará a Nação Brasileira, o Brasil.


A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 6. CONTINUAÇÃO



Basta de prosopopeia, pois estamos lidando com o futuro de nossos compatriotas, BASTA.
CHEGA DE CONVERSA FIADA.
BASTA DE PROSELITISMO BARATO.
CHEGA!!!!!
Vejo nas Tvs estrangeiras os programas culturais e fico pasmo com a nossa realidade, ou seja, com a falta de programas culturais acessíveis  para a população.
Não podemos esquecer e enaltecer o Dr. Roberto Marinho que diferentemente de seus herdeiros incentivou um projeto cultural popular, o Projeto Aquarius, concebido na década de 70, pelo então gerente de Promoções do GLOBO, Péricles de Barros, tendo a frente
maestro Isaac Karabtchevsky, que “ tornado realidade, já naquela primeira apresentação no Parque do Flamengo o projeto vencia seu primeiro desafio, quebrando o tabu de que, no Brasil, a música clássica seria uma manifestação de arte reservada a pequenos nichos de apreciadores” e destaco que “ no dia 30 de abril de 1972, um concerto de música clássica atraiu cem mil pessoas ao Parque do Flamengo”.
Trocamos ne Milênio, mas esse tipo de iniciativa continuou em 2004 — A DANÇA DA CHINA - Mais de cem mil pessoas foram à Enseada de Botafogo ver um programa, em 2006 — SINFONIA DOS MIL- música de Gustav Mahler, a “dos Mil”, foi realizada na Praia de Copacabana. Isaac Karabtchevsky, que a regeu, 2007 — SONS DO BRASIL - Na celebração de 35 anos do Aquarius, os ritmos e as etnias formadoras da cultura brasileira foram lembrados. A narrativa musical, a cargo da Petrobras Sinfônica com o regente Isaac Karabtchevsky, começou com “O guarani”, de Carlos Gomes, o pianista Wagner Tiso empolgou o público reunido na Praia de Copacabana, 2012 — A MÚSICA SOBE O MORRO- Sob a regência do maestro Roberto Minczuk, os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) encantaram o Complexo do Alemão na noite de 10 de dezembro de 2012. Quatro mil pessoas foram à estação do teleférico do Morro do Adeus para acompanhar o concerto que comemorava os 40 anos do Projeto Aquarius, 2014 - NOITE CINEMATOGRÁFICA- oito mil pessoas teve na noite de 13 de dezembro de 2014, no Forte de Copacabana, durante a 42ª edição do Projeto Aquarius, que homenageou a carreira de Williams no cinema. Durante cerca de uma hora e quarente minutos de concerto, o maestro Roberto Minczuk, regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira, enfileirou hits de filmes como "ET", "Tubarão" e "Indiana Jones"- 2015 - A FESTA DOS RITMOS - A apresentação do Projeto Aquarius de 2015, em sua 43ª edição, teve o gosto especial de ter marcado os 90 anos do GLOBO. Num palco armado na Cinelândia, a música clássica misturou-se ao samba e ao funk, unindo a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal à bateria da Mangueira, com uma pitada da batida funk do Dream Team do Passinho. Foram 90 minutos de um espetáculo que emocionou uma plateia de 11 mil pessoas. O show foi conduzido pelo maestro Isaac Karabtchevsky.
Mas como vemos não foram só os Clássicos que foram tocados.
É valida a iniciativa , mas a  Música popular tem outros espaços  como A Virada Cultural na cidade de São Paulo.
“ Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura do município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura tendo o apoio de vários parceiros artísticos e institucionais. O evento foi criado em 2005 durante a gestão Serra-Kassab visando oferecer gratuitamente para a população, atrações artísticas e culturais, durante 24 horas de programação cultural. O evento possui palcos temáticos como a Avenida São João (Rock Nacional), Praça da República (Samba), Largo do Arouche (Estilo Popular) e a Estação Júlio Prestes (MPB”.
Em 2019 “ a décima quinta edição da Virada Cultural ocorreu nos dias dezoito e dezenove de maio, o Prefeito Bruno Covas disse que foi a melhor virada cultural feita na cidade, Com o resultado, a expectativa da Prefeitura é de entrar para o Guinness, o livro dos recordes, como maior festival 24 horas do mundo. De acordo com o prefeito, os artistas que mais atraíram público foram Anitta, Criolo (200 mil pessoas cada), e Caetano Veloso com os filhos (160 mil). A nota média dada pelo público para o evento foi 8,6”.
Nem o povão apreciou muito o que já vê nas Tvs.
E como vemos a música clássica, as operas, os balés, não são apresentados o que deixa de acrescentar cultura a população brasileira.
Lembremos que a “ música clássica, música de concerto ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais”.
Lembremos que a “ Ópera (em italiano: significa trabalho, em latim, plural de "opus", obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa”.
Lembremos que o “ Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. São realizadas com o acompanhamento de música clássica. É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte”.
Vemos pelas explicações acima vemos que a música clássica, as operas, os balés, são as bases da cultura internacional, mas é renegada ao quinto plano do cenário nacional.
Lamentável.


A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 5. CONTINUAÇÃO




Como Teólogo não poderia deixar de citar o que é Lascívia para os seguidores do Caminho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Isso posto vamos ao assunto que me conduz a essa Meditação.
Os romanos chamavam os povos vizinhos de bárbaros porque eram “ violentos, em suas  invasões, saques e pilhagens para sua sobrevivência e expansão territorial e sujos, sanguinários, primitivos e incontroláveis”.
Hoje vi na TV um jovem namorado que queimou a namorada, uma menina, porque ela acabou o namoro.
Vê-se que ele é um jovem sujo, sanguinário, uma criatura que mesmo presa se mostrava desafiadora.
Vê-se que ele é um jovem sem educação básica, um ser primitivo.
Pelas fotos com a namorada mostrada na TV vê-se que ele é tudo que acima descrevi  e mais um pouco, ou seja, do Tipo Macho Primitivo – daqueles que os desenhos rupestres mostram eles puxando os cabelos das mulheres- um legitimo sem-noção do tipo encontrado nos espaços das periferias das grandes cidades brasileiras.
 Em uma reportagem de outro dia um Homem, já bem maduro, agrediu a pontapés e socos na cabeça uma mulher em bar da periferia de São Paulo.
Por conta dessa agressão a mulher morreu na hora.
Acontece que hoje noticiaram que esse bárbaro já passou pelos tribunais por tentativa de homicídio de 3 pessoas.
Pois é, pasmem, mas o bárbaro estava solto graças a nossa Justiça.
Nos noticiários matinais só vemos esses tipos de notícias em todos os rincões de nosso País, além das notícias veiculadas pelos programas Brasil Urgente da Band / José Luis Datena, e Cidade Alerta da Record / Luiz Bacci & Percival de Souza, e no “ Casos de Família” do SBT/ Cristina Rocha, uma verdadeira janela para a situação do povo brasileiro.
Dado ao exposto pelas TVs nacionais fica bem claro que a República Federativa do Brasil vive em estado de  Barbárie, pois a população, principalmente a de Baixa Renda de favelas e periférica, é incivilizada, sem educação, desprovida de cultura, em uma selvageria sem igual, convivendo com o que “ é bárbaro, cruel ou desumano”.
A rudeza da população – demostrada nas entrevistas televisivas- esclarece  bem o que agora quero provar como falta total de civilidade.
A Lascívia ganhou campo em nosso País graças as novelas da Rede Globo de Televisão/ Irmãos Marinho, e para ser mais preciso desde a novela  Fina Estampa de          Aguinaldo Silva, com direção decWolf Maya, levada ao ar de 22 de agosto de 2011 até23 de março de 2012.
O Fim da trama é com “ Teresa Cristina sequestra Griselda, levando-a para um cativeiro com a ajuda de Ferdinand. Ela mata Ferdinand eletrocutado e tortura Griselda. Depois colocar fogo no cativeiro com ela dentro. Patrícia e Antenor impedem que Griselda morra e a salvam. Teresa foge com Pereirinha de barco, mas em meio a uma tempestade, a embarcação naufraga.”
O final da Novela Fina Estampa tem tudo que hoje vemos banalizados no Brasil: rapto, tortura, fogo nos cativeiros – no caso com uma pessoa dentro- no meio uma Griselda que fica “rica e milionária após ganhar na loteria”, ou seja, sem fazer força, sem trabalhar duro, oportunismo, traições, toca troca de parceiros, e por ai vai.
Como as nossas crianças, morando muita vezes em um só cômodo, pode deixar de ver tal novela, como?
Não pode.
Muitas vezes os pais deixam as crianças assistirem as novelas por falta de pulso forte, de vontade, de preguiça, por desleixo,  e por total ignorância de que a meninada está apreendendo com o que vê para a sua vida adulta.
O personagem de vida fácil, “ esperto”, que se dá bem com as falcatruas, com o roubo, com a exploração de terceiros, com o tráfego,  o bandidão, enfim,  com a Libertinagem,  são os que mais fascinam ao público, principalmente os adolescentes em formação.
O que dizer de A Regra do Jogo, novela de João Emanuel Carneiro, com colaboração de Alessandro Marson, Antônio Prata, Cláudio Simões, Fábio Mendes, Paula Amaral e Thereza Falcão; direção de Marcelo Travesso, Henrique Sauer, Enrique Diaz e Guto Arruda Botelho; direção geral de Amora Mautner, Joana Jabace e Paulo Silvestrini e núcleo de Amora Mautner.
Os autores se vangloriam do uso do "Quem matou?”, ou seja, o ponto alto da novela é mesmo um assassinato.
Ora, é a mais cruel banalização do assassinato.
Mas, os donos da Rede Globo de Televisão não estão nem ai para o fato desde que ganhem dinheiro.
Filhos de um homem digno que com o seu trabalho criou um Império de Comunicações, o jornalista Roberto Marinho, portanto o primeiro verdadeiramente rico da família Marinho, esses senhores  agem como ‘novos-ricos’ permitindo que em sua Cadeia Televisiva seja mostrado um estilo de vida e de pensar que não contribui em nada para a formação de bons brasileiros.
Podemos classificar como subcultura as novelas Globais,   pois elas desconstroem “toda verdade inquebrantável  das massas sobre trabalho, dinheiro e sucesso e reinterpretamos isso sob um ângulo de outros valores”.
Na cultura do novo rico se tem que viver em grande luxo, como os demostrados nas novelas.
Ora, como um membro das Classes Desfavorecidas pode viver aquilo que vê na TV?
Não pode.
Até porque não quer, já que seus heróis conseguem com picaretagem e trambicagem, e ele sonha  em fazer o mesmo.
Não estou criando estorinhas, vejam os programas acima citado das TVs Sangue que verão que tenho razão.
Aderir ao conceito de sucesso e riqueza através do trabalho, nem pensar.
Se nas TVs se vê a riqueza e o sucesso ‘chegar’ através do errado?
Impossível.
Por isso defendo com unhas e dentes que a salvação do Brasil está na educação, na cultura, e na meritocracia.
Temos que deixar de “ converse fiado” e encarar o assunto EDUCAÇÃO NO BRASIL  de peito aberto, com vontade de resolver, com vontade realmente de educar, em partidários, sem ideologias transitórias, pensando nas gerações futuras e num País melhor.
Basta de prosopopeia, pois estamos lidando com o futuro de nossos compatriotas, BASTA.
CHEGA DE CONVERSA FIADA.
BASTA DE PROSELITISMO BARATO.

A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 4- CONTINUAÇÃO.



ESTUDOS BÍBLICOS Lascívia: que pecado é este?
O que significa lascívia e o que a Bíblia fala sobre esse pecado.
Por Tiago Rosas
Na carta que Paulo escreveu aos Gálatas, ele fala de algumas das mais evidentes obras da carne, que fazem oposição ao Espírito de Deus. Entre elas está a lascívia (Gl 5.19, ARC). Este pecado é mencionado logo depois da prostituição e da impureza. E então, como entender o significado de lascívia?
Primeiro vamos ao texto grego, língua em que o Novo Testamento foi escrito. O termo grego para lascívia é alsegeia, que segundo a famosa Concordância de Strong, significa “luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascívia, libertinagem, caráter ultrajante, impudência, desaforo, insolência”.
O Comentário Bíblico Beacon, discorrendo sobre o texto de Gálatas 5.19, lança maior luz: “Trata-se de conduta temerária, escárnio desavergonhado dos padrões de decência pública ou até respeito próprio sem levar em conta o direito dos outros”.
Lascívia, portanto, é o pecado da sensualidade demasiada, do excessivo desejo pelo prazer sexual que se manifesta na falta de pudor, quer seja na forma de falar, de vestir ou de se portar. É o pecado do sexo ainda não consumado, mas já instalado na mente e coração.
A pornografia é uma forma de lascívia, tanto quanto as piadas imorais com conotação sexual também o são. Lascívia é um dos pecados mais cometidos hoje sobretudo nas redes sociais, com a exacerbada exposição do corpo em fotos ou vídeos. O abuso dos decotes, as roupas curtas ou justas ao corpo, delineando as curvas femininas ou os músculos masculinos são manifestações de falta de pudor e moderação.
E é triste perceber que não poucos cristãos estão manifestando essa obra carnal nas redes sociais (alguns até mesmo na igreja!), expondo o corpo sem pudor, sem decência e discrição, muitas vezes na clara intenção de despertar a libido naqueles que estão a observar.
No contexto secular, nota-se que as músicas de forró eletrônico, sertanejo universitário e funk, com seus hits de sucesso, estão saturadas de lascívia, visto que é dominante a linguagem vulgar, obscena, de duplo sentido, com foco quase que generalizado em práticas sexuais.
Lascívia nas redes sociais
Uma última palavra, e dirijo-me agora à homens e mulheres cristãos, é que legendas com versículos bíblicos ou discursos religiosos não cobrem o pecado da lascívia cometido em publicações nas redes sociais. Não adianta postar aquela selfie evidenciando o busto e depois escrever embaixo: “Deus é meu porto seguro”, pois definitivamente segurança em Deus não é o que sua foto sensual quer dizer!
Postar foto só de sunga na praia ou só de biquíni na piscina, muitas vezes em poses provocantes, com a legenda “Os que confiam no Senhor jamais se abalarão”, não serve para “abençoar” sua foto sensual, pois confiança inabalável em Deus nada tem a ver com sensualidade.
Na verdade, aqueles que tendo feito profissão de fé no Senhor Jesus, e conhecendo a Palavra de Deus expõem sensualidade e nudez e ainda usam a Bíblia sagrada para isso, estão pecando duas vezes! Precisamos ter temor pela Palavra e santificar o nome de nosso Pai celestial! (Mt 6.9)
Vigiemos, pois nosso corpo é santuário de Deus! (1Co 6.19-20). Contra o pecado da falta de moderação no trato com o corpo, existe o fruto do Espírito que é “temperança” ou “domínio próprio” (Gl 5.22). A Palavra de Deus ordena que nos vistamos com pudor e modéstia (1Tm 2.9).

Tenhamos domínio sobre nossa mente e sobre nosso corpo, para não nos afundarmos na lama da impureza e no precipício da prostituição; antes agrademos a Deus, conservando em pureza nosso espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Deus tudo vê!
Tiago Rosas é casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de dois livros: A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (2016) e Biblifique-se: formando uma geração da Palavra (2018).


A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 3.




Partido dos Trabalhadores:
“O PT foi fundado por um grupo heterogêneo, formado por militantes de oposição à Ditadura Militar, sindicalistas, intelectuais ( Plínio de Arruda Sampaio, Mário Pedrosa, Sérgio Buarque de Holanda ( dos músicos Chico Buarque, Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque) Paulo Freire ( Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético,  o Método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo e com isso mata a Língua Oficial, o português usado em toda Nação, na gestão de Luiza Erundina (1989-1993), nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo) , Marilena Chauí, Antonio Candido, Lélia Abramo, Hélio Pellegrino, Hélio Bicudo ( Vice-prefeito de São Paulo no governo de
Marta Suplicy e quem Em 2015, protocolou na Câmara dos Deputados, um pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff), Francisco Welfort ( ministro da cultura de FHC), Francisco de Oliveira, Paulo de Tarso Venceslau,  o atual deputado Ivan Valente  e Líder do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, sendo que Fernando Henrique Cardoso e a mulher Rute estavam presentes,  artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação capitaneados por Frei Beto, , no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo”.
O partido foi fruto da aproximação entre os movimentos sindicais da região do ABC, que organizaram grandes greves entre 1978 e 1980, e militantes antigos da esquerda brasileira, entre eles ex- presos políticos e exilados que tiveram seus direitos devolvidos pela lei da anistia. Desde a fundação, o partido assumiu a defesa do socialismo democrático.
Eu discordo do termo Ditadura e prefiro Governos dos Generais.


O PT nos deu :
a-     Lula 35º Presidente do Brasil de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011, sendo seus ministros de educação:
1-    Cristovam Buarque      de 1 de janeiro de 2003 até 27 de janeiro de 2004;
2-    Tarso Genro de  27 de janeiro de 2004 até 29 de julho de 2005;
3-     Fernando Haddad de 29 de julho de 2005      até 1 de janeiro de 2011.
Foram seus ministros da cultura:
A-  Gilberto Gil de   1 de janeiro de 2003 até 30 de julho de 2008;
B-  Juca Ferreira - sociólogo baiano que se dedicou sua trajetória profissional à vida política e às ações culturais  especialmente no Candomblé, entre 2013 e 2014, Secretário de Cultura do Município de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad – de 30 de julho de 2008 até 31 de dezembro de 2010

b-   Dilma Roussef 36ª Presidente do Brasil de 1º de janeiro de 2011
a 31 de agosto de 2016, sendo seus ministros de educação:
I-Aloizio Mercadante  de 24 de janeiro de 2012 até 2 de fevereiro de 2014;
II- José Henrique Paim de    3 de fevereiro de 2014 até 1º de janeiro de 2015;
III- Cid Gomes  de 1º de janeiro de 2015 até18 de março de 2015;
IV- Luiz Cláudio Costa (interino) de 18 de março de 2015        até 6 de abril de 2015;
V- Renato Janine Ribeiro     de 6 de abril de 2015 até 1 de outubro de 2015;
VI- Aloizio Mercadante de   2 de outubro de 2015  até 12 de Maio de 2016;
VII - Mendonça Filho de 12 de maio de 2016 até    6 de abril de 2018.
Com tantos ministros assim não há plano educacional que dê  certo.
Foram seus ministros da cultura:
1)    Ana de Hollanda, filha de um dos fundadores do PT e irmã do petista Chico Buarque de Hollanda de       1 de janeiro de 2011 até13 de setembro de 2012;
2)    Marta Suplicy de 13 de setembro de 2012 até  11 de novembro de 2014;
3)    Ana Cristina Wanzeler (interina) de 13 de novembro de 2014 até       31 de dezembro de 2014
4)    Juca Ferreira, acima citado no governo Lula, de       1 de janeiro de 2015    até 12 de maio de 2016
Com tantos ministros assim não há plano culural  que dê  certo.

Barbárie:
Significado de Barbárie; substantivo feminino:
Selvageria; qualidade ou condição do que é bárbaro, cruel ou desumano.
[Por Extensão] Incivilidade; em que há grosseria, rudeza ou falta de civilidade. ( grifo meu)
Barbaridade; dito ou texto que contém um erro crasso, uma falha grosseira e rudimentar.
Etimologia (origem da palavra barbárie). Do latim barbarie.
Significado de Barbárie; n.f.
1. Designação de condição ou circunstância de bárbaro;
2. Lapso ou falha de ortografia ou de linguagem;
3. Ação de enorme agressividade ou violência; do mesmo significado de barbaridade. ( grifo meu)
(Etm. do latim: barbarĭe)

Incivilidade:
Significado de Incivilidade; substantivo feminino
Ausência de civilidade; particularidade ou característica de incivil.
Ação ou comportamento incivil (indelicado); indelicadeza.
Ato, expressão ou maneira de agir que expressa grosseria; brutalidade ou violência.
Etimologia (origem da palavra incivilidade). Do latim incivilitas.atis

Caos:
Significado de Caos: [Figurado] Estado de completa desordem, confusão de ideias; amontoado de coisas que se misturam; desorganização mental ou espacial.
[Filosofia] Condição desordenada que, pela tradição platônica, é anterior ao demiurgo.
Significado de Demiurgo; n.m.:
1. (Filosofia) Denominação utilizada entre os filósofos gregos, muito comummente por Platão, para designar o deus ou organizador do Universo, criador, fundador ou gerador de absolutamente tudo o que existe no mundo;
2. (Filosofia) Designação usada pelos sucessores do filósofo Platão para se referirem a um nume subordinado a um deus máximo e soberano, que servia de mediador ou intermediário entre o mesmo e a sua respetiva criação;
3. (Figurado) Do mesmo significado de criador.
(Etm. do latim: demiurgu; do grego: dēmiourgós)

Os Bárbaros:
A palavra “bárbaro” significa “não grego”.
Os Bárbaros eram povos germânicos que não habitavam o Império Romano. Entre eles estão os francos, os lombardos ou longobardos, os godos, os visigodos os ostrogodos, os  alamanos, em latim: Alamanni, ( O idioma desse povo influenciou a formação da língua alemã moderna), os vândalos, os suevos ( que chegaram à Península Ibérica em 409 d.C), os saxões, os vikings e os hunos, etc..
Os Bárbaros “ eram hábeis guerreiros, porém violentos, em suas  invasões, saques e pilhagens para sua sobrevivência e expansão territorial e sujos, sanguinários, primitivos e incontroláveis”.
“ A expressão surgiu entre os gregos antigos, que chamavam de bárbaro qualquer estrangeiro. Os primeiros a serem “presenteados” com o termo foram os persas, por volta do século 5 a.C. Para os gregos, os idiomas guturais (com a maioria dos sons produzidos na garganta) dos persas tinham sons parecidos com “bar-bar-bar” – daí a origem da palavra. Mas a expressão ficou famosa mesmo por volta do século 1 a.C., quando os romanos passaram a chamar de bárbaros todos os povos nômades ou seminômades do norte da Europa que viviam além das fronteiras imperiais.”

Lascívia
Significado de Lascívia; substantivo feminino
1)    Comportamento de quem apresenta uma inclinação para os prazeres do sexo.
2)    Tendência para a lubricidade, para a sensualidade exagerada; luxúria.
3)    Característica daquilo que está destinado à libidinagem ou do que possui uma inclinação para a sensualidade; despudor.
4)    Característica, particularidade ou comportamento de lascivo.
Etimologia (origem da palavra lascívia). Do latim lascivia.ae.
Outro significado:
O que é Lascívia:
Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modoslibertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.
Lascívia é um substantivo feminino que se refere à qualidade de lascivo, que tem caráter lascivo, ou seja, que é sensual, libidinoso, desregrado, brincalhão, travesso.
Frequentemente a palavra lascívia está relacionada com a palavra volúpia, que significa o grande prazer dos sentidos, ou o grande prazer em geral e o grande prazer sexual.


A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES- PARTE 1




Para Karl Marx, o pai do comunismo que defende a ‘luta de classe’ custe o que custar, ateu que afirmou que “ a Religião é o ópio do povo”, filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista, apátrida ( que perdeu a nacionalidade de origem e não adquiriu outra, um sem pátria), nascido na Prússia ( hoje Alemanha) , passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido, ou seja, desfrutando do capitalismo britânico, afirma que existe só “duas classes sociais antagônicas em interesses:
1-    a burguesia, que apresenta a propriedade dos meios de produção, ou seja, “um grupo dominante, responsável por ditar os padrões vigentes naquela sociedade, além de influenciar o controle do Estado, direta ou indiretamente”.
2-    o proletariado, que se vê obrigada a vender sua força de trabalho à burguesia para sobreviver, ou seja, “ uma classe dominada, formada por trabalhadores com baixa instrução profissional e educacional”.
Portanto, segundo Marx a “classe social significa um grupo de indivíduos com características em comum do ponto de vista econômico, comportamental e de representação ideológica do mundo que o rodeia”.
Vou citar outro Conceito de Classe, “ a Estratificação Social Universal Contemporânea composta de três grupos: classe baixa, classe média e classe alta, lembrando que “ o indivíduo de uma classe social pode “evoluir” ou “regredir” ( nasceu rico e acabou assalariado)  para outras classes sociais, de acordo com as variações dos fatores educacionais, culturais, formação acadêmica, empreendedorismo dinâmico ( um camelô, oriundo da classes baixas, pode ser tornar um dono de loja, a seguir donos de várias lojas, bastando para isso sua força de trabalho e inteligência).
Assim temos:
a-     classes altas são os ricos, que geralmente nasceram em famílias abastadas e são detentores de grandes heranças e fortunas. Todas as necessidades básicas são alcançadas sem nenhuma dificuldade, além de outras oportunidades exclusivas de lazer e entretenimento;
b-   classes médias são as mais comuns na maioria dos países.
Neste grupo, os indivíduos já conseguem manter um equilíbrio econômico, garantindo todas as necessidades básicas.
Na classe média as pessoas tendem a ter um nível de escolaridade mais elevado, como o ensino superior completo, por exemplo;
c-    classes baixas apresentam dificuldades em manter as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, por exemplo.
Além disso, dificilmente têm acesso a opções de entretenimento cultural.
Contudo, aceito plenamente a opinião dos pesquisadores do “DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que no Brasil as classes sociais podem ser divididas e aqui dou alguns exemplos:
I-                 alta- bilionários, milionários, donos de Rede de Comunicação ( TV, Rádios, Jornais, Revistas, e outras publicações), os grandes latifundiários, os grandes comerciantes, os grande industrias, e os altamente beneficiados ministros vitalícios do STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ, Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal Militar (STM), além dos Desembargadores estaduais;
II-             média alta – altos funcionários tanto do Estado quanto da iniciativa privada, exemplifico :
a-        os juízes, os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados;
b-      os Altos funcionários das repartições públicas federais, em certos casos as estaduais como as municipais
( municípios que são capitais de Estado);
c-       os bancários diretores de instituições financeiras, os profissionais do mercado de capitais;
d-       os acadêmicos, diretores de Faculdades, etc. ;
e-       os grandes profissionais liberais ( médicos , advogados, engenheiro, etc.);
f-        O médio latifundiário( o dono de uma fazenda de porte médio) ;
g-       os médios para grandes empreendedores nas diversas áreas;
h-      Os diretores das ONGs Internacionais, e membros de comissões de direitos humanos, e assemelhados.

III-          média média, que é  a maior parte da população entre eles:
1-    Os membros das Forças Armadas – já que os sargentos e Cabos tem proventos que somam R$ 3.825,00 para classe inicial de 3º Sargento;
2-     os procuradores estaduais e municipais;
3-     os membros do Mistério Público, os promotores, os delegados de polícia,
4-    os funcionários públicos federias, estaduais e municipais;
5-    a grande maioria dos  profissionais liberais ( médicos , advogados, engenheiro, etc.);
6-    os profissionais especializados como os contabilistas, profissionais em computação, os empregados na área de educação ( os professores diretores de escolas), da saúde, bem como nas diversas áreas da produção , seja ela industrial, cultural, comercial, ou simplesmente operacional;
7-    Os pequenos empreendedores, como a maioria dos lojistas de vários segmentos;
8-    Os responsáveis por Ongs nacionais.

IV-          média baixa – a grande maioria dos professores, merendeiras, técnicos de enfermagem, pessoal atendente de clínicas, de consultório, de escritórios de advocacia,  corretores de plano de saúde e de seguros, pequenos corretores de imóveis, funcionários de loja e outros comércios, empregados domésticos, etc.  ;
V-              baixa – “são aquelas pessoas que possui um padrão de vida e de consumo baixo em relação às demais camadas da população. Desta forma, supre suas necessidades de sobrevivência com dificuldade”.
VI-          miseráveis – os desempregados, sem nenhuma chance de consumir alguma coisa, os mendigos, os sem-teto, os Sem Esperança .

Devido a essa realidade mundial o Conceito Marxista de Duas Classes acima citado – a burguesia e o proletariado- de Karl Marx cai por terra sendo então consagrado o Conceito de Estratificação Social que separar os indivíduos com características econômicas, sociais, educacionais e etc, em grupos específicos e hierárquicos, desenvolvido pelo economista alemão Max Weber - Maximilian Karl Emil Weber, nascido em Erfurt, 21 de abril de 1864 e falecido em Munique, 14 de junho de 1920, um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
O que me chama muito atenção, gerando preocupação é que:
Essa realidade constatada no Brasil nos leva a certeza de que TODAS as forças sociais trabalham para que não haja modificação nessa “Hierarquia Social, que são os níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade, pois ela - a hierarquia social - faz com que as pessoas sejam divididas em grupos, de acordo com uma estrutura, entre as classes mais ricas, a classe média e as classes mais baixas”.
Lamentavelmente !!!

 Continua....

A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 2


Você se importa com o futuro na Nação?
Então leia A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 2 , pois só a educação salvará a Nação Brasileira – Jorge Eduardo Fontes Garcia


Análise da internacionalização da educação superior entre países emergentes estudo de caso do Brasil com os demais países membros dos BRICS

No site https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm, no artigo Educação no Brasil de autoria da senhora Eliane da Costa Bruini, Colaboradora Brasil Escola, Graduada em Pedagogia,  temos:
“ Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola”.

O que eu concordo plenamente, em gênero, número e grau.
Só a educação salvará a Nação Brasileira.

Continuando com trechos do artigo da eminente professora:
Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
Comentário meu:
Em 28 de agosto de 1979 é sancionada a lei 6683, que concede Anistia aos cassados pelo regime militar.
No dia 22 de novembro de 1979 é aprovada a reforma política que restabelece o pluripartidarismo.
No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito pelo Congresso Nacional sendo esse o placar 480 votos a favor do político mineiro, e contra 180 votos dados ao Líbano -paulista  Paulo Maluf, sendo 17 abstenções e 9 ausências.
Portanto a Revolução Educacional começou ainda no denominado Regime Militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985.
Não podendo esquecer do O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) um órgão do governo brasileiro, instituído pelo decreto nº 62.455, de 22 de Março de 1968, conforme autorizado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967 durante o governo de Emílio Garrastazu Médici , na Terceira Presidência do Regime Militar
No  MOBRAL, as palavras eram definidas a partir de estudo das necessidades humanas básicas por uma equipe técnica definida pelas normas padrões da língua culta.
No antigo método educacional usado, o Método Paulo Freire, utilizando-se por exemplo do conceito de "palavra geradora", ou seja, no universo vocabular dos alunos, esquecendo que o Brasil é um País Continental, onde brasileiros não usam o mesmo vocabulário em seu dia a adia, fator que geraria uma bagunça educacional tremenda.
A LÍNGUA OFICIAL e NACIONAL, a mesma falada em todo um País, é uma herança étnico-cultural que gera a  consciência nacional, que é o ponto fundamental de uma Nação Soberana.
No Brasil de acordo com o artigo 13 da Constituição Federal Brasileira, no capítulo sobre a nacionalidade, diz: "A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil".
E não existe  línguas co-oficiais como em Espanha, do galego (na Galiza), do basco (no País Basco e em Navarra), do catalão (na Catalunha, Baleares e Comunidade Valenciana) e do aranês (na Catalunha).
Fim do comentário voltemos ao artigo.

Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA).
Comentário meu:
Essa posição no ranking dos países avaliado já demostra que estamos no fundo do poço e  sem perspectivas de melhoras no campo educacional-cultural.
Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação).
Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).
 Nota minha : Todos pela Educação (TPE) é uma organização sem fins lucrativos composta por diversos setores da sociedade brasileira com o objetivo de assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos até 2022, ano que se comemora o bicentenário da independência do Brasil
Fundado em 2006, o movimento conta com 32 organizações, entre mantenedores e parceiros, e quase 200 representantes divididos entre os diversos cargos da estrutura organizacional do TPE.
Frente aos dados, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, concluindo que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”.
Talvez o bom senso sugerisse pensarmos dessa forma.
Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação.
Logo, agora não mais pelo bom senso e sim pelo costume, a “culpa” tenderia a cair sobre o profissional docente.
Dessa forma, os professores se tornam alvos ou ficam no fogo cruzado de muitas esperanças sociais e políticas em crise nos dias atuais.
As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais.
Grifo meu : não resolve, mas é a base para solução.
Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos.
O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores.
Grifo meu: Justo e perfeito.
Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.
Grifo meu: Ouço cada barbaridade ditas pelos mestres que chego a ter engulhos, ou passo raiva.
O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola e, em geral, a experiência demonstra que os docentes são maus executores das ideias dos outros.
Nenhuma reforma, inovação ou transformação – como queira chamar – perdura sem o docente.
Grifo meu.
É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos.
Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos.
Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem.
Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.
Certamente, os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário.
Podemos concordar que tal situação também é resultado de pouco engajamento e pressão por parte da população como um todo, que contribui à lentidão.
Grifo meu: O caso é que a população é inculta, não tem escolaridade suficiente para realizar tal análise e com isso se engajar corretamente em movimentos educacionais culturais.
Ainda sem citar o corporativismo das instâncias responsáveis pela gestão – não só do sistema de ensino, mas também das unidades escolares – e também os muitos de nossos contemporâneos que pensam, sem ousar dizer em voz alta, “que se todos fossem instruídos, quem varreria as ruas?”; ou que não veem problema “em dispensar a todos das formações de alto nível, quando os empregos disponíveis não as exigem”.
Comentário meu:
Essas observações são dedos nas feridas de nossa Elite Educacional-Cultural, com apoio daquelas correntes políticas e sociais  que não querem que nenhum tipo de mudança ocorra em meio ao Povo Brasileiro. Quanto mais analfabetos incultos melhor, pois tem massa de manobra para ser dirigida e manter o status quo, o que é lamentável.

Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.

Pense nisso, reflitam nisso, é muito importante para o futuro na Nação.
Jorge Eduardo Fontes Garcia