domingo, 15 de setembro de 2019

“ Queda da Monarquia Espanhola é uma Tragédia anunciada”. Análise por Jorge Eduardo Garcia






 Rey de España.

Rey de Castilla, de León, de Aragón, de las Dos Sicilias, de Jerusalén, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valencia, de Galicia, de Mallorca, de Sevilla, de Cerdeña, de Córdoba, de Córcega, de Murcia, de Jaén, de los Algarves, de Algeciras, de Gibraltar, de las Islas Canarias, de las Indias Orientales y Occidentales, y de las Islas y Tierra Firme del Mar Océano.
Archiduque de Austria.
Duque de Borgoña y de Brabante, de Milán, de Atenas y de Neopatria.
Marqués de Oristán.
Conde de Habsburgo, de Flandes, del Tirol, de Barcelona, del Rosellón, de la Cerdaña y de Gocéano.
Señor de Vizcaya y de Molina
Titular:
Rey de Hungría, Dalmacia y Croacia.
Duque de Limburgo, Lotaringia, Luxemburgo, Güeldres, Estiria, Carniola, Carintia y Wurtemberg.
Landgrave de Alsacia.
Príncipe de Suabia.
Conde palatino de Borgoña.
Conde de Artois, Hainaut, Namur, Gorizia, Ferrete y Kyburgo.
Margrave del Sacro Imperio Romano y Burgau.
Señor de Salins, de Malinas, de la Marca Eslovena, de Pordenone y de Trípoli.
Devido ao grande número de títulos associados à Monarquia Hispânica, apenas os mais importantes foram escritos, encerrando a lista com um "etc." ou "etc.


A Rainha Elizabeth desde que era princesa vivenciou as tragédias dos povos do Império Britânico.
Carlos, Guilherme , André, os príncipes de Gales, sempre trabalham em prol da monarquia britânica.
Outros membros da Família Real Britânica , também, o fazem.
Dom Juan Carlos I, hoje Rey e capitán general de las Fuerzas Armadas en la reserva, enquanto era soberano em função zelou pelo povo espanhol.
Juan Carlos I , internacionalmente chamado de King Emeritus Juan Carlos I of Spain, preparou seu filho Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Grecia para substitui-lo a frente da Chefia do Estado e das Forças Armadas com o título de rey de España, substituição essa  que ocorreu em  19 junho de 2014, portanto há 5 anos.


Assumiu Felipe VI uma  Corona de España, como Reino de España, uma monarquia parlamentarista,  extremante vacilante, com um parlamento- Las Cortes Generales- cada vez mais republicano de esquerda, composto por 16 Comunidades Autônoma ( C. A.) ,  entidades territoriais administrativas que possui  autonomia legislativa com seus próprios representantes e  poderes executivos e administrativos, cada vez mais independentistas, como a Catalunha, o País Basco, etc., o que traz grande instabilidade ao governo central representado pelo Primeiro Ministro.
O primeiro-ministro efetivamente governa a Espanha e controla o Poder Político de acordo com a composição eleita pelo povo do Senado ( 265 membros)  e da Congresso dos Deputados ( 350 membros).
Em 5 anos Felipe VI não disse para que veio.

Coabita com o primeiro ministro Pedro Sánchez, comunista disfarçado em socialista, já que é :
1-     Membro do Partido Socialista Obrero Español (PSOE) ;
2-    Ao ser eleito líder do PSOE cantou A Internacional , o hino da URSS;
3-    Na chefia do governo desde 2014, que deixou bem claro seu republicanismo de esquerda, pois ao assumir o cargo imediatamente viajou a Cuba para pedir a benção a Raul Castro.



4-    Hoje está provisório , pois não conseguiu formar governo de coalizão com as forças de esquerda, nem elas confiam nele;
5-    Em sua investidura como premier não seguiu a Tradição de Jurar sobre os símbolos religiosos, pois é ateu, optou pela Constituição, e a Casa Real concordou com isso dando demonstração de fraqueza;
6-    Partiu para dividir a sociedade espanhola – até agora em paz política- fomentando a Lei da Memória Histórica, lei que absolve os republicanos ( apoiados pela URSS)  da Guerra Civil
( de 1936  até 1939 , 2 anos, 8 meses e 15 dias), e condena os franquistas, leia-se monarquistas, ambos anistiados pelo o Decreto-Lei 10/1969.
Essa lei de escopo revanchistas beneficia o que as esquerdas espanholas mais desejam , ou seja, “ a exumação dos restos mortais do ditador Franco do Vale dos Caídos e mudar os restos do  fundador da Falange , José Antonio Primo de Rivera , para um lugar menos proeminente.”
Quem deu vida a essa lei foi José Luis Rodríguez Zapatero, Presidente do Governo de Espanha de 17 de abril de 2004-21 de dezembro de 2011, militante do PSOE.
Segundo fontes confiáveis o primeiro-ministro Zapatero queria imputar crimes franquistas a Dom Juan Carlos I, rei em função, para assim proclamar a república.
 O PSOE a Izquierda Unida, Podemos, Equo, Ciudadanos, a Esquerra Republicana da Catalunha, a Izquierda Verde, o Partido Nacionalista Basco, o Bloco Nacionalista do Galego,  e vozes de outros partidos, fazem dessa lei suas bandeiras, pois criticam a não execução imediata, completa, revanchista, dela, a Lei da Memória Histórica.
No entanto críticas a essa lei são feitas pelos amantes da liberdade alegando acertadamente que ela vai gerar alteração de monumentos materiais e históricos, e que a principal razão dela  é a vingança política.
Como vemos houve reações como a do “ Partido Popular e vários meios de comunicação conservadores criticaram essas iniciativas, alegando que elas abrem velhas feridas. Outros meios de comunicação afirmam que, com essas ações, o Presidente Zapatero pretende "vencer a guerra civil que foi enterrada e vencida com a Transição e pretende estabelecer legitimidade democrática em 1931 , e não em 1978 " ( Luis María Ansón , 4 de outubro de 2005)”.
A vontade de Zapatero, amigo fraterno de Lula,  de imputar ao Rey Juan Carlos I ações franquistas e de derrubar a monarquia era tal que sem necessidade e para piorar mais as coisas reconheceu o que ele chamou de ‘deuda histórica con Cataluña ' gerando um despesa 1.400 milhões de euros como parte da ‘dívida histórica’.
Esse reconhecimento gerou até hoje além do fortalecimento do Movimento Independentista Republicano da Catalunha, outros movimentos independentistas que povoam os céus das outras Comunidades Autônoma ( C. A.).
Os políticos de esquerda na Espanha sofrem de complexo de Sansão, pois não se importam que o Reino Exploda contanto que alcancem seus objetivos.
Dívida Histórica “ é um termo usado para afirmar que a população do presente deve pagar (resgatar) as injustiças que as populações do passado cometeram contra algum grupo”.
Zapatero ao deixar o governo a Espanha estava atravessando a pior crise econômica - social -política de sua Historia pós Franco, já que a  inflação subiu para o índice histórico de 5,1% o que gerou 5 milhões 273 mil e 600 desempregados.
A crise levou Zapatero a sua pior nota como chefe de governo, de acordo com uma pesquisa do Center for Sociological Research (CIS).
Com a situação insustentável vieram novas eleições e o PSOE, liderado por Alfredo Pérez Rubalcaba ( já falecido) , as perdeu, e Mariano Rajoy do PP substitui Rodríguez Zapatero no comando do governo da Espanha, tirando o Reino da situação terrível em que estava.
Zapatero traz dentro de si a revolta pelo fuzilamento pelas tropas leais a liberdade e a Farnco de seu avô Juan Rodríguez Lozano ( Alange , Badajoz , 28 de julho de 1893 - tiro de Puente Castro , nos arredores de Leon , 18 de agosto de 1936 ) um militar que alcançou o posto de capitão republicano na Guerra Civil, e “ entre 2004 e 2011, ele declarou em inúmeras ocasiões que foi a memória de seu avô executada durante a Guerra Civil que motivou suas convicções políticas”, portanto José Luis Rodríguez Zapatero, Presidente do Governo de Espanha de 17 de abril de 2004-21 de dezembro de 2011, do PSOE, é republicano, antimonárquico, queria pegar ao Rey Emérito, e até hoje derrubar a monarquia.
Voltando aos dias atuais, com o premier republicano:
Pedro Sanchez é um ser desagregador na Sociedade Espanhola.
Felipe VI deveria convocar eleições gerais imediatamente e afastar esse cancro dos destinos da Espanha, mas não faz, não tem coragem, não sabe reinar.
Felipe VI nem parece neto materno da grande Federica , Rainha da Grécia, mulher forte de grande caráter.
6 dias atrás se abateu sobre a Espanha um fenômeno chamado de Gota Fria, “ que castigou severamente desde segunda-feira a região do Mediterrâneo, 21 províncias mantêm no sábado os avisos de chuva, 6 mortos até agora e 3.500 desabrigados em cidades totalmente tomadas pelas aguas”.  EL PAÍS.
“ Na videoconferência, coordenada a partir da sede da UME na base de Torrejón de Ardoz (Madri), a ministra da Defesa em exercício, Margarita Robles, e o presidente Pedro Sanchez, chegaram recentemente a Alicante, que agradeceram os militares sua "rendição e profissionalismo" para lidar com as inundações”. EL PAÍS.
Pedro Sanchez de helicóptero, com toda propaganda televisiva possível, sobrevoou a região afetada, pois eu vi pela TVE.
Para piorar as matas da Galicia estão pegando fogo- “ O sudeste de Ourense combate o maior incêndio de verão na Galiza. As equipes de extinção estão trabalhando em cinco incêndios ativos desde ontem. Agentes florestais estimam que o incêndio de A Gudiña já está se aproximando de 1.000 hectares”. EL PAÍS
E onde está Su Majestad el Rey?
Suponho no conforto del Palacio de la Zarzuela, residência do soberano e onde é a sede de la Casa de Su Majestad el Rey.
Do Palacio de la Zarzuela não se ouve um som, uma declaração, um conforto para as vítimas de sua Su Majestad el Rey, nadica de nada.
Em 19 de novembro de 2002 ocorreu o desastre do Prestige, um navio-petroleiro liberiano com bandeira das Bahamas, que  afundou na costa da Galicia, derramando 77 000 toneladas de crude, causando um desastre ecológico de grandes proporções, além de prejudicar a  dinâmica e grande indústria pesqueira galega.
Imediatamente foi organizada uma “ comitiva  liderada pelo rei Juan Carlos, levando consigo o número dois do governo de José Maria Aznar (PP) Mariano Rajoy” , que veio a ser primeiro-ministro, um premier que tirou a Espanha do buraco deixado pelo Governo do PSOE liderado pelo desarrazoado José Luis Rodríguez Zapatero de 2004 a 2011.
O atual Rei como príncipe das Astúrias foi o local onde encontrou a atual rainha consorte , sua esposa, Letizia Ortiz Rocasolano como jornalista realizando a cobertura da tragédia.
Mas, parece que não aprendeu a lição paterna, já que nenhuma comitiva foi organizada nem mesmo um ação para o soberano sobrevoar as zonas afetadas como fez o premier comunista hoje.
Nem, mesmo tomou a iniciativa de fazer ‘algo’ como fez seu pai no caso do desastre do Prestige.
Será porque doña Letizia não está cobrindo a tragédia como faz no desastre do Prestige?
Dá o que pensar.



Su Majestad el Rey tem duas filhas pré- adolescentes:
1-    Sua Alteza Real Leonor de Todos os Santos de Borbón e Ortiz, Princesa das Astúrias, Princesa de Gerona, Princesa de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer, com 13 anos;
2-    Sua Alteza Real Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz, infanta de España, com 12 anos.
Que muito novas ainda não podem assumir funções para a Corona de España, o Reino de España, mas El Rey tem uma irmã ativa e sacudida e um sobrinho filho desta.
O filho de Doña Elena de Borbón e Grécia , infanta de Espanha e duquesa de Lugo ( o fogo está perto de Lugo) ,  Dom Felipe Juan Froilán de Marichalar y Borbón, , grande de España y caballero divisero hijodalgo del Ilustre Solar de Tejada, o quarto na Linha de Sucessão, nascido em , 17 de julho de 1998, portanto com 21 anos, está bem grandinho e bem podia trabalhar para Monarquia, para Casa Real a que pertence, para La  Corona de España, como Reino de España.
Dom Felipe Froilán se fosse consciente poderia solicitar a El Rey, seu tio, permissão para ser enviado a esses lugares onde ocorreram as catástrofes, como fazem os príncipes ingleses.


  Dom Felipe Juan Froilán de Marichalar y Borbón, , grande de España y caballero divisero hijodalgo del Ilustre Solar de Tejada,


Mas, não Dom Felipe Juan Froilán e sua mãe, a Infanta, frequentam o vibrante jet-set espanhol, as regatas a vela, as festas, e as touradas e não estão nem ai para a realidade cambaleante da Monarquia Espanhola.
Uma tristeza para causa real.  

Aliais, doña Elena de Borbón e Grécia , infanta de Espanha e duquesa de Lugo, divorciada, também, poderia fazer o mesmo, ou seja, trabalhar pela causa de seu irmão o Rey, pois não?
Enfim, a Casa Real de Espanha se diverte dando a entender que preferem acabar seus dias em Lausanne , Suíça , como sua antepassada Victoria Eugenia de Battenberg, rainha consorte de Espanha de Rei Alfonso XIII, deposto e a Segunda República Espanhola, que faleceu naquela localidade suíça em 15 de abril de 1969.
Assim, ante:
1-    a frequente omissão real diante de fatos relevantes;
2-    o forte sentimento republicano alastrado no amago da Sociedade Espanhola;
3-    os fortes movimentos independentistas que se agitam nos quatro canto da Espanha;
4-    o revanchismo explicito da classe política:
E acompanhado dia a dia a vida da sociedade espanhola, pois sou fã incondicional desse lindíssimo país,  cheguei a conclusão que a
“ Queda da Monarquia Espanhola é uma Tragédia anunciada”.
Uma pena porque a Espanha vai implodir.




PARA FINALIZAR COM DESTAQUE :