terça-feira, 4 de outubro de 2016

Lula e o verdadeiro tamanho histórico do PT.

Em nenhum lugar do mundo a esquerda se uniu.
Nem na URSS que foi dividida entre os stalinistas e trotskistas, ou seja, um grupo liderado por Joseph Stalin, outro liderado por Leon Trotsky, com vitória promovida pelo primeiro que esmagou com as baionetas o segundo.
No Brasil o senhor Luís Inácio Lula da Silva conseguiu o que historicamente era impossível, ou seja, aglutinar os partidos de esquerdas em torno de sua pessoa.
Com isso deu ao seu partido, o Partido dos Trabalhadores – PT, fundado por intelectuais, artistas, e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, uma escola que abriga alunos oriundos da Alta Burguesia paulista, em São Paulo, uma grandeza jamais imaginada.
Contudo o PT não tinha cacife para lançar sozinho candidato a Presidência da República.  
E graças ao oportunismo do senador José Alencar, eleito pelo PL, mas que estava sem partido, e a coligação celebrada pelos PL / PCdoB / PPS / PDT / PTB / PSB / PGT / PSC / PTC / PV / PMN / PHS / PCB, chamada de a Coligação Lula Presidente, o senhor Lula foi eleito Presidente da República, em 18 de outubro de 2002, com 61,27%, ou seja, 52.793.364 dos votos validos em segundo turno.
Vemos aqui o que afirmei logo no início, ou seja, que “ o senhor Luís Inácio Lula da Silva conseguiu o que historicamente era impossível, ou seja, aglutinar os partidos de esquerdas em torno de sua pessoa”, além é claro dos oportunistas de plantão.
Embalados pelo carisma do sindicalista que se tornou Presidente da República em pleito livre um grupo enorme de políticos resolveu, sem pestanejar, apoia-lo para um segundo mandato presidencial.
O Vice-presidente José Alencar, que havia ingressado no Partido Municipalista Renovador (PMR), que logo mudou seu nome e passaria a se chamar Partido Republicano Brasileiro (PRB), continuou seu companheiro de chapa, pois como dono da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), empresa do ramo têxtil que teve grande êxito, funcionava como uma espécie de avalista para as classes produtoras do senhor Lula da Silva até então visto com muita desconfiança, apesar do êxito de seu governo, êxito esse conseguido graças a continuidade das políticas de seu antecessor na presidência, o professor Fernando Henrique Cardoso.
E a coligação "A Força do Povo" foi formada com o PT, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) (do vice José Alencar) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B), e o apoio informal do Partido Liberal (PL), do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e de setores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB - que não possuía um nome em seus quadros que empolgasse o eleitorado nacional e que defende o “ Sincretismo político”, ( sincretismo é Fusão de filosofias, de ideologias, de sistemas sociais ou de elementos culturais diverso: Síntese de elementos diferentes que possuem sua origem em pontos de vista, teorias filosóficas ou visões de mundo distintas), e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Pela primeira vez vemos ao lado do senhor Lula parte do PMDB, mas, porém, contudo, no entretanto, um partido cujos próceres não estavam dispostos a formalmente apoiar a reeleição do então Presidente da República.  
O senhor Lula venceu em segundo turno com 58.295.042 votos, ou seja, 60,83 % dos votos validos, e “ nunca antes na história deste país” um cidadão se considerou como semideus como o senhor Luís Inácio Lula da Silva, nunca.
E a prova é a frase “ no Brasil, mais honesto que eu apenas Jesus Cristo”, dita pelo senhor Lula da Silva, ao se defender das acusações de ser o Chefe do maior esquema de corrupção que assolou, e assola, a Nação.
Popular Luís Inácio Lula da Silva escolheu sua sucessora, a senhora Dilma Vana Rousseff, e conseguiu elege-la graças ao apoio do PMDB que forneceu o Vice-Presidente da chapa, o advogado Michel Miguel Elias Temer Lulia, o atual Presidente da Republica Michel Temer.
A coligação Dilma & Temer foi batizada pelos marqueteiros como “Para o Brasil seguir mudando”, e era composta pelos seguintes partido: PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PR, PRB, PSC, PTC e PTN.
Apesar da popularidade do Líder Máximo, aglutinador das esquerdas, dona Dilma só foi eleita no segundo turno com 55.752.529, ou seja, 56,05% dos votos validos.
Quero destacar aqui que a candidata Dilma Rousseff só se elegeu graças a Coligação realizada com a maior parte dos membros do PMDB e outros partidos, pois só o PT não tinha ainda, como ainda não tem, cacife para eleger sozinho o Presidente da República.
Veio a reeleição em 2014 e a chapa Dilma & Temer, agora batizada “ Com a Força do Povo” – composta pelo PT / PMDB / PSD / PP / PR / PDT / PRB / PROS / PCdoB – venceu em segundo turno com 54.501.118, ou seja, 51,64%, um número pouco menor que na eleição de 2010.
TODAVIA um vendaval de proporções inimagináveis assolou a Nação.
E o ex-presidente Lula foi levado “ coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Ele depôs no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo” - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/jamais-me-recusaria-prestar-depoimento-diz-lula.html
E o ex-presidente Lula virá réu, pois, “ em julho, a Justiça Federal de Brasília abriu processo contra o ex-presidente com base em acusações de que ele teria tentado obstruir investigações da Operação Lava Jato para evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A decisão foi do juiz substituto da 10ª Vara Federal de Brasília Ricardo Augusto Soares Leite”. - http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/09/20/lula-e-reu-em-duas-acoes-da-justica-federal-e-pode-ser-incluido-em-outra-acao.htm
E o ex-presidente Lula virá réu, pois, “ o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça, transformou Lula em réu por lavagem de dinheiro e corrupção passiva a partir de denúncia que lista vantagens indevidas...” - http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/09/20/lula-e-reu-em-duas-acoes-da-justica-federal-e-pode-ser-incluido-em-outra-acao.htm
E foi aí que Luís Inácio Lula da Silva perdeu sua posição de Grande Aglutinador das esquerdas no Brasil, apesar de sua iniciativa incessante para provar ao contrário, e dos esforços das pessoas que o cercam, principalmente dos membros do PT, bem como de alguns membros dos partidos que faziam parte das coligações anteriores como a deputada Jandira Feghali do PC do B.
No calendário eleitoral de 2016 estava marcada as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador.
O ex-presidente Lula, apesar de réu e de claramente não ser mais o Grande Aglutinador das esquerdas, sai pelo Brasil fazendo campanha não só para os candidatos do PT, mas, também, para os dos partidos aliados como o PC do B.
“ RIO —O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira de um comício ao lado da candidata à prefeitura do Rio Jandira Feghali (PCdoB), na Zona Oeste” - http://oglobo.globo.com/brasil/em-comicio-com-jandira-lula-ataca-crivella-paes-pedro-paulo-20182596
“Em comício em Fortaleza, Lula fala em "voltar" e se defende da Lava Jato. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (21), em Fortaleza (CE), que pode tentar retornar ao Planalto. "Se precisar, preparem-se, porque eu vou voltar", disse Lula a militantes em comício da candidata Luizianne Lins (PT), que tentar voltar à prefeitura de Fortaleza, comandada por ela de 2004 a 2012”. - http://eleicoes.uol.com.br/2016/noticias/2016/09/21/em-comicio-em-fortaleza-lula-fala-em-voltar-e-se-defende-da-lava-jato.htm
Em São Paulo onde concorria à reeleição seu principal aliado político no poder de uma grande cidade, Fernando Haddad, participou em 30/09/2016 de “ uma caminhada por ruas do Centro de São Paulo” - http://oglobo.globo.com/brasil/lula-faz-caminhada-com-haddad-no-centro-de-sp-20208426  
De nada adiantou os esforços do velho líder sindical que chegou a Presidência da República, pois além dos acima citados, outros mais não conseguiram se eleger.
“ Na Bíblia é contada a história de Nabucodonosor, Rei da Babilônia, que sonhou com uma estátua gigantesca (ídolo) que tinha cabeça de ouro, peito metade prata, metade bronze, pernas de ferro e pés de barro, mas uma pedrinha veio rolando da montanha, atingiu os pés de barro e a estátua desabou”.
Como Nabucodonosor o ex-presidente Lula se ensoberbeceu, deixou que a vaidade subisse a cabeça, acreditou que era intocável, um semideus, mas veio a pedrinha da Lava-jato e o derrubou.
E o pior é que em vez de ficar quieto, calado, num ostracismo auto imposto, continua falando, falando, e cada vez mais demostra uma fraqueza jamais imaginada pelo pior de seus inimigos.
Luís Inácio Lula da Silva não é mais o Grande Líder das esquerdas.
Luís Inácio Lula da Silva não é mais o Aglutinador das Esquerdas.
Luís Inácio Lula da Silva não é mais o político com as mãos limpas conforme se imaginava que o sindicalista Luís Inácio Lula da Silva fosse.
A Onda Vermelha capitaneada por Luís Inácio Lula da Silva simplesmente acabou, malogrou, desvaneceu-se...
Entretanto as Eleições de 2016 serviram para demostrar nacionalmente o real tamanho do Partido dos Trabalhadores – do PT.
De 5 570 municípios que compõem a República Federativa do Brasil somente em 256 o PT comandará a prefeitura – contra os 630 eleitos em 2012, registrando assim uma queda de 59, 4%-  sendo que em uma capital de Estado, o do Acre, a reeleição de Marcus Alexandre se deve a atuação dos irmãos Viana – Jorge, atualmente senador, e Tião, atual governador- que dominam a politica acreana.  
Assim, como podemos constar, o “ PT encolheu no primeiro turno das eleições municipais de 2016 --perdeu mais da metade das prefeituras em quatro anos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)” - http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/blog/eleicao-2016-em-numeros/post/psdb-e-psd-crescem-em-n-de-prefeituras-pt-encolhe.html
A bem da verdade o PT disputa o segundo turno na cidade de Recife com “ João Paulo segue na disputa com o atual prefeito Geraldo Júlio, do PSB, que por pouco não foi eleito já neste domingo” –
“ A legenda elegeu apenas oito prefeitos [ no Estado de São Paulo]. No máximo chegará a 10: disputa o segundo turno em Mauá, representada por Donisete Braga, e em Santo André, com Carlos Grana” –
O fato mais grave para a legenda é esse: “ SÃO PAULO. O PT perdeu espaço no chamado “cinturão vermelho”, grupo de cidades da região metropolitana de São Paulo. Dos sete municípios hoje comandados pelo partido nessa região, a sigla conseguiu manter o comando em apenas um. Em outras duas cidades, petistas foram para o segundo turno” - http://oglobo.globo.com/brasil/pt-perde-espaco-no-cinturao-vermelho-de-sp-20222325
Os atuais dirigentes do PT, a começar com o presidente Rui Falcão, são avessos as famosas autocriticas, tão ao gosto das esquerdas, e com isso o partido fica girando em torno de seu umbigo sem ver a realidade em que estão enfiados até o gogó, numa areia movediça que cada dia mais inviabiliza sua recuperação nacional.
O único petista disposto a realizar uma autocritica é o ex-governador Tarso Genro, que em sua “ avaliação sobre o presente e o futuro do PT”, diz:
“ O PT só voltará a ser um forte partido democrático de esquerda, se fizer uma análise pública sincera dos fatores que lhe levaram a esta perda de confiança de uma grande parte do seu eleitorado.  Se o PT não aproveitar esta crise para fazer estas mudanças, vai se tornar um partido "igual aos outros", portanto supérfluo para recompor a república, num outro patamar de civilidade democrática e social."
Contudo ainda existem os sonhadores como Flávio Koutzzi que aposta na "resistência jovem" para renovação, não querendo ver o crescimento de partido como o PSOL que hoje aglutina muito mais os jovens do que o PT de outrora.

Enfim, tudo isso para afirmar, repetindo, que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva não é mais o Aglutinador das Esquerdas.
Enfim, tudo isso para afirmar que sem as coligações partidárias o senhor Luís Inácio Lula da Silva, nem a senhora Dilma Rousseff, teriam sido presidentes da República Federativa do Brasil, pois o Partido dos Trabalhadores não tinha, não tem, e dificilmente terá, um número substancial de membros e de simpatizantes que os consagrassem nas urnas.
Enfim, que o Partido dos Trabalhadores, o PT, é um partido de médio porte no cenário nacional – o verdadeiro tamanho histórico do PT - que nunca se deu conta dessa realidade pelo “barulhão” que fazem seus membros, e que esse “barulhão” não permitiu, e não permiti, que a triste realidade seja vista.
   
Agora se quiserem sobreviver que façam uma sincera autocritica, que afastem os pecadores, os oportunistas, os traíras da causa, como sugere o ex-governador Tarso Genro.
E tenho dito.

Jorge Eduardo Garcia
Filosofo e Blogueiro.

São Paulo 4 de outubro de 2016