sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Eleições 2018 - O capitão-deputado e o renunciante a condição de Ser Pensante.


Fui educado para ter o maior respeito pelas mulheres.
Fossem elas novas, de meia-idade, ou velhinhas, tinham que ser tratadas com a maior consideração.
Certo dia em minha casa uma senhora, dessas cariocas metidas a grã-finas, sem o ser, defendendo o Obama e tripudiando sobre o candidato Donald Trump foi descortês com Thereza Christina, e eu imediatamente reagi a situação.
Em um tom de voz alto mandei ela estudar quem era Obama Banana e seu inapto governo.
Para completar que ela e seu companheiro, ambos amantes do sonho americano que Trump defende, deveriam se tocar e demostrar coerência.
Foi um cena insociável.
Mas, até hoje não sei se eles sabem o que é coerência.
Alias, pelos tempos que estamos vivendo vejo que nem todo mundo sabe o que é coerência.
No Dicionário online de Português:
Significado de Coerência - substantivo feminino
Ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico.
Característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo.
[Gramática] Colocação dos elementos textuais que, embora possuindo significados diferentes, são interligados de modo a fazer com que um texto possua sentido completo, tornando-se claro e compreensível: coerência textual.
Descrição harmônica de ações, fatos ou ideias; conexão.
Comportamento constante; modo de pensar uniforme ou estável.
Etimologia (origem da palavra coerência). Do latim cohaerentia.ae.
Significado de Coerente
adjetivo
Lógico; que contém lógica, coerência; que se apresenta logicamente.
Que mantém suas opiniões e seus princípios; que permanece com os mesmos comportamentos: possui comportamentos coerentes com suas ideias.
Que se consegue aderir de maneira recíproca.
Etimologia (origem da palavra coerente). Do latim cohaerens.entis.

Significado de Coerência - O que é Coerência:
Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.
Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.
A origem da palavra “coerência” está no latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”.
Significado de Coerente - O que é Coerente:
Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade.
Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.
O oposto do comportamento coerente é o incoerente, aquele que é marcado pelas incertezas, indecisões, falta de lógica ou que não é sincero ou autêntico.
Em inglês, a palavra coerente pode ser traduzida como consistent ou coherent.
Etimologicamente, coerente se originou na língua portuguesa a partir do termo latino cohaerens, que significa “que está ligado a”.

Eu busco ser coerente, portanto, ser:
Consistente, harmonioso, ligado, lógico, racional, compreensível, razoável, adequado, conforme, condizente, capaz, justo, efetivo, equilibrado,
Daí que tenho que ser ligado, adequado, condizente, conforme os Valores Morais, Éticos, Sociais, Religiosos, Familiares, sempre baseados na cultura e na tradição Judaico-cristã que a mim foram transmitidos pelos meus pais, meus familiares e mestres.
Assim busco ser consistente.
As vicissitudes da vida me ensinaram a ser racional, compreensível, justo, equilibrado nas minhas ações sem conduto perde a coerência.
Assim busco ser capaz, preparado, habilitado, qualificado, instruído, para enfrentar todos os momentos de minha vida em meio a esse Mundo Tenebroso, mas, repito sem conduto perde a coerência.
Ser honesto, honrado, idôneo, probo, sério, decente, digno, distinto, correto, decoroso, direito, para mim é obrigação moral de toda criatura nesse Mundo de meu Deus, logo não se pode vangloriar por tais obrigações.
Não há vangloria, não há mérito, para aquele que se gabam de seus próprios feitos morais e ético, não há.
Assim, busco ser honesto, honrado, digno e decente.
Hoje o Brasil, local onde Deus me fez nascer, está numa encruzilhada político-social, moral, ética, ou seja, num verdadeiro Choque de Valores.
Temos uma votação de segundo turno para o cargo de presidente da República Federativa do Brasil.
De um lado um capitão-deputado que busca representar os Valores da Sociedade Judaico-cristã, da Civilização Ocidental na qual a Nação Brasileira, o Brasil, está inserida.
De outro um cidadão que abdicou de sua condição de Ser Pensante para se tornar uma marionete, um verdadeiro boneco de ventríloquo, de uma outra criatura que de mito popular passou a ser o inimigo publico número 1 de parte da Sociedade Brasileira.
Essa criatura ventriloquista por causa de sua ambição desmedida, desfaçatez, cinismo, falta de vergonha, com um discurso prá lá de descarado, de ser um ser totalmente sem escrúpulos, está na cadeia para cumprir 12 anos de prisão.
O pior é que o renunciante a sua condição de Ser Pensante se eleito presidente pretende indultar o condenado por corrução e safadeza.
Para mim o ventriloquista não tem perdão, pois patrocinou o saque aos cofres da Petrobras, uma empresa que era um orgulho nacional.
Mas, dia 28 de outubro está ai e ao votar temos que ter em mente a finalidade da ética e da moral, pois ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do candidato eleito para o cargo de presidente da República, portanto sua forma de agir e de se comportar no governo advém desses valores individuais que agora os postulantes apresentam.
Essa é uma realidade inexorável, que não se pode refutar de maneira alguma.
O Povo Brasileiro tem que escolher entre o capitão-deputado e o renunciante a condição de Ser Pensante.
Muitos ainda não sabem o que fazer.
Eu já decidi - apesar meu voto ser facultativo - por uma questão de coerência de vida, vou votar no capitão-deputado.
E tenho dito.
Jorge Eduardo Garcia.