domingo, 26 de janeiro de 2020

“ PREGUIÇA SOCIAL” e o comportamento de vida. autor Jorge Eduardo Garcia




Eu não tenho paciência com os chamados “donos das verdades”, por isso, meus artigos são longos , pois,  assim, posso demostrar as bases das minhas opiniões, e evidenciar que não quero ter as posturas desses que considero uns verdadeiros imbecis.
Certo dia a eu vendo a TV( velho gosta de TV) quando apareceu Lula da Silva, o luminar das causas sem noção, dizendo que ser “ gay era por causa do meio que a pessoa foi criada, que a pessoa vive”.
Lula da Silva age como papagaio, pois ouve e repete sem saber bem o que está repetindo, é um verdadeiro parlapatão.
Lula da Silva foi infeliz no caso dos gays, mas isso não importa para essa meditação.
Contudo... ele tem razão em uma coisa “ o meio que a pessoa foi criada, que a pessoa vive” é de vital importância para seu comportamento de vida.
Mauricio de Souza, um rapaz que não teve grandes oportunidades, demostrou nesse sábado grande sabedoria ao contar e CONDENAR uma história de certa família que mora na favela, que tem condições de sair da favela, mas que não quer sair, pois, tem TUDO de graça, que invadiu o terrenos dos outros, e assim não paga luz agua, IPTU, etc. e tal, o que faz deles uns aproveitadores sociais.
Completando ele com uma reprovação veemente, pois afirmou que a filha da família não recebe uma educação que lhe proporciona o incentivo de sair da favela, morar com dignidade em casa própria em outro local, pagando que que a maioria dos brasileiros  paga para morar.
Eu, pegando carona, afirmei que o pior é que essa menina não vai ter nenhum incentivo para se educar, para buscar a cultura, para ter uma instrução superior, nem a técnica, para se formar, JÁ QUE O MEIO EM QUE VIVE  A FAZ QUERER CONTINUAR NA MESMA SITUAÇAO, QUE EU CHAMO DE “ PREGUIÇA SOCIAL”.
O cidadão, meu compatriota, Thiago Martins, nascido em 19 de setembro de 1988, foi abandonado pelo pai quando ainda era bebê, e a partir daí, passou a morar com sua mãe Maria Lúcia na casa dos patrões, onde ela trabalhava como empregada doméstica, para a seguir ser criando na Favela do Vidigal, teve seu irmão mais velho, Carlos André, baleado durante uma troca de tiros. Uma vida que parecia não ter nenhum futuro.
Thiago Martins como menino pobre e favelado buscou no futebol sua oportunidade.
Contudo aceitou o incentivo dos patrões de sua mãe, Ricardo e Gisela Amaral, os famosos donos da noite do eixo Rio São Paulo NY, e foi se aprimorar como ator no grupo de teatro Nós do Morro, um projeto social ao pé da Favela do Vidigal.
Graças a Deus deu certo, e Thiago Martins com 11 anos apareceu na televisão em uma participação no Especial de Natal da Xuxa intitulado Uma Carta Para Deus, isso em 1999.
Daí sua carreia decolou, e hoje é um celebre ator Global,  com 32 anos, agora atuando como o personagem  Ryan dos Santos Silva na novela “ Amor de Mãe”.
O QUE QUERO DESTACAR é que em um programa sobre sua vida ficamos sabendo que a primeira coisa que Thiago Martins fez quando juntou dinheiro suficiente foi comprar  uma casa para dona Maria Lúcia, sua mãe, fora da Favela do Vidigal.
Que moço notável.
Ele não tem vergonha de suas origens, mas quis dar aquela que o criou com tanto amor uma vida em um local onde dona Maria Lúcia viverá certamente sem sobressaltos, sem receber um tiro mortal como  Carlos André, seu filho mais velho.
Repito: Que moço notável.
Thiago Martins não se deixou abater pela “ PREGUIÇA SOCIAL”, foi a luta, e conquistou respeito e admiração de seus compatriotas, inclusive dos velhos como eu.
Infelizmente Mauricio de Souza não teve a oportunidade que a vida proporcionou a Thiago Martins, mas Mauricio de Souza demostrou que tem bom senso, e condena aqueles que vivem na “ PREGUIÇA SOCIAL”.
A “ PREGUIÇA SOCIAL” é a doença mental da GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS, pois os imobiliza, os paralisa, os retém num estado de inércia, numa estagnação que não os fazem buscar educação, cultura, bem estar social, nadica de nada...ficam vegetando no mesmo local onde levam uma existência pífia, ordinária, sórdida, e isso os tornam cidadãos de quinta categoria.
O pior é que os pais, dotados de “ PREGUIÇA SOCIAL”, não incentivam a seus filhos aos estudos, para eles o que os péssimos professores de nossas escolas públicas empurram goela abaixo deles está bom, até porque não sabem avaliar o que é imposto aos menores de nosso Brasil que já foi Varonil.
A Favela foi o resultado de uma falta de política estatal do Império visando a população de  escravos no Brasil, jogaram os afrodescendentes na rua da amargura, já que não construíram uma política econômica e social para absorver os braços escravos, braços esses aquém devemos ao primordiais de nossa economia como Nação livre.
Daí minha permanente condenação a Dom Pedro II como grande estadista, pois , ele não é.
Claro que na Favela tem gente de bem, gente que está ali por falta total falta de oportunidades, na maioria nordestinos, mas se sabe que esses migrantes querem o melhor para seus filhos, lutam por isso, e quando podem agem como Thiago Martins, saem da Favela para terem uma vida sem grandes sobressaltos, sem balas perdidas de cá para lá, sem polícia ou traficantes adentrando as suas moradas a qualquer hora, em qualquer tempo.
A sabido que essa parte da população das Favelas não querem isso de maneira nenhuma.
Mas, repito, Mauricio de Souza tem razão a maioria não quer sair, são doentes da famosa
 “ PREGUIÇA SOCIAL”, uma doença que graça na surdina , na calada, e sem parar de norte a sul, de lesta a oeste, desse nosso Brasil que já foi Varonil.
Assim, o meio que a pessoa vive é de vital importância para seu comportamento de vida.
E ponto final.
Jorge Eduardo Garcia
São Paulo, Domingo 26/01/2020