quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 6. CONTINUAÇÃO



Basta de prosopopeia, pois estamos lidando com o futuro de nossos compatriotas, BASTA.
CHEGA DE CONVERSA FIADA.
BASTA DE PROSELITISMO BARATO.
CHEGA!!!!!
Vejo nas Tvs estrangeiras os programas culturais e fico pasmo com a nossa realidade, ou seja, com a falta de programas culturais acessíveis  para a população.
Não podemos esquecer e enaltecer o Dr. Roberto Marinho que diferentemente de seus herdeiros incentivou um projeto cultural popular, o Projeto Aquarius, concebido na década de 70, pelo então gerente de Promoções do GLOBO, Péricles de Barros, tendo a frente
maestro Isaac Karabtchevsky, que “ tornado realidade, já naquela primeira apresentação no Parque do Flamengo o projeto vencia seu primeiro desafio, quebrando o tabu de que, no Brasil, a música clássica seria uma manifestação de arte reservada a pequenos nichos de apreciadores” e destaco que “ no dia 30 de abril de 1972, um concerto de música clássica atraiu cem mil pessoas ao Parque do Flamengo”.
Trocamos ne Milênio, mas esse tipo de iniciativa continuou em 2004 — A DANÇA DA CHINA - Mais de cem mil pessoas foram à Enseada de Botafogo ver um programa, em 2006 — SINFONIA DOS MIL- música de Gustav Mahler, a “dos Mil”, foi realizada na Praia de Copacabana. Isaac Karabtchevsky, que a regeu, 2007 — SONS DO BRASIL - Na celebração de 35 anos do Aquarius, os ritmos e as etnias formadoras da cultura brasileira foram lembrados. A narrativa musical, a cargo da Petrobras Sinfônica com o regente Isaac Karabtchevsky, começou com “O guarani”, de Carlos Gomes, o pianista Wagner Tiso empolgou o público reunido na Praia de Copacabana, 2012 — A MÚSICA SOBE O MORRO- Sob a regência do maestro Roberto Minczuk, os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) encantaram o Complexo do Alemão na noite de 10 de dezembro de 2012. Quatro mil pessoas foram à estação do teleférico do Morro do Adeus para acompanhar o concerto que comemorava os 40 anos do Projeto Aquarius, 2014 - NOITE CINEMATOGRÁFICA- oito mil pessoas teve na noite de 13 de dezembro de 2014, no Forte de Copacabana, durante a 42ª edição do Projeto Aquarius, que homenageou a carreira de Williams no cinema. Durante cerca de uma hora e quarente minutos de concerto, o maestro Roberto Minczuk, regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira, enfileirou hits de filmes como "ET", "Tubarão" e "Indiana Jones"- 2015 - A FESTA DOS RITMOS - A apresentação do Projeto Aquarius de 2015, em sua 43ª edição, teve o gosto especial de ter marcado os 90 anos do GLOBO. Num palco armado na Cinelândia, a música clássica misturou-se ao samba e ao funk, unindo a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal à bateria da Mangueira, com uma pitada da batida funk do Dream Team do Passinho. Foram 90 minutos de um espetáculo que emocionou uma plateia de 11 mil pessoas. O show foi conduzido pelo maestro Isaac Karabtchevsky.
Mas como vemos não foram só os Clássicos que foram tocados.
É valida a iniciativa , mas a  Música popular tem outros espaços  como A Virada Cultural na cidade de São Paulo.
“ Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura do município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura tendo o apoio de vários parceiros artísticos e institucionais. O evento foi criado em 2005 durante a gestão Serra-Kassab visando oferecer gratuitamente para a população, atrações artísticas e culturais, durante 24 horas de programação cultural. O evento possui palcos temáticos como a Avenida São João (Rock Nacional), Praça da República (Samba), Largo do Arouche (Estilo Popular) e a Estação Júlio Prestes (MPB”.
Em 2019 “ a décima quinta edição da Virada Cultural ocorreu nos dias dezoito e dezenove de maio, o Prefeito Bruno Covas disse que foi a melhor virada cultural feita na cidade, Com o resultado, a expectativa da Prefeitura é de entrar para o Guinness, o livro dos recordes, como maior festival 24 horas do mundo. De acordo com o prefeito, os artistas que mais atraíram público foram Anitta, Criolo (200 mil pessoas cada), e Caetano Veloso com os filhos (160 mil). A nota média dada pelo público para o evento foi 8,6”.
Nem o povão apreciou muito o que já vê nas Tvs.
E como vemos a música clássica, as operas, os balés, não são apresentados o que deixa de acrescentar cultura a população brasileira.
Lembremos que a “ música clássica, música de concerto ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais”.
Lembremos que a “ Ópera (em italiano: significa trabalho, em latim, plural de "opus", obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa”.
Lembremos que o “ Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. São realizadas com o acompanhamento de música clássica. É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte”.
Vemos pelas explicações acima vemos que a música clássica, as operas, os balés, são as bases da cultura internacional, mas é renegada ao quinto plano do cenário nacional.
Lamentável.


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