quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A REALIDADE E AS PREOCUPAÇÕES - PARTE 7. CONTINUAÇÃO


O que é Meritocracia?
Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.
A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”. Assim, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito”.
De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de impulsionar profissionalmente  e socialmente um cidadão ou cidadã é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
As posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais específicas e qualificadas em determinada área.
Este termo foi utilizado pela primeira vez por Michael Young, no livro “Rise of the Meritocracy” (“Levantar da Meritocracia”, em português), publicado em 1958.

O sistema de recompensas  meritocrático é amplamente aplicado por empresas e organizações privadas, que valorizam e premiam os profissionais que apresentam melhores produções, seja com aumentos de salário ou oferta de cargos superiores.
A meritocracia nas empresas é uma forma de motivar os funcionários, que se dedicam em suas funções em busca de alcançar melhores oportunidades como consequências dos méritos apresentados.
ASSIM, deveria ser aplicado no Serviço Público, no municipal, no estadual, e no federal,  na Sociedade em Geral.
Para avaliar méritos é só usar o que já é usado na iniciativa privada, lembrando que “ um exemplo de método meritocrático aplicado no Brasil é a realização dos concursos públicos para a ocupação de cargos oferecidos pelo governo federal, estadual ou municipal, pois teoricamente, apenas as pessoas mais qualificadas para aqueles cargos e funções teriam o direito de obter os privilégios desta posição, ou seja, uma recompensa conquistada pelos méritos apresentados”.
É uma mentira da grossa que “ o socialismo e demais ideologias que pregam o conceito de sociedade igualitária, se opõe à meritocracia”, pois eles são hierarquizados em sua forma de agir em todas o setores da vida cidadã e promovem as pessoas por seu mérito além é claro de sua dedicação ao partido político no Poder.
A análise de dedicação ao partido político no Poder não deixa de ser uma forma de apreciação do mérito do cidadão da cidadã em relação ao ideário partidário.
Enfim, sem a meritocracia não temos ORDEM, e muito mesmo o PROGRESSO.
 Contudo quero deixar claro que sem educação, sem cultura, não é possível aplicar Meritocracia, portanto volto a meu refrão:

Só a educação e a cultura salvará a Nação Brasileira, o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário