segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DEU NO TERRA: Justiça da Espanha abre processo contra Neymar por corrupção e fraude.



DEU NO TERRA: 
Justiça da Espanha abre processo contra Neymar por corrupção e fraude.

Tribunal espanhol aceita denúncia do fundo de investimentos DIS, que pleiteia receber maior parcela do pagamento da polêmica transferência do atacante ao Barcelona. Pela primeira vez, o brasileiro é apontado como réu.

Um tribunal espanhol aceitou a queixa apresentada pelo fundo brasileiro de investimentos DIS e lançou, nesta quarta-feira (17/06), uma investigação por fraude e corrupção contra o atacante brasileiro Neymar. Assim, o jogador do Barcelona foi envolvido no caso pelo qual o presidente do clube espanhol é processado.

Além de Neymar, a Corte Nacional da Espanha também mencionou na ação judicial o pai do jogador, o Santos, dois dirigentes do ex-clube do brasileiro, o Barcelona e seu ex-presidente Sandro Rosell, assim como o atual mandatário, Josep Maria Bartomeu. Todos serão investigados sob as acusações de "corrupção e fraude" em conexão com a contratação de Neymar pelo Barcelona em 2013.

Na época, o DIS detinha 40% dos direitos federativos de Neymar. O grupo de investimentos alega que recebeu menos da metade do dinheiro ao qual tinha direito pela transferência do jogador ao futebol espanhol. O DIS recebeu 6,8 milhões de euros (cerca de 24 milhões de reais) de um total de 17,1 milhões que o Barcelona pagou ao Santos.

Bartomeu, Rosell – que renunciou à presidência do clube catalão após o estouro do escândalo –, e o Barcelona foram acusados de fraudarem a administração fiscal. Promotores inclusive pediram por uma pena de prisão de dois anos e três meses para Bartomeu, e uma de sete anos e seis meses para Rosell, além de multas e pagamentos de impostos pendentes, totalizando mais de 60 milhões de euros.

Neymar: pela primeira vez como réu

Esta é a primeira vez que o próprio Neymar é apontado como réu no caso envolvendo sua transferência ao Barcelona. No Brasil, o Santos também lançou uma ação contra o clube espanhol, o jogador e seu pai sobre supostas irregularidades no negócio.

A investigação em relação aos valores gastos na contratação do atacante brasileiro começou depois que um torcedor questionou os números apresentados pelo clube. A administração do Barcelona havia dito, inicialmente, ter pagado 57,1 milhões de euros por Neymar. Depois, o clube voltou atrás e disse que o acordo girou em torno dos 100 milhões de euros.

Segundo a promotoria, a aquisição de Neymar é avaliada em 82,7 milhões de euros, divididos em vários contratos. Além disso, a Justiça espanhola afirmou que o clube deixou de pagar mais de 12 milhões de euros em impostos, o que significa que o custo total da negociação teria sido de 94,8 milhões de euros.

http://noticias.terra.com.br/justica-da-espanha-abre-processo-contra-neymar-por-corrupcao-e-fraude,1c072c93da4e0b877a0d1ff4aca056bf8nvyRCRD.html


A MELHOR REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO ESTÁ NO SITE DA FOLHA DE SÃO PAULO:

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/06/1644313-neymar-e-acusado-de-corrupcao-privada-e-estelionato-na-espanha.shtml







Nenhum comentário:

Postar um comentário