sábado, 5 de setembro de 2015

Roberto Carlos & Paula Fernandes no Especial da TV Globo 2011

Sensacional artigo de Juca Kfouri - A credibilidade do jogo

 

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999. Atualmente está também na ESPN-Brasil. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, desde 2000, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha.


05/09/2015 12:00

O futebol corre risco no Brasil, o país pentacampeão mundial.
E não é por causa da montanha de dinheiro que o envolve fora de campo.
Corrupção na CBF, ou na Fifa, existe há décadas e o torcedor, infelizmente, não se mobiliza contra os cartolas corruptos.
Tanto que sai João Havelange e entra Joseph Blatter, ou saem Ricardo Teixeira e José Maria Marin e entra Marco Polo Del Nero, e o torcedor prossegue nem aí para eles.
Mas quando a corrente da credibilidade do jogo é ameaçada, o risco de o torcedor virar as costas para o futebol passa a ser ponderável.
O Brasil viveu escândalos em seu futebol nas últimas três décadas.
Nos anos 80 do século passado, a Máfia da Loteria Esportiva, em 1982.
Nos 90, o caso Ivens Mendes, em 1997.
Na primeira década deste século, o caso Edílson Pereira de Carvalho, em 2005.
Agora, erros e mais erros, acima do razoável, levam o torcedor a ficar desconfiado.
Exigir transparência da CBF é o mesmo que pedir ao sedento no deserto que não beba a água encontrada num oásis.
Urge a implantação da arbitragem eletrônica para dirimir lances que causem dúvidas.
Porque o que ocorre na arbitragem é decorrência direta da desmoralização da cartolagem.
E que sejam punidos os cartolas corruptos, como tem acontecido com políticos e empresários envolvidos em mensalões e petrolões.
Os da CBF, das federações e dos clubes.
Assim como os de TODOS os governos, partidos e empresas.

Levir crava: “Campeonato manchado”- "Vivemos num país desonesto", lamenta treinador - Por Léo Simonini Belo Horizonte

Levir Culpi; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Levir Culpi está preocupado com o emocional dos jogadores (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Emocional pesa contra o Galo, e Levir crava: “Campeonato manchado”
Desfalques contra o Vasco ficam em segundo plano em meio a clima de desconfiança com relação à arbitragem. "Vivemos num país desonesto", lamenta treinador.
Depois de mais uma arbitragem tumultuada no meio de semana, Levir Culpi reconhece que o maior desafio do Galo na partida deste sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Vasco, no Maracanã não estará relacionado ao futebol. Até mesmo a ausência de quatro titulares fica em segundo plano no momento em que o lado emocional dos jogadores é o principal foco de preocupação do treinador. Segundo ele, conversas a respeito da arbitragem existem e que o maior desafio dele para o jogo deste sábado é fazer com que os jogadores pensem apenas no duelo com o time carioca.
- O maior problema nosso é tirar esse foco da arbitragem e concentrar o time no jogo. Mas estamos conversando, e tomara que amanhã a equipe tenha uma produção em campo, independentemente do que acontecer com a arbitragem.  
Apesar do discurso conciliador, o técnico do Galo não hesita em afirmar que esta edição do Brasileirão já está manchada por causa dos seguidos erros contra uns e favorecimento a outros.  
- O Campeonato Brasileiro de 2015 já está manchado pela arbitragem. (Grifo meu)
Não me lembro de ter havido, nos últimos tempos, tamanha comoção em torno de arbitragem. Realmente causa desconfiança. Situações repetidas... E isso tira um pouco o foco. O trabalho é esse: colocar para os jogadores que tem que ganhar da melhor maneira possível e mais honesta que puder. Ficamos desconfiados, sim, porque vivemos num país desonesto, todos somos desonestos e deve ter havido alguma coisa. Mas temos lei e precisamos provar, como na máfia de 2005. Pegaram o cara e ele sumiu do mapa, pelo menos isso, mas acredito sim em tudo porque somos na essência um país desonesto.
O treinador do Galo também ressalta que os próprios times tentam tirar vantagem em tudo. O problema é cultural, segundo ele.
- Não temos uma educação dirigida para a honestidade e queremos tirar vantagem das coisas. O Corinthians acha que vai vencer os adversários encharcando o gramado. O Atlético acha que enfrentando o time no Independência os adversários vão se sentir acuados. Os gaúchos dão palestras para os gandulas. O Goiás acha que leva vantagem jogando num estádio maior. O que se espera da arbitragem, dos jogadores, dos técnicos. O problema é geral, a cultura é essa.  
Em meio a este clima, o treinador minimiza os desfalques de jogadores como Marcos Rocha, Jemerson, Douglas Santos e Luan.  
- Alguns na Seleção, alguns levaram cartão, uma coisa esperada. Mas não vai haver mudança drástica no sistema porque temos jogadores para substituir. E nem é questão de ritmo, está tudo bem, dá para poder manter. No jogo passado ficamos com um jogador a menos perto dos 45 e mesmo no fim do jogo tivemos chance de empatar. Ainda temos consistência para administrar problemas de cartões e contusões.

Acima eu grifei as palavras do grande Levir Culpi, um treinador de respeito, porque considero que os árbitros estão fazendo um grande mal ao futebol brasileiro, e a CBF nada faz para modificar essa situação, nem tão pouco os clubes se manifestam veementemente sobre esse absurdo que está acontecendo no Brasil, ou seja, uma arbitragem PÍFIA

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2015/09/emocional-pesa-contra-o-galo-e-levir-crava-campeonato-manchado.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom

23ª RODADA DO BRASILEIRÃO.

23ª RODADA

SÁBADO 05/09/2015

   MORUMBI 19:30
SÃO PAULO x INTERNACIONAL

      
   MARACANà19:30
VASCO x ATLÉTICO- MG


      ARENA DA BAIXADA 21:00
ATLÉTICO- PR x JOINVILLE
          

DOMINGO 06/09/2015

MINEIRÃO 11:00
CRUZEIRO x FIGUEIRENSE

ARENA CONDÁ 11:00
CHAPECOENSE x PONTE PRETA

ARENA PALMEIRAS 16:00
PALMEIRAS x CORINTHIAS

MARACANà16:00
FLU x FLA

ARENA DO GRÊMIO 16:00
GREMIO x GOIÁS

RESSACADA 16:00
AVAÍ x CORITIBA

ILHA DO RETIRO 18:30
SPORT x SANTOS