terça-feira, 11 de agosto de 2015

O milionário investimento público nos desportos aquáticos: R$ 143 milhões DE José Cruz 11/08/2015



O Fujão 


Continuamos dependentes de poucos atletas, mesmo contando com o generoso cofre aberto do governo federal 
companheiro e mestre na crônica esportiva, Sílvio Lancellotti, privilegiou-me com detalhada mensagem, contestando as críticas que fiz ao desempenho da natação brasileira no Mundial de Kazan, quando chamei Cesar Ciello (foto) de “fujão”. Não competiu e deixou a delegação sem se despedir dos colegas.  
Lancellotti é experiente em cobertura de nível olímpico e tem autoridade para se manifestar. Aceito suas colocações, que sugerem bom debate, não só sobre a natação como o alto rendimento, em geral.
Somos, eu e Sílvio, do tempo em que não havia dinheiro público para o esporte. Várias vezes a família de Gesta de Melo precisou socorrê-lo na presidência da Confederação de Atletismo para não deixar atletas fora de eventos internacionais. Isso é real!
Mas, desde 2001 os tempos são outros. Os resultados deveriam seguir o volume de verbas disponíveis.
Vejam com quanto contou a CBDA  de verbas públicas para preparar nossos atletas, nos últimos dois anos, segundo o Ministério do Esporte:
F O N T E
VALOR R$
Bolsa Atleta
     7.521.875,00
Bolsa Pódio
    2.988.000,00
Convênios c/Governo
  13.204.002,75
Lei Incentivo Esporte
  20.871.733,06
Patrocínio Correios
  95.800.000,00
Lei Agnelo Piva
    3.500.000,00
T O T A L
143.885.610,81
Mais:
Além desses recursos, os clubes onde treinam nossos atletas também captam recursos da lei de Incentivo ao Esporte, com o mesmo objetivo, “preparar delegações’… etc e tal. É a tal duplicidade de aplicações de verbas que tenho insistido.
Cielo, em especial, tem vários patrocinadores, os Correios entre eles. Faz sentido, pois a carreira de atleta é curta e, ao contrário “daqueles tempos” hoje é profissão rentável.
E, por ter muito dinheiro, é que se esperava uma equipe mais competitiva em Kazan, com resultados à altura dos investimentos, que não são de hoje, mas desde 2003! Há três ciclos olímpicos!
E de Cielo, em particular, profissional de altíssimo nível, que deve ter equipe multidisciplinar de gabarito inquestionável, o que torna mais difícil entender suas últimas participações. Principalmente, porque contou com dois elementos indispensáveis para a preparação adequada, tempo e dinheiro, além de técnicos experientes.
Esta realidade, que é a mesma de outras modalidades, surge a um ano dos Jogos Rio 2016 e confirma a tese de que a base foi esquecida, a massificação também. Não temos projeto de governo para isso. Mas, compete ao governo cuidar desse assunto?
Vejam como estamos perdidos, temos muito dinheiro na jogada, mas não sabemos de quem é a competência sobre o desenvolvimento do esporte!
Esta é outra discussão, que só voltará quando outro atleta “fugir” – no bom sentido –, de novo , da raia. Mas a realidade é que continuamos dependentes de poucos atletas, mesmo contando com o generoso cofre aberto do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário