quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MPF pede afastamento imediato de presidente da CBDA o veterano Coaracy Nunes

MPF pede afastamento imediato de presidente da CBDA
Coaracy Nunes é suspeito de superfaturar licitação de materiais esportivos
por O Globo
21/09/2016 11:55 / Atualizado 21/09/2016 12:16

O Ministério Público Federal (MPF) vai pedir, nesta quarta-feira, o afastamento imediato do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho. Na ação também será solicitado o bloqueio dos bens de Coaracy e outros três dirigentes da CBDA. A suspeita do MPF e da Polícia Federal de São Paulo é de que houve superfaturamento em licitações de material esportivo supostamente voltados para a formação de atletas da maratona aquática, do polo aquático e do nado sincronizado. As informações são do "Bom dia Brasil", da Rede Globo.
Apesar de a sede da CBDA ficar no Rio de Janeiro, a empresa de fachada supostamente usada no esquema de superfaturamento ficaria em São Paulo. Diretores de outras cinco empresas estariam envolvidos na fraude. Todos os acusados teriam envolvimento na aquisição de equipamentos para os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Rio-2016.
O nome da empresa de fachada usada na fraude é Natação Comércio de Artigos Esportivos Ltda.. Segundo a investigação, é uma das maiores fornecedoras da CBDA. Agentes federais foram à sede da empresa, na Zona Oeste de São Paulo, e lá encontraram um pet shop.
De acordo com a investigação, a CBDA conduziu a licitação de modo a contratar a empresa de fachada para, então, superfaturar os valores na compra dos equipamentos. Também não há comprovação do recebimento dos itens licitados.
No pedido do bloqueio dos bens dos acusados, as cifras estão estimadas em R$ 4,5 milhões. No contrato fechado com a Natação Comércio de Artigos Esportivos Ltda, em 2014, os valores são de R$ 1,5 milhão.
A procuradoria que assina a ação também solicita o afastamento imediato de Coaracy, que preside a CBDA desde 1989, há 27 anos. Em março de 2013, ele foi reeleito para seu sétimo mandato na instituição.
A solicitação de bloqueio dos bens de Coaracy seria para o ressarcimento dos cofres públicos e pagamento de multas. O ressarcimento se deve principalmente ao fato de que as confederações esportivas, apesar de serem entidades privadas, recebem verbas públicas, a partir do repasse do Ministério dos Esportes, e também patrocínios decorrentes de incentivos fiscais. No caso da CBDA, há uma parceria com os Correios, empresa pública, desde 1991.
A CBDA cuida de cinco modalidades esportivas: natação, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratona aquática, todas olímpicas.
Na licitação de 2014, as outras quatro empresas concorrentes foram descartadas porque tinham sócios em comum ou parentesco com dirigentes da CBDA. De acordo com a investigação, isso também faria parte do esquema de irregularidades para que a Natação Comércio de Artigos Esportivos Ltda saísse vencedora da licitação.


 http://oglobo.globo.com/esportes/mpf-pede-afastamento-imediato-de-presidente-da-cbda-20150957 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/mpf-pede-afastamento-imediato-de-presidente-da-cbda-20150957#ixzz4Ku7Vqvri
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.