segunda-feira, 1 de setembro de 2014

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: CONCEITO DE JESUS SOBRE CASAMENTO E DIVORCIO - aut...

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: CONCEITO DE JESUS SOBRE CASAMENTO E DIVORCIO - aut...: PARA TEKA & BETO UMA EXEGESE Significado de Exegese: s.f. Análise, explicação e/ou interpretação de um texto (obra literária et...

CONCEITO DE JESUS SOBRE CASAMENTO E DIVORCIO - autor: Jorge Eduardo Fontes Garcia. Dr.h.c. Por Mérito Eclesiástico

CONCEITO DE JESUS SOBRE CASAMENTO E DIVORCIO – autor : Jorge Eduardo Fontes Garcia, Dr. h.c. por Mérito Eclesiástico.


PARA TEKA & BETO
UMA EXEGESE

Significado de Exegese:
s.f. Análise, explicação e/ou interpretação de um texto (obra literária etc.)
feita(s) de maneira cuidadosa.
Comentário cujo propósito é esclarecer ou interpretar detalhadamente um texto,
uma expressão ou uma palavra.
(Etm. do grego: exégésis)

O casamento foi instituído primeiramente como uma simples União entre o Homem ( o Varão) e a mulher, ( a Varoa), conforme está em Gênesis 2, versículos de 20 ate 23.
Sem cerimonias, sem juras, sem palavras de amor eterno, sem nada, todavia com uma importante declaração que levou a Humanidade a instituição do casamento, que é “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”.
Vemos que o Senhor, o Criador, não ”organizou” nenhuma cerimonia, não criou nenhum rito, mas, sim, uma simples União entre o Macho/homem e a Fêmea/ mulher para a procriação, ter filhos e povoar a Terra. Somente.
Deus não falou seja FIEL a ela, nem tão pouco dize “ é para vida inteira”, ate porque não havia outra mulher no Paraíso.
Quando Deus chamou Abraão, Patriarca, esse vivia numa sociedade cujo sistema familiar era baseado na poligamia, ou seja, onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo e
polígamo não é adultero.
Deus fez de Abraão o “pai de muitas nações” através de Isaque, seu filho com Sara, a primeira esposa, e através de  Ismael, filho de Hagar, serva de Sara.
Isaque é o Patriarca dos judeus e dos cristãos.
Ismael é o Patriarca dos árabes islamitas.
Isaque, Jacó / Israel, tiveram varias mulheres simultaneamente, e as 12 Tribos deles descendem.
Não se falava em adultério, nem de coisa nenhuma de se ter uma só mulher.
Até porque o verbo “tomar” em relação ás mulheres se faz presente, em Gênesis 11.29.
Moisés, o Homem Santo, falou o verbo “casar” somente em Ló, antes da destruição de Sodoma e Gomorra , quando escreveu o Pentateuco, mas não falou com uma mulher só. Ver Gênesis, 19.14.
Falou novamente antes das Tribos entrarem na Terra Prometida, mas alertando para não casar com as filhas da Terra, por causa dos deuses e hábitos destes povos. (Deuteronômio, 7.3)
Moisés ao entregar a Lei do Senhor fala em casamento e de divórcio em Deuteronômio
24.1.2.3 e 4.
Em Números 30, ao falar sobre VOTO, no versículo 9, Moisés se refere a mulher “viúva ou divorciada”, portanto o divórcio esta de acordo com as Leis dadas pelo Senhor a seu povo.
Agora não se fala, não há explicação se na sociedade israelita de então o sistema familiar era baseado na poligamia ou na monogamia.
No Novo Testamento por causa da historia matrimonial de Maria e José se deduz que era monogâmica, e com uma ritualística bem definida.
Novamente no Novo Testamento vemos uma referência ao assunto casamento em Mateus, capitulo 19, como está abaixo e que vou analisar versículo por versículo:
19.3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
R.: Cavilação pura. Eles sabiam as regras para o divórcio, porem eles queriam colocar Jesus em situação difícil. Historicamente a Sociedade Israelita, o Israel a Terra Santa, estava sob a dominação, o jugo, romano/helenista, e com isso assimilando conceitos destas civilizações, o que ia frontalmente contra as próprias Leis de Deus dada a eles através de Moises. Basta ver o comportamento dos Soberanos da Casa de Herodes.
19.4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher
R. : O Varão e a Varoa, Adão e Eva após a Queda. Uma simples afirmação.
19.5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
R.: Deus ao criar a varoa não falou assim.
Não falou ‘deixará seu pai e sua mãe’ já que é sabido que eles não tinham pais.
Foi o primeiro casal criado.
Logo essa afirmação é um ensinamento de Jesus baseado na Lei de Deus, e na interpretação Mosaica.
19.6 A - De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. B- Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
R.: A- Baseado na afirmação o Varão Adão já citada acima.
B- Jesus aqui queria instruir sobre a seriedade do casamento tanto para aquela geração, quanto para as gerações futuras.
Seus discípulos que iam levar o Evangelho das Boas Novas aos confins da Terra tinham que incutir essa seriedade e foi o que Ele fez.
Havia uma licenciosidade de costumes exatamente como agora, e esse estado de coisas tinha que ser barrado, tinha que chegar ao fim.
Que casamento não era e não é uma simples união que se pode fazer e desfazer assim a torto e a direito, pois o Criador tem um Plano de Salvação para Humanidade, desde a expulsão do Jardim do Éden, e o casamento é importante para esse Plano.
Jesus é a prova provada desse Plano.
O Sacrifício Vicário de Jesus é a prova provada desse Plano.
A Ascensão e a promessa do Retorno de Jesus é a prova provada desse Plano.
Mais ...
Daí a afirmação “o que Deus ajuntou não o separe o homem”, totalmente baseada nas palavras de Adão e não de Deus.
Foi Adão que falou, é só ler com cuidado a passagem de Gênesis 2.23:
‘E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada’.
Pela Fé, pelo mesmo principio que sou contra o aborto ( a Vida é criada por Deus e está no feto, que a Vida é Don de Deus) acredito que vidas foram criadas para se casar por ordem, determinação, de Deus na Eternidade.
Deus criou a Teka para casar com o Beto, o Fran para a Cris, Thereza comigo, e por ai vai, alianças matrimonias ou claras ou duradouras.
Quando o casamento não está em sintonia com Deus- o caso do Fran com a primeira mulher- o divorcio é inevitável.
No caso do nosso Fran, vejam como Deus é bom e justo.
Existe uma criança em meio a esse processo, o que fez Deus?
Que a nova mulher, esposa, do pai fosse uma educadora formada e membro fiel da Igreja como Corpo Místico de Cristo.
A criança foi amparada por Deus, a criança foi resguardada por Deus para nada sofrer, a criança foi colocada sobre a autoridade de uma mulher a fim de receber uma educação familiar tanto secular, como religiosa.
Não é maravilhoso?

Claro que é. 
Não há meio termo, não há aprovação Divina, porque não foi Deus que uniu o casal, mas sim suas vontades, seus desejos da carne, o “delegado de policia”, o revolver do pai da noiva, os músculos dos irmãos, O DINHEIRO, os vários interesses, etc. e tal...
É fato comprovado se essa união não foi abençoada por Deus, não foi aprovada por Deus, ela não irá adiante.
Deus não mente, Deus não vai contra a Sua Santa Palavra, e segundo todos as exegeses dela – a Palavra de Deus-  como poderá abençoar aquilo que por Ele não foi determinado?
Não pode.
Ele estaria sendo INJUSTO com os que seguem fielmente os seus Estatutos, as suas  Ordenanças e seus Mandamentos e Ele é justiça.
Não foi Deus que falou sobre a união das carnes, foi o Homem.
Deus falou através de Moisés, em divorcio, em vários divórcios, donde se conclui que Jesus ao falar com  “alguns fariseus”, estava clareando o conceito, tanto que diz textualmente “Não tendes lido que o Criador”, lido a onde?
Na Lei Mosaica, que Ele- Jesus- veio cumprir e não abolir.
19.7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?
19.8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
R.: Como não há nenhum tipo de Palavra direta de Deus, como Ele falou a Abraão no Sacrifício de Isaque ou a Moises na Sarça Ardente, sobre casamento, Jesus cita Moisés, que recebeu a Lei por Inspiração Divina - se assim não fosse o próprio Cristo não teria sentido, o Ministério Terreno de Jesus seria uma mentira -   como aquele que permitiu que a mulher fosse repudiada.
MAIS explica que tinha sido, que era, que é e que  será “por causa da dureza do vosso coração”, do coração do Homem, fiel ou não, judeu ou crente,  que não está totalmente aberto para Deus, para saber o que Deus quer para sua vida, e sim voltando para todo tipo de interesse da carne, todo tipo de interesse mundano.
19.9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério].
R.: AQUI ESTA A PROVA PROVADA DO QUE DIGO:
Jesus REAFIRMA, eu escrevi ‘reafirma’, os ensinamentos, inspirados pelo Senhor, sobre o DIVÓRCIO e sobre o SEGUNDO CASAMENTO, ao dizer “repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas”, que estão nos Livros de Números e Deuteronômio, dados a Moises como o Grande- legislador do Povo de Deus pelo próprio Deus Criador.
ALELUIA...
FIM DE PAPO
Jesus nem proibiu o divorcio, nem tão pouco falou de segundo casamento, deixou O CONCEITO para a Lei, Lei essa que Ele não veio revogar, mas cumprir.
Deus é Amor e em sendo Amor seria um contrassenso Ele querer que uma criatura viva sofrendo por causa de falta de Amor.
É absurdo.
Deus, Moises, Jesus, eu, e outros, não queremos a banalização do divorcio, porque não queremos a banalização do casamento.
Querem casar?
Vivam uma verdadeira experiência juntos.
Vejam se realmente são feitos um para o outro – velho ditado que ajuda embasar o que digo sobre criação de homem para determinada mulher e vice-versa.
Deixem o tempo passar.
Dominem seus desejos carnais.
Não saiam por ai fornicando a torto e a direito.
Tenham pudor, decoro, dignidade, respeito mutuo...e todas aquela coisas que a moral e os bons costumes nos ensinam.

19.10 Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.
R.: Realmente se não tiverem estes conceitos é melhor ficar solteiro ou solteira.
19.11 Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado.
R.: Pois é, não???

Teka & Beto:
Será que transmiti bem o CONCEITO DE JESUS SOBRE CASAMENTO E DIVORCIO?
Beijos
Jorge Eduardo.

1/ setembro/2014