sábado, 15 de outubro de 2016

Os crentes é o conceito da “ necessária depuração da Igreja”. Por Jorge Eduardo Garcia

São Paulo 14 de outubro de 2016.

Conceito - s.m.  Noção; percepção que uma pessoa possui acerca de algo ou alguém. Pensamento; Síntese; ponto de vista sintetizado ou dito resumido. [Filosofia] Imagem mental feita de um objeto (concreto ou abstrato) cujo conteúdo é de extrema importância ao pensamento; noção ou ideia abstrata.
Inquisição - s.f.. [História] Esforço empreendido pela Igreja Católica no sentido de identificar e punir os hereges, as pessoas que professavam crenças diferentes dos ensinamentos da Igreja; Santo Ofício: a Inquisição ocorreu em muitos países da Europa e em suas colônias, mas a mais conhecida foi a espanhola.


Aqueles que compreendem muito mal os Evangelhos da Boas Novas, e mais ainda o Apocalipse de João, usam do conceito da “ necessária depuração da Igreja” a seu gosto, a seu bel prazer, citando essa afirmação a torto e a direto, mais parecendo adeptos, seguidores, partidários, da Inquisição Espanhola.
São verdadeiros xiitas, pois manifestam de maneira radical em termos religiosos, e porque não dizer sociais e políticos.
Não há em nenhum local da Bíblia a definição completa do conceito da “ necessária depuração da Igreja”, não há.
Vamos aos fatos: 
Muita gente gosta de interpretar o Apocalipse a seu bel prazer, mas eu considero uma temeridade diante de tal complexidade.
Adaptar as passagens, os versículos, a sua própria vontade sem se importar com os verdadeiros ensinamentos que neles estão contidos e que nos foram revelados por Doutos da Igreja, por Sábios Mestres, por hermeneutas sérios, per saecula saeculorum, é uma temeridade diante de tal complexidade.
O nosso “ Livre arbítrio”, dado por Deus ainda no Paraiso, antes da Queda do Homem, não nos dá o direito de poder interpretar o Apocalipse como quisermos, de fazermos o que quisermos com suas passagens, de interpretamos à vontade e com isso divulga-lo da forma que quisermos em uma exegese só nossa.
Aliás, essa exegese é quase sempre para impor TEMOR aos ouvintes sejam eles crente no Senhor ou não.
Eu já vi pessoas terem crises de angustia profunda após ouvirem uma dessas pregações apocalípticas.
Esses exegetas de plantão esquecem que uma das primeiras lições aos crentes, ou aos recém-convertidos, é essa que está em Mateus, capitulo 22, versículo 1 e 14:
“ Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.
E diante do Apocalipse, essas pessoas ficam ansiosas, e chegam a entrar em pânico, para saber se são os escolhidos ou não, se vão participar do Arrebatamento antes da Segunda Vinda de Cristo ou não, se gozarão da Vida Eterna ou não.
Quando esses exegetas de plantão sacam do Livro de Zacarias, um dos profetas pós – exílicos do Antigo Testamento (Tanakh), para embasar mais as suas exegeses, o cabelo de minha nuca se alvoroça, pois, em seu capitulo 14, no versículo 3, está escrito “Então sairá Jeová, e pelejará contra essas nações, como quando pelejou no dia da batalha”, muitas dessas pessoas aflitas ficam perguntando: “ Mais Deus não é Amor? ”.
O pânico é total.
Eu gosto muito da passagem que está na mensagem a Igreja de Sardes, capitulo 3, versículos 1-6, no Livro do Apocalipse:
E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Em especial desses versículos:
3- Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.
5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Ora, aqui fica claro que aqueles que buscam uma “Vida Santificada”, aqueles que guardam os Mandamentos e Ordenanças do Senhor, “ mortos para o pecado, mas vivos para Deus em (ou seja, em virtude de nossa união com) Jesus Cristo”, passarão incólume pelo Juízo Final, seu nome não será riscado do Livro da Vida, e terão assento garantido junto ao Trono da Gloria (Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Carta a Igreja de Laodicéia. Apocalipse 3:14)
Não há instrução bíblica especial, um receituário especial, de preparação para a Grande Tribulação (do grego θλιψις μεγαλη), um período de grande angústia “ tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tão pouco ocorrerá de novo’” como Cristo nos revelou em Mateus 24:21”, pois o próprio Cristo nos alerta em Mateus 24:36 que  "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”, contudo Paulo em 1 Tessalonicenses, capitulo 1, versículo 10, deixa claro que Jesus nos livrará da Ira Futura (10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura), um alerta que nos traz a paz e a tranquilidade.
Por falta de uma instrução clara, de um ensinamento detalhado, sobre a Grande Tribulação os exegetas de plantão criam as teorias mais mirabolantes, mais absurdas sobre o assunto, marcando até data para seu início, ou afirmado que o fim dos Tempos já chegou, teorias essas que mais assustam do que consolam, que mais impõe medo do que criam saudáveis esperanças, para aqueles que querem viver para e na Ceara do Senhor. 
Aqueles que buscam ficar livres da Ira Futura podem ter em mente o que Jesus falou em Mateus, capitulo 24, versículo 13: “ Todavia quem persevera até o fim, esse será salvo””.
ALELUIA.
E essa certeza, pela Fé, fica mais clara ainda em Apocalipse, capitulo 7, versículo 14: “ E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”.

Mais aí vem outro fator de desconforto para as Criaturas: O Armagedom.

O Armagedom em hebraico: הר מגידו, em grego: ρμαγεδών, “a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua [ grifo meu], em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra encontrar-se-ão numa condição ou situação, em oposição a Deus e seu Reino por Jesus Cristo no simbólico "Monte Megido", de que nos fala o Vidente João em Apocalipse 17, versículos 14 e 16: “ Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso”, e “ os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”.
Entretanto, mais uma vez são os ímpios, os justiçados, e condenados, que serão exemplarmente punidos como está no Salmo 92, versículos de 7 a 9: “Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniquidade, é que serão destruídos perpetuamente. Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre. Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade”.
ALELUIA.
Os JUSTOS serão exaltados.
Os exegetas de plantão não podem ignorar essas passagens bíblicas quando proferem suas palavras de Terror.
Não pode, mas fazem.
São palavras de esperança, mas eles querem impor o MEDO.
Esquecem, pelo exposto acima, do AMOR DO DIVINO por aqueles que são seus, um AMOR que sempre prevalecerá.
João, capitulo 14, versículo 23: “ Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.
Os exegetas de plantão gostam muito de falar sobre a “ necessária depuração da Igreja” para enfrentarmos esses tempos nebulosos, para consolidar a Segunda Vinda de Cristo, para a conquista da Vitoria na Batalha do Armagedom, etc  e tal, como se Deus precisasse do Homem para cumprir a Sua Santa e Boa Palavra.
Mais afinal o que eles, os adeptos do conceito da “ necessária depuração da Igreja”, querem dizer com isso?
Depurar- Tornar puro, retirando as impurezas. Livrar algo ou alguém do pecado, de um erro moral; livrar-se do pecado; purificar-se. https://www.dicio.com.br/depurar/
Ora, vamos aos fatos:
1-     Onde na Bíblia está a instrução de Jesus Cristo, em que Livro, em que capitulo, em que versículos, sobre essa “necessária depuração da Igreja” para que esses fatos aconteçam?
2-     Por essa ótica do que vale o BATISMO, o “ primeiro sacramento do cristianismo, que apaga o pecado original de quem o recebe e a este confere o caráter de Cristo”?
3-     “ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, Paulo em 2 Coríntios, capitulo 5, versículo 17, e se assim o é porque a depuração de um membro do Corpo Místico de Cristo, se ele já faz parte de um Corpo cuja cabeça é Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo? É contrassenso.
4-     Um crente no Senhor Jesus deve:
A-     Amar a Deus sobre todas as coisas;
B-      Confessar Jesus Cristo como Messias, como o Cristo do Deus Vivo, o Senhor e Salvador;
C-     Se arrepender de seus pecados;
D-    Receber o Batismo.
Só esses quatro itens colocam por Terra, anulam, a famosa “ “ necessária depuração da Igreja”.
E tem mais:
“ Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um” em João, capitulo 10, versículos de 26 até 30, e aqui Cristo admite que existem “ovelhas” que não são Dele, que se misturam ao rebanho Dele, que arrodeiam o rebanho Dele, portanto, essas criaturas são as águias citadas em Mateus capitulo 24, versículo 28: “ Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias”, e ato continuo elas pulam fora da Igreja, do Corpo Místico, pois não aguentam viver uma Vida Santificada em Cristo Jesus.
ALELUIA
Mais, que fique claro que essas saídas das “águias” não é um processo depurativo, mas, sim, um processo normal já que elas realmente, sinceramente, conscientemente, de coração, não cumpriram os compromissos que um crente no Senhor Jesus deve assumir, ou seja, se arrepender de seus pecados, aceitar Jesus como Senhor e Salvador e segui-Lo[JEG1]  com todo o seu coração, amando a Deus sobre todas as coisas, deixando fluir o Espírito Santo de Deus em suas vidas.
GLORIA A DEUS
Chamo atenção que essas “ águias” na maioria das vezes passam pelas aguas, são batizadas, mas aí, repito, elas não aguentam viver uma Vida Santificada em Cristo Jesus e pulam fora do redil de Jesus Cristo, o Bom Pastor. 
Completando: “ Todavia, estes que permanecem no pecado deliberadamente, depois de terem recebido o conhecimento da verdade, já não lhes restam mais sacrifícios pelos pecados, mas sim uma dolorosa expectativa de juízo e fogo intenso, pois terrível coisa é cair na mão do Deus vivo (Hb 10.25-31). ” - Pr Esdras Dias no http://www.cbn.org.br/artigos-e-devocionais/181-sendo-igreja-de-cristo
Repito:
Aqueles que compreendem muito mal os Evangelhos da Boas Novas, e mais ainda o Apocalipse de João, usam do conceito da “ necessária depuração da Igreja” a seu gosto, a seu bel prazer, citando essa afirmação a torto e a direto, mais parecendo adeptos, seguidores, partidários, da Inquisição Espanhola.
São verdadeiros xiitas, pois manifestam de maneira radical em termos religiosos, e porque não dizer sociais e políticos.
E a melhor prova de que esse conceito da “ necessária depuração da Igreja” é uma falácia está no Livro do Apocalipse, capitulo 3, versículo de 14 a 16:
“ E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.
Será Cristo, o Juiz, que eliminará aquele que não andar segundo seus ensinamentos, sem a necessidade de nenhuma depuração concebida pelo Homem.
ALELUIA.

Fico por aqui dizendo:
“ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”
Apocalipse 3:22


Jorge Eduardo Garcia
Bacharel em Filosofia Eclesiástica.
Dr. honoris causa por Mérito Eclético
Biblicista e escritor sacro.
Historiador
Blogueiro.