quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ainda sobre o Vayikrá – Ele chama. Autor: Jorge Eduardo Fontes Garcia



Vayikrá - a primeira palavra do livro-, terceiro Livro ou parte da Torá, e nele que está contido o Código Sacerdotal.
Este era um código de conduta para a Tribo de Levi, já que eles foram escolhidos para ministrar o Culto no Tabernáculo, para entrarem na presença da Arca da Aliança.
Ao ser Traduzida do grego koiné para o Latim, língua oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, o Vayikrá recebeu o Título de Liber Leviticus, do grego (το) Λευιτικόν.
O Liber Leviticus na nossa Tradução passou a ser o Levítico, que assim começa:
Vocavit autem Moysen et locu tus est ei Dominus de tabernacu lo conventus dicens: ...
T.L.: E o Senhor chamou Moisés, e falou-lhe para fora da tenda da congregação, dizendo:



Muito bem, e o porquê desta meditação?

Porque considero que muito do que consta no Livro dos Levíticos caiu em desuso, foi superado pelo TEMPO, como por exemplo onde está o Tabernáculo, a Tenda dos Encontros?
Onde está o Local Santo para o Holocausto, onde um animal era trazido para ser dado como oferta ao Senhor pelos judeus?
Onde estão os levitas designados para tal serviço santíssimo ao Senhor?
E “ as Regulamentações sobre as Ofertas de Cereal, de Comunhão, pelo Pecado, pela Culpa”, quem imagina um judeu puxando “ um animal macho e sem defeito” – ovelha para simplificar – por uma corda para ser sacrificada de maneira correta a D-us?
Onde?
Quem?
Creio pela minha FÉ, que nos, os cristãos, temos a Jesus como Único e Suficiente Salvador, pois Ele é o Cordeiro de Deus que com o Seu Sangue derramado na Cruz do Calvário levou sobre si os nossos pecados, o meu e o seu pecado meu caro leitor, não precisamos apresentar mais nenhum tipo de sacrifico, mas os judeus não O tem.
Com “ a queda dos levitas como classe sacerdotal tornou-se evidente com o surgimento de sinagogas, onde as leis e os costumes, bem como as normas de conduta de um sacerdote, eram ensinados a todos nas comunidades judaicas, e não mais exclusivas àqueles designados para tal pela Lei de Moisés”, assim, como afirmei acima, muitas das normas que constam do Vayikrá deixaram de ter sentido.
Hoje, qualquer judeu pode ser ordenado rabino após um período de estudos da lei judaica, não precisando provar que é descendente da Tribo de Levi”
MAIS, isso não quer dizer que outros regulamentos teológicos foram revogados, não mesmo.
Os sobre a moral e os bons costumes, bem como os sexuais – querendo uns, não querendo outros-  são validos, são pilares da Sociedade Judaico-Cristã, daí a sua importância, como de toda Palavra transcrita nas Sagradas Escrituras, pois são textos inspirados pelo próprio Deus, pelo D-us do Judeus.
O resto é baboseira, lembrado sempre que “ Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro” e   se “ alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro”.
Esclarecendo bem:  O livro acima citado é a Bíblia Sagrada, as Sagradas Escrituras.
E tenho dito para a Gloria de Deus.
Amem.

Jorge Eduardo Fontes Garcia


Como complemento leiam o artigo abaixo:




Fluxo nos órgãos masculinos
Levítico 15:8-1-15

Este capítulo trata de diversos tipos de contaminação, tanto no homem como na mulher.
Essas contaminações não implicavam em transgressão moral, ainda que tanto a pessoa afetada como os que entravam em contato com ela, ficavam contaminados.
Algumas destas contaminações ocorrem no curso normal da vida, como no caso da mulher que tem o "ciclo menstrual", ou no caso do homem que tem uma "emissão de sêmen" enquanto dorme (vers. 16).
Chegamos à conclusão de que as contaminações descritas neste capítulo não são resultado do pecado senão do funcionamento normal do corpo, ou talvez de alguma condição anormal, embora mesmo assim sendo associados a algum tipo de impureza.
Vamos começar então?
O versículo 2 ao 15 trata de fluxos nos órgãos masculinos provocados por doenças.
Então o SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão mais as seguintes leis para o povo de Israel;
_ Quando um homem tiver um corrimento no membro, ele ficará impuro, tanto se o corrimento vazar do membro como se o corrimento parar nele.
De um jeito ou do outro o homem ficará impuro.
O fluxo mencionado aqui pode ser aqui aquele geralmente causado pela gonorreia.
Temos aqui a segunda referência mais antiga que existe sobre a gonorreia.
A mais antiga das referências literárias provém da China, mais de 2000 anos antes de Cristo.
A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria, a Neisseria gonorrhoeae e os humanos são os únicos hospedeiros naturais da doença.
Esse fluxo também pode ser identificado como bilharsiose urinaria (esquistossomose), um flagelo bastante comum no mundo antigo.

Essa doença era causada por um parasita – schistosoma – relacionado a caramujos que ficavam no sistema de águas descobertas por escavações arqueológicas.
Na maior parte do antigo oriente acreditava-se que esses corrimentos fossem evidencia da presença de demônios na pessoa.
Em Israel, porém, a pessoa recebeu uma lista de recomendações e asseio, e a ordem para se purificar no santuário.
Talvez você ache que essa lei era muito severa, mas é preciso considerar que nesse tempo (milhares de anos atrás!) a gonorreia (bem como as demais doenças venéreas) eram incuráveis, como a AIDS hoje e que as proibições impostas para que esse indivíduo não sentasse nesse ou naquele lugar, evitasse relações sexuais etc., pode ser considerada como uma medida de inspeção, para evitar a transmissão da doença para outras pessoas, uma vez que suas causas eram desconhecidas.
Todas estas coisas previnem doenças infectocontagiosas e promovem asseio coletivo.
Existem muitos trechos em Levítico (na lei mosaica em geral) que tratam de aspectos sociais.
Devido à falta de conhecimento científico humano na época as instruções foram dadas sem maiores detalhes do seu motivo, mas hoje percebemos que fazem sentido.

Em Cristo!


Sobre o Autor:
Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!