segunda-feira, 7 de março de 2016

CAMPEONATO GAÚCHO & PRIMEIRA LIGA – GRÊMIO 0 x 0 INTERNACIONAL.


É impressionante como o “desenho de jogo” dos times do Estado do Rio Grande do Sul é diferente das demais equipes brasileiras.
Os gaúchos jogam um jogo desenhado como os dos uruguaios e argentinos, não fossem estes gaúchos também. Lá são chamados de gaucho (acento tônico no "a", diverso do português, cujo acento tônico é no "u").
Não é de jeito nenhum um futebol alegre, divertido, com jeitinho brasileiro.
É um futebol violento, duro, parrudo, com muita milonga, muita catimba, muita manha, muita astúcia, e muita malícia.
As vezes tem aquele ALGO de genial do futebol argentino, mas só as vezes.
Gosto do futebol viril, porém não violento, e o que se viu nesse Grêmio x Internacional foi um espetáculo cruel, feroz, ríspido, selvagem, e truculento, a ponto do gremista Miller Bolaños para o hospital com suspeita de fratura na mandíbula, e do colorado Paulão ser expulso após uma duríssima dividida com o gremista Henrique Almeida.
Não gostei.
Não gostei mesmo.
O Gre- Nal válido pelo Campeonato Gaúcho e pela Primeira Liga, disputado na tarde deste domingo (6) na Arena do Grêmio, acabou empatado sem gols. Com o resultado, o Inter se classificou à próxima fase da Primeira Liga, enquanto o Grêmio depende de resultados paralelos. Pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio segue na 3ª posição, enquanto o Internacional é 5º colocado.
O jogo começou quente: aos 10 segundos, a primeira troca de empurrões, entre Wesley e Artur. Com menos de dois minutos o Grêmio já havia chutado ao gol duas vezes, Com Edinho e Miller Bolaños, para fora. Luan chutou de longe para fora aos 5 minutos e aos 6, Andrigo também bateu de fora da área, para a defesa de Grohe.
A partir dos 10 minutos, as defesas encaixaram a marcação e o jogo passou a ser um duelo de divididas nas intermediárias. Aylon recebeu um cartão amarelo aos 16 minutos. Douglas conseguiu um lance perigoso aos 19 minutos, chutando bem, de fora da área, em curva, para a defesa de Alisson.
Na sequência do primeiro tempo, as duas equipes desaceleraram; o Grêmio tentava encaixar ataques que paravam nas divididas da defesa colorada, enquanto os contra-ataques do Inter não encontravam chances claras de gol. Os chutes eram mascados ou iam para fora.
No intervalo, Henrique Almeida entrou no Grêmio no lugar de Miller Bolaños. O equatoriano foi para o hospital no intervalo com suspeita de fratura na mandíbula, após uma dividida com William no início do primeiro tempo.
Aos 15 minutos, a chance mais clara do Grêmio na partida: Luan deu grande lançamento para Giuliano dentro da área; sozinho diante do goleiro, Giuliano demorou para finalizar e foi desarmado por Ernando.
Vitinho entrou no lugar de Anderson aos 18 minutos. Aos 24, Luan perdeu um dos gols mais incríveis da sua carreira: Giuliano chutou errado e a bola sobrou para ele dentro da área, a cinco metros do gol, e ele chutou por cima. No contra-ataque, aos 25, Geromel salvou o Grêmio: Vitinho recebeu passe de Sasha dentro da área e Geromel conseguiu tirar do gol uma bola que já havia passado por Grohe.
Everton entrou em campo no lugar de Douglas aos 27 minutos e Sasha chutou para fora dentro da área 30 segundos depois da alteração. Depois do lance, Alex entrou no lugar de Andrigo.
Aos 35 minutos, uma dividida entre William e Marcelo Oliveira acaba em uma forte discussão entre vários jogadores do Grêmio e do Internacional. Ninguém levou amarelo. Aos 39, Vitinho driblou dois jogadores do Grêmio pela esquerda, mas chutou errado para dentro da área. Geromel salvou o Tricolor de novo aos 42, desarmando Sasha após grande jogada dentro da área gremista. Aos 46, após uma cobrança de falta que só aconteceu depois das entradas de Réver e Bobô, Marcelo Oliveira desviou um chute de Henrique Almeida, mas estava impedido.
Paulão foi expulso aos 47 minutos do segundo tempo, após uma dividida com Henrique Almeida no meio campo. O atacante gremista deu um carrinho e Paulão revidou com um chute entre as pernas de Henrique. Aos 52 minutos, Fred perdeu um gol no último lance do jogo, em um escanteio que acabou em arremate por cima.
FICHA TÉCNICA 
Local: 
Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Horário : 18h30 
Público: 48.204 presentes (44.289 pagantes) 
Renda: R$ 1.937.749,00 
Amarelos: Geromel, Marcelo Oliveira, Maicon, Henrique Almeida (Grêmio); Aylon, Andrigo, William (Inter). 
Vermelhos: Paulão (Inter)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wesley, Geromel, Fred, Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas (Éverton) e Luan (Bobô); Miller Bolaños (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado
INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Anderson (Vitinho) e Andrigo (Alex); Aylon (Réver) e Sasha. Técnico: Argel Fucks