sábado, 5 de dezembro de 2015

O Secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, por acaso, só por acaso, esse senhor não fez parte da Hitlerjugend?




SÃO PAULO - O Secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, entregou uma carta com pedido de demissão na tarde desta sexta-feira ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). A informação foi confirmada ao GLOBO por auxiliares de Alckmin. Voorwald não apareceu na sede do órgão nesta manhã.
Acompanhado da secretária-adjunta, Irene Miura, e do chefe de gabinete, Fernando Padula, que teriam deixado o cargo à disposição, Voorwald se encontrou com Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. Foi ali onde, no início da tarde, o governador anunciou a suspensão da reorganização das escolas estaduais. A Secretaria de Educação confirmou apenas a saída de Voorwald .
Desde a tarde desta quinta, já se comentava na secretaria de educação a queda de Voorwald. O que aumentou a desconfiança foi o pronunciamento, nesta quinta-feira, de que o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, iria assumir as negociações sobre o processo de reorganização escolar.
No cargo desde 2011, Voorwald anunciou em setembro que iria dividir as escolas por ciclo, provocando assim o fechamento de 92 unidades e a transferência de 311 mil alunos. Desde então, o Estado foi palco de manifestações de estudantes e professores contrários à medida. Em 9 de novembro, jovens resolveram ocupar as escolas. Por várias vezes, Voorwald afirmou que estaria aberto ao diálogo, mas que não deixaria de levar adiante a sua reorganização. (grifo meu)
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização