terça-feira, 14 de julho de 2015

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: "Proletário" salva equipe, e Brasil vai ao pódio ....

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: "Proletário" salva equipe, e Brasil vai ao pódio ....:

"Proletário" salva equipe, e Brasil vai ao pódio ....

Seleção de hipismo adestramento comemora resultado (Foto: Globoesporte.com)João Paulo, a esquerda, foi o grande nome do time (Foto: Globoesporte.com)


"Proletário" salva equipe, e Brasil vai ao pódio no hipismo adestramento
João Victor, filho da Rainha Hortência, é o terceiro a se apresentar e faz 69,211%. Em seguida, João Paulo Santos, surpreende, consegue nota altíssima e dá bronze ao país.
Foi no detalhe. A seleção brasileira de hipismo adestramento conquistou neste domingo a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O time formado por João Victor Oliva, João Paulo Santos, Sarah Wadell e Leandro Aparecido ficou na terceira posição com apenas de vantagem 2,4 pontos para o México, quarto (414,895 a 412,467) . O ouro ficou com os americanos, e a prata para os canadenses. O grande herói da tarde foi João Paulo Santos, último a se apresentar, que, com a nota de 70,158, colocou pressão nos mexicanos e garantiu o pódio verde-amarelo. Ele, que trabalha em um haras no interior de São Paulo, comemorou o resultado:
- Deu tudo certo, o cavalo estava brilhante. A missão foi feita, tivemos ótima participação. Acabei sendo o último, não queria que sobrasse para mim, mas prova é prova. Hoje deu tudo certo – disse João, que terminou sua apresentação sob efusivos abraços da delegação brasileira.
O herói do dia tem origem mais humilde, ao contrário da maioria dos atletas da modalidade. João Paulo Santos trabalha no Haras Fazenda Sasa, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Ele explica como é seu dia a dia no local:
- Eu trabalho para o meu patrão, seu José Francisco Brito Eusébio. Ele é apaixonado por cavalos, respira cavalos, sou um empregado dele. Minha vida é ficar das 7h da manhã até às 7h da noite no haras, montando cavalo. Faço todo o trabalho, desde o manejo do cavalo até montar o cavalo – explicou o atleta de 32 anos.
O México havia terminado o primeiro dia em vantagem de menos de um ponto. Na segunda apresentação, o Brasil teria que se recuperar. O primeiro a entrar no picadeiro, como chama o local de competições do hipismo adestramento foi Leandro Aparecido, que fechou com 69,026%. Minutos depois foi a vez de Sarah Wadall entrar em ação e melhorar a nota do dia anterior, com 67. 184%. O terceiro a se apresentar foi João Victor Oliva, filho da Rainha Hortência, que melhorou seu desempenho com relação ao dia anterior, e fez 69,211%.
Aí foi a vez de João Paulo Santos entrar em ação. O atleta de 32 anos, origem humilde, tinha feito a nota de 67,842 no dia anterior. Todos sabiam que, para continuar na briga pela medalha, precisaria de pelo menos 70%. Conseguiu uma série muito acima da feita no dia anterior e, com 70,158, recolocou a seleção na disputa. Aí, faltava olhar os mexicanos e aguardar a confirmação da medalha. Eles se apresentaram e totalizaram 205,764 pontos, próximo dos brasileiros (208,395).

João Victor Oliva, filho da Rainha Hortência (Foto: Geoff Burke/Reuters)
João Victor Oliva, filho da Rainha Hortência, foi um dos premiados (Foto: Geoff Burke/Reuters)

http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2015/07/proletario-salva-equipe-e-brasil-vai-ao-podio-no-hipismo-adestramento.html