segunda-feira, 20 de abril de 2015

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: O BARÃO DO RIO BRANCO

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: O BARÃO DO RIO BRANCO: Hoje nasceu José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, em épocas do Império do Brasil, na mui leal e heroica cidade de São S...

O BARÃO DO RIO BRANCO

Hoje nasceu José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, em épocas do Império do Brasil, na mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no 20 de abril de 1845 e faleceu na Cidade do Rio de Janeiro, Distrito Federal da República dos Estados Unidos do Brasil, no dia 10 de fevereiro de 1912.

O Barão do Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil.
Pois, é, ai é que está o busílis, pois foi Ministro das Relações Exteriores de 1902 a 1912, 10 anos, e não envergonhou seus pares, os diplomatas brasileiros, como fazem agora o atual, o anterior e o mais anterior ainda Chanceler, ou Ministro das Relações Exteriores, como ele.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, é considerado a “Casa de Rio Branco”, eu tenho a certeza de que já foi, agora é a “ Casa da Mãe Joana”, onde todo mundo fala e ninguém manda.
Uma vergonha.



O BARÃO DO RIO BRANCO