- Cúpula da CBF se reúne com presidentes de clubes para discutir a crise no futebol
Procurada pelo UOL, a CBF respondeu, por meio de sua Diretoria de Comunicação. Já a Globo afirmou desconhecer qualquer investigação e não quis comentar. Leia abaixo a íntegra da resposta da CBF:
"A relação de quatro décadas do futebol brasileiro com a TV Globo, que envolve não apenas a seleção brasileira, mas também os grandes clubes do país, é um dos maiores cases de sucesso de parceria da história do futebol mundial.
"A relação de quatro décadas do futebol brasileiro com a TV Globo, que envolve não apenas a seleção brasileira, mas também os grandes clubes do país, é um dos maiores cases de sucesso de parceria da história do futebol mundial.
Hoje, a emissora injeta mais de R$ 1 bilhão por ano na modalidade, sendo o maior patrocinador do esporte. Desde a década de 90, a negociação de cessão de direitos de TV sobre o Campeonato Brasileiro da Série A é coordenado exclusivamente pelos clubes, processo que até 2010 foi liderado pelo Clube dos 13 e atualmente é feito individualmente pelos times.
Neste processo, a CBF atua apenas como interveniente e garantidora da realização do campeonato. Em outubro de 2010, o próprio Cade, após longa investigação, concluiu que os contratos assinados entre clube e a emissora não feriam nenhuma regra de livre concorrência e não caracterizam monopólio.
Nos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D de 2015, que envolvem 40 clubes de todas as regiões do país, a CBF firmou contrato com o canal Esporte Interativo. Pela primeira vez na história todas as quatro divisões do futebol nacional terão transmissão ao vivo.
No caso específico dos amistoso da seleção brasileira, a CBF tem também uma relação de décadas com a TV Globo, que sempre ofereceu valores superiores aos das concorrentes e pagou pela exibição dos jogos valores compatíveis com a grandeza da equipe pentacampeã mundial.
De qualquer forma, a CBF está aberta a prestar todo e qualquer tipo de esclarecimento às autoridades competentes. Assinado: Diretoria de Comunicação da CBF."
De RICARDO FELTRIN
Ricardo Feltrin, 51, é colunista do UOL, onde apresenta o
programa Ooops! às segundas. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como
repórter, editor e secretário de Redação, entre outros.
http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2015/07/02/cbf-diz-que-relacao-com-globo-e-case-de-sucesso.htm?cmpid=fb-geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário