quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ 2015 - Ouro, Incenso e Mirra.

Ouro, Incenso e Mirra.
Mateus - Capítulo II:
Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, vieram do oriente uns magos a Jerusalém, perguntando:
Onde está aquele que nasceu Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e com ele toda Jerusalém;
e reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:
E tu Belém, terra de Judá, Não és de modo algum o menor entre os lugares principais de Judá; Porque de ti sairá um condutor, Que há de pastorear meu povo de Israel.
Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles indagou com precisão o tempo em que a estrela tinha aparecido;
e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente acerca do menino; e quando o tiverdes achado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.
Os magos, depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela, que viram no oriente, ia adiante deles, até que foi parar sobre o lugar onde estava o menino.
Ao avistarem a estrela ficaram extremamente jubilosos.
Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, adoraram-no; e abrindo os seus cofres, fizeram-lhe ofertas de ouro, incenso e mirra.

As pessoas gostam de dar as mais variadas interpretações a esses presentes - ouro, incenso e mirra- que os famosos Reis Magos deram ao Senhor Jesus quando de seu nascimento.
Eu faço lá a minha exegese:
Um dos Nomes de Deus é:
JEOVÁ JIREH – Uma expressão hebraica composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: “Y ̂ehovah”, que é comumente pronunciado no português como “Jeová”. A outra palavra hebraica é “yireh”. A expressão completa significa algo como “O Senhor proverá”. Vemos essa expressão no texto abaixo:
“E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” (Gênesis 22.14)

Jeová Jireh ou Deus Proverá e é desse Nome que parto para a minha interpretação.

Mateus - Capítulo II:
Sendo [José] em sonhos avisados por Deus que não voltassem a Herodes, seguiram por outro caminho para a sua terra.
Continua em Mateus - Capítulo II:
Herodes, vendo-se iludido pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todo o seu termo, de dois anos para baixo, conforme o tempo que tinha com precisão indagado dos magos.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias:
Ouviu-se um clamor em Ramá, Choro e grande lamento;
Era Raquel chorando a seus filhos,
e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.
Mateus - Capítulo II:
Depois de haverem partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, dizendo: Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, foge para o Egito, e fica ali até que eu te chame; pois Herodes há de procurar o menino para o matar.
José levantou-se, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito,
e ali ficou até a morte de Herodes;
para que se cumprisse o que dissera o Senhor pelo profeta:
Do Egito chamei a meu Filho.
Muito bem...
Evangelho de João, 1.1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
José era um carpinteiro, podia estar trabalhando ou não, podia ter encomendas de serviços ou não, mas, Deus que é Eterno, não tem Tempo, é Onisciente, Onipresente e Onipotente, sabia das intenções de Herodes, sabia que esse doidivanas ia mandar matar Seu Único Filho, o Verbo Encarnado, então o que fez nosso Senhor, o que fez Jeová Jireh ou Deus Proverá?
Mandou, certamente por sonhos ou por mera intuição, que os Magos presenteassem com:
a-      Ouro, e ouro é ouro até hoje, vale;
b-      Incenso, um produto valioso em qualquer lugar, pois era usado nos cultos não só do Deus Eterno no Templo de Jerusalém, como, também, em outros santuários de outros deuses, por exemplo como os dos egípcios, ou seja, um produto de boa vendagem;
c-       Mirra um produto medicinal, “no tratamento de infecções causadas por bactérias, fungos e vírus” desde priscas eras, mas, também, um produto de boa vendagem.
Com isso a Sagrada Família tinha condições para de repente, não mais do que de repente, viajar para o Egito, largar tudo, deixar os seus pertences para trás, e ter como sobreviver não só na viagem, como, também, Jose lá se estabelecer para poder sustenta-los.
Contudo as Escrituras tinham que ser cumpridas e ai....
Mateus - Capítulo II:
Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egito, dizendo:
Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que procuravam tirar a vida ao menino.
José, levantando-se, tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel.
Porém sabendo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e avisado em sonhos por Deus, retirou-se para os lados da Galileia,
e foi morar em uma cidade chamada Nazaré; para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Isso posto, fica claro para mim que pedir a Deus por Ouro, Incenso e Mirra para mim, para minha família, para os meus amigos, e o mesmo que pedir a Jeová Jireh ou Deus Proverá que cuide de nos nesse ano de 2015, ano que está pintando como um período tenebroso para quem não tem Deus no coração.

Jorge Eduardo.

2014/2015