segunda-feira, 15 de setembro de 2014

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do...

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do...: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). O Grêm...

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do...

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do...: Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). O Grêm...

Efemérides de 15 de setembro: 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense , O GRÊMIO



Efemérides de 15 de setembro:

1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, O Grêmio, é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fundado em 15 de setembro de 19033 e suas cores são o azul, preto e branco.
A história do Grêmio data de antes de sua fundação. Porto Alegre, em 1903, tinha 120 mil habitantes.
Um fato importante para a criação do clube foi a disputa de um jogo de futebol entre o primeiro e o segundo Rio Grande, uma exibição preparada em 7 de setembro de 1903 e realizada no campo da Várzea (atual Parque Farroupilha).
Após o esvaziamento da bola da partida, o paulista Cândido Dias da Silva, um comerciante sorocabano, emprestou a pelota que trazia.
Em troca do favor, ele recebeu lições de como se fundar um clube de futebol; oito dias depois, trinta e dois homens se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro (atual rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
A primeira sede oficial do clube foi declarada como sendo na rua Santa Catarina, número 47 (atual rua Dr. Flores, no centro de Porto Alegre).
Carlos Luiz Bohrer foi nomeado presidente. No dia 30 de setembro, as cores do clube foram decididas: as camisetas seriam havana e azul listradas horizontalmente com uma faixa branca na cintura, calções e meias pretas.
À época, também definiram-se outros acessórios já obsoletos, como gravatas (na cor branca) e boné.
O primeiro jogo do recém fundado clube ocorreu em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia que o Grêmio. Em uma jornada dupla (dois jogos na mesma tarde), o Grêmio garantiu as suas duas primeiras vitórias, vencendo ambas por 1 a 0.24 Em 20 de julho de 1904, o uniforme foi mudado para um modelo metade azul metade preto.
Sem estádio, os treinos nos anos inicias eram realizados na várzea do Gravataí (local do atual Aeroporto Salgado Filho), na várzea da Redenção, perto da Gruta da Glória, no Morro da Polícia e no bairro Floresta.
Em 1904, a direção resolveu construir um estádio próprio. O local escolhido ficava no bairro Moinhos de Vento, próximo do Prado da Independência e do clube Tiro Alemão (onde atualmente localiza-se o clube Caixeiros Viajantes).
A área pertencia a Hemetério Mostardeiro (família que possuía a maior parte das terras da região e dava nome informal ao local: Mato Mostardeiro), herdada de seu pai, Antônio José Gonçalves Mostardeiro.
Tradicionalmente, era um local frequentado por famílias ricas da Capital.
Com um empréstimo junto ao Brasilianische Bank Für Deutschland, o clube comprou a propriedade dos Mostardeiro por dez contos de réis.
O jogo de inauguração ocorreu em agosto de 1904 entre duas formações do próprio clube. Em abril de 1911, após vender títulos a sócios por cinquenta mil-réis, o Grêmio comprou mais uma quadra dos Mostardeiro e expandiu o "Fortim da Baixada"; o novo pavilhão, apelidado de Pombal, ficou pronto em outubro de 1912.
Em 1918, este pavilhão foi reformado e tornou-se a primeira sede própria do clube.
A primeira competição disputada foi a Taça Wanderpreiss, com a primeira edição em 6 de março de 1904, vencido pelo Grêmio contra o Fussball Club Porto Alegre.
A tradição, portanto, começou a se criar. Alguns anos depois, em 18 de julho de 1909, o primeiro jogo contra o Sport Club Internacional, que mais tarde se tornaria o seu arquirrival, foi disputado, com vitória de 10 a 0 para os tricolores.
No ano seguinte, foi criada a 1ª Liga de Clubes de Porto Alegre, por ideia vinda do Grêmio. Posteriormente, foi realizado o Campeonato Citadino de Porto Alegre, o qual o Tricolor venceu ininterruptamente de 1911 a 1915.
Mesmo amador, o clube já jogava contra equipes de outros estados, ou até mesmo países.
 De acordo com os registros do Memorial Hermínio Bittencourt, em 1913 o primeiro negro, Antunes, atuou pela equipe.
Em 1952, o Grêmio contratou pela primeira vez em sua história um atleta negro, Tesourinha. O jogador veio do Vasco.
Contudo, na década de 1910, já havia jogadores afrodescendentes no clube, porém, não de forma oficial: Antunes (1912)31, Adão Lima (de 1925 a 1935), Hélio e Mário Carioca (ambos na década de 1940) e Hermes da Conceição (1947 a 1950), já haviam jogado no Tricolor, anteriormente.
Mais parece que os gremistas não gostam de negros, de crioulos, de mulatos, cafuzos, pardos, etc e tal, comoveremos na reportagem abaixo:
Torcedora que chamou Aranha de "macaco" prestará depoimento na 5ª
A torcedora do Grêmio flagrada ao gritar "macaco" para o goleiro Aranha, do Santos, no jogo pela Copa do Brasil, na semana passada, vai prestar depoimento na quinta-feira (4), conforme informou o delegado Herbert Ferreira, titular da 4ª Delegacia de Polícia responsável pelas investigações. Dois homens serão ouvidos ainda nesta terça-feira (2). De acordo com a Polícia Civil, os três podem ser indiciados por injúria racial qualificada.
A jovem Patrícia Moreira, de 22 anos, contratou um novo advogado, segundo o delegado Herbert. O profissional ligou para a delegacia na noite desta segunda-feira (1) e confirmou o depoimento da garota para quinta  (4). Guilherme Rodrigues Abrão, que havia feito contato para fazer a defesa dela no caso voltou atrás.
Dois seguranças do Grêmio e um ex-integrante da torcida Geral já foram ouvidos. Porém, o delegado Herbert entende que os depoimentos não foram tão esclarecedores. Imagens das câmeras da Arena, entregues pelo clube, ainda estão sendo analisadas. “Ajudam bastante na investigação. Realmente, a menina tem a imagem mais contundente. Não precisa nem de leitor labial. Mas o Aranha foi bem enfático no depoimento, disse que outras pessoas também gritaram”, afirma Herbert.
Segundo a polícia, quatro pessoas já foram identificadas por atos racistas na partida. Destas, três foram intimadas a prestar depoimento. O delegado, no entanto, não descarta que o número de envolvidos nos xingamentos possa chegar a seis.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva e suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, na próxima quarta-feira (3), até que o caso seja julgado. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0.
O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.
MAIS COMO FUTEBOL NÃO É COISA SERIA, NÃO VAI DAR EM NADA PARA O ANIVERSARIANTE DE HOJE:

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense , O  Grêmio.