sexta-feira, 12 de setembro de 2014

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO.

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO.: CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO. Vou explicar algo sobre tatuagens em geral através dos Tempos, dos milênios, dos séculos, dos ...

CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO.


CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO.

Vou explicar algo sobre tatuagens em geral através dos Tempos, dos milênios, dos séculos, dos anos, a saber:
1-     É uma das formas de modificação do corpo, uma alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas, que no futuro poderá trazer sérios problemas de saúde tanto corporal, quanto mental, ao seu portador;
2-     São desenhos feitos na pele humana para permanecer teoricamente para o resto da vida da criatura o que a tolhe se um dia quiser tira-la, pois mesmo com os métodos modernos as cicatrizes são horríveis, marcas horrorosas;
3-     É um ato pagão – exegese do grande Maimônides, filósofo, religioso, codificador rabínico, médico, que escreveu “dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo e é o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo”.
Moisés Maimônides nasceu em Córdoba, Espanha de hoje, em 30 de março de 1135 e faleceu no Cairo em 13 de dezembro de 1204. O livro ‘Guia dos Perplexos’, em hebraico Moreh Nevuchim, obra busca conciliar as doutrinas do judaísmo com a lógica aristotélica e filosófica, é notável.
4-     Uma das mais importantes deusas do paganismo é sem duvida nenhuma Afrodite, que para os gregos era a deusa do amor, da beleza, do prazer e da procriação. Sua equivalente romana é a deusa Vênus. Fazia parte do seu culto a Aphrodisia, um festival anual realizado na Grécia. “Fontes textuais mencionar explicitamente festivais em Corinto e em Atenas, onde as muitas prostitutas que residiam nestas cidades comemoravam o festival como um meio de adorar a sua deusa padroeira”. No templo de Corinto, um importante porto grego, onde tinha um templo de Apolo, prestavam serviço por volta de “ mil sacerdotisas que aos finais de tarde desciam até a cidade e vendiam seus corpos, sendo assim, elas cultuavam dessa maneira o sexo” e mais, como afirma Thomas Bulfinch, em sua “The Age of Fable” - Histórias de Deuses e Heróis – havia, também, os “escravos sagrados”, os prostitutos, que se dedicavam as mesmas praticas de adoração sexual das mulheres citadas.
Sabe-se que esses ‘ escravos sagrados’, para poder serem facilmente reconhecidos, eram  tatuados.
O que torna sem duvida a tatuagem parte dos ritos sagrados dos deuses pagãos.
5-     Pelo acima descrito, e por ter sido muito usada pelos marinheiros dos séculos XVIII, XIX e começo do XX, tempos onde corriam soltas estórias de homossexualidade entre eles-  ver grumetes na Esquadra de Lord Nelson – a tatuagem foi associada ao homossexual.
6-     No judaísmo, baseado no livro de Levítico do Torah (19:28),  é proibido se tatuar por ser ela “parte da proibição geral de modificações do corpo (com a exceção do ritual da circuncisão) que não sejam feitas por razões médicas” e pela “ associação da tatuagem com o Holocausto e com os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao fato dos prisioneiros serem tatuados para identificação, fez com que a tatuagem seja vista com um nível maior de repulsa dentro da religião”.
7-     No cristianismo “a Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa Adriano I), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no próprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus”.
“Os Cavaleiros de São João de Malta, os Cruzados,  tinham o costume de fazer tatuagens em seus membros”, dai que no processo de liquidação da Ordem em 1312, Felipe, o Belo, Rei de França de 1285 ate 1314, os acusou de práticas homossexuais.
Contudo “Não ha proibição por parte da Igreja Católica contra as tatuagens, elas não são considerada sacrilégio, blasfêmia ou obscena”, apesar de “maioria dos cristãos não vê problemas com a prática, enquanto uma minoria usa a visão dos Hebreus contra as tatuagens baseado no livro de Levítico da Bíblia”.
8-     No islamismo os “muçulmanos sunitas acreditam que se tatuar é um pecado, pois isso envolve em mudar a criação de Alá (Surah 4 Verso 117-120).No entanto existem opiniões diferentes entre os sunitas do porque as tatuagens serem proibidas. Os xiitas,  o segundo maior ramo de crentes do Islão, não se opõem.


Os “nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), continuam se tatuando  em rituais ligados a religião”, mas os seus deuses são outros.
Na “arqueologia existem muitas provas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C.”, mas os seus deuses eram outros.
No Japão os membros da Yakuza, a maior organização criminosa japonesa de todos os tempos que ainda tem seus tentáculos pelo mundo, são super-tatuados, o que torna a tatuagem marginal, criminosa.  
Bem.
Eu não tenho nada haver com isso, com quem quer ou já se tatuou, mas é minha obrigação alertar as pessoas sobre certas atitudes que elas tomam em relação ao Divino, da ‘CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO’, com muito cuidado já que eu não sou o dono da verdade.
Mais se sabe pela Tradição Católica, pela Bíblia dos protestantes, e pelo senso comum, que ninguém serve a dois senhores.
Em relação ao Divino as coisas são pão, pão, queijo, queijo, são muito simples, ou é ou não é.
Na Bíblia o dinheiro é o deus Mamon, derivado do Hebraico "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro", representa o terceiro pecado, a Ganância e da Avareza, também o devorador de almas, e é um dos príncipes do Inferno.
Mamon, "Besta que domina o mundo", é filho de Lúcifer e Lilith, o fruto primogénito do casal que governa os Infernos.
Meio irmão de Caim que nasceu da relação sexual entre Lúcifer e Eva, e de Asmodeus que nasceu da relação entre Lilith e Adão.
No caso em questão fico com o’ devorador de almas, e um dos príncipes do Inferno’, pois todos os Demônios, dos príncipes aos de menor escalão, são devoradores de homens, de mulheres, e de suas almas.
Daí o ensinamento de Jesus Cristo que esta descrito no Evangelho de Mateus, capitulo 6, versículo 24:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.
Os judeus sabiam, e sabem bem ate os dias de hoje, o que era servir a outros deuses, os deuses dos povos que eles deveriam ter destruído na época da entrada na Terra Prometida e não fizeram, por isso Jesus ao falar ‘riqueza’ estava se referindo mesmo ao acumulo de bens materiais, bens esses que na maioria das vezes são adquiridos por força da ‘ Ganância’ e acumulado por força da ‘ Avareza’.
E quem é o deus da Ganância e da Avareza?
O deus Mamon.
Muitas pessoas para se darem bem na vida fazem concessões espirituais que nem imaginam que estão fazendo, outras, ao contrario, são pra lá de conscientes  dos seus atos.
Se tatuar é uma das concessões, e porque eu digo isso?
Porque muitas das figuras que são escolhidas para serem tatuadas são demoníacas, ou seja, o dragões, serpentes, anjos caídos, figuras mitológicas, Adão e Eva, Estrela crescente, misturadas aos tribais, ou frases  que incentiva a violência como “ o que não me mata me faz mais forte” em vários idiomas, inclusive em  hebraico ("מה שלא הורג אותי מחשל אותי"), não importando que ao tatua-los está os cultuando.
Muitas dessas frases são declarações de fé em deuses que o tatuado nem sabe que existe, ou se sabe, o mal que ele pode lhe fazer.
A mistura de desenhos profanos, demoníacos, tribais, com Cruz, Jesus, Maria, santas e santos católicos, Pomba do Espirito Santo, Terço, Sagrado Coração de Jesus, Versos do Alcorão, é comum, o que aos meus olhos é uma barbaridade.
Mandala com a Cruz de Cristo chega a ser brincadeira.
As pessoas tatuadas nem imaginam o conflito espiritual que esses desenhos misturados trazem.
Quando vejo jogadores de futebol com a palavre FÉ, com os ditos Deus é Fiel, Jesus é o Senhor, Só Jesus Salva, e assemelhados, Cruz de Cristo, tatuados no corpo, principalmente nos braços, tenho calafrios.
Quando eles ainda têm em seus corpos tatuados os famosos tribais, ai mesmo que meu espirito suspira.
Muitos afirmam que é para “Proteção, fé...independente de religião”, e eu tenho vontade de gritar um “ ESSE CONCEITO NÃO EXISTE” essa “ CONCEPÇÃO ESTÁ ERRADA”.
“Ninguém pode servir a dois senhores”, ou você serve ao Divino ou as Forças Profanas e ou demoníacas.
Não tem jeito.
Ou é pão, pão, queijo, queijo, ou você está literalmente ferrado com um dos dois, com o Divino ou com o Profano, e ponto final.
Esta estória de “proteção” é converse, pois como duas forças antagônicas, contrárias, rivais, que lutam pelo domínio de uma criatura podem ‘proteger’ essa mesma criaturas?
Não podem.
Há conflito de interesses.
Uma puxa para o lado esquerdo e o outro para o direto e ai só sobra a CONFUSÃO.
Eu nem quero entrar no item ‘religião’ porque senão essa analise vai passar a ser um verdadeiro sermão, um sermão estilo Padre Antônio Vieira.
O que afirmo é que o senso comum já nos revela que tatuar é criar uma tremenda CONFUSÃO ENTRE O PROFANO E O DIVINO.
Depois de tudo der errado em suas vidas não reclame, pois fizeram concessões, concessões essas que nem sabem aquém foram feitas.
Entenderam?


Jorge Eduardo Fontes Garcia
Dr. h.c. por Mérito Eclesiástico.
Bacharel em Filosofia Eclesiástica 
Biblicista
Pensador cristão.

São Paulo, Brasil
Na Rua Piauí
12 de setembro de 2014.


P.S.: Já vi tatuagens que o desenho era baseado na figura de Mamon criada pelos desenhistas da Idade Media, bem como outros baseados nos príncipes do Inferno.