quinta-feira, 21 de agosto de 2014

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Aniversario do Club de Regatas Vasco da Gama- uma ...

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS: Aniversario do Club de Regatas Vasco da Gama- uma ...:  Uma homenagem a Dona Guilhermina do Alto Jequitibá, professora e vascaína.   EFEMÉRIDES  - o Club de Regatas Vasco da Gama No di...

Aniversario do Club de Regatas Vasco da Gama- uma homenagem a Dona Guilhermina - autor: Jorge Eduardo Fontes Garcia

 Uma homenagem a Dona Guilhermina do Alto Jequitibá, professora e vascaína.  

EFEMÉRIDES  - o Club de Regatas Vasco da Gama

No dia 21 de agosto de 1898 foi fundado o tradicionalíssimo Club de Regatas Vasco da Gama, o Vascão, o Gigante da Colina.
 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes, reuniram-se numa sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, localizado no Bairro da Saúde, e fundaram o que a principio seria um clube de remo, esporte considerado vital para a mocidade daquele tempo, como hoje são as academias de musculação.
Ata de fundação registrava:
Aos 21 dias do mês de Agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde numero 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como 1o. e Henrique Ferreira como 2o., declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o titulo de Club de Regatas Vasco da Gama (…)

Chamo atenção, como luso descendente que sou, que a “base era em grande parte formada por comerciantes e assalariados portugueses”
Meu tio-avô, Manoel Dias Garcia, que também usava o Fontes Garcia, em outros tempos, figurava em uma das plaquinhas colocadas na entrada do Campo de São Januário.
Nestas placas estavam escritos os nomes dos beneméritos do Club.
Mas voltemos a fundação:
Comemoravam-se os 400 anos da chegada de naus portuguesas a
Kappad, ou Kappakadavuu, uma praia próxima a Calicute, no atual estado indiano de Kerala, ou seja, as Índias - 20 de Maio de 1498 – onde ate hoje existe um pequeno monumento  com a inscrição "Vasco da Gama desembarcou aqui, Kappakadavu, no ano 1498." 
Portanto, o Club não poderia ter outro nome a não ser o de Vasco da Gama, que em vida foi  Conde da Vidigueira, Almirante – mor do Reino de Portugal, Almirante dos mares da Índia, Segundo Vice-Rei da Índia.
O Vasco já nasceu grande, pois dois meses depois de sua fundação já contava com mais de “trezentos sócios, o suficiente para solicitar para disputa dos campeonatos de remo”.
Em 7 de novembro de 1898 , o Vasco solicitava a sua inscrição oficial na União de Regatas Fluminense para poder concorrer nos campeonatos a modalidade, tão em voga, no Balneário do Rio de Janeiro, a Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil.
Seu uniforme era camisa preta cruzada por uma faixa branca e a Cruz de Cristo sobre o coração.
Um Club com a Cruz de Cristo sobre o coração só podia ser grande.
“A Cruz, a mesma que levou a bênção cristã aos povos da Índia, a faixa branca simbolizando o estandarte que Vasco da Gama recebeu de D. Manuel, o Venturoso, e a camisa negra representando os mares obscuros navegados pelas caravelas do navegador”.
Que maravilha.
“Em 24 de novembro de 1905, o clube conquistou o primeiro Campeonato Carioca de Remo, numa competição que contou com o presidente Rodrigues Alves entre os assistentes”.
“Já no ano seguinte o Vasco sagrou-se bicampeão”.
“Até 2012, o clube venceu o campeonato de remo um total de 46 vezes”.

Em 1913, de uma seleção de jogadores de times de Lisboa (Clube Internacional, Sporting Clube de Lisboa e Sport Clube Império)  veio jogar no Rio de Janeiro e ganharam do Botafogo Football Club por 1x0.
Alguns membros da então próspera, poderosa, rica, influentíssima, Colônia Portuguesa do Rio de Janeiro, resolveram criar Clubes de Futebol, e nasceram o Centro Esportivo Português, o Lusitano ( o Luso)  e o Lusitânia Futebol Clube.
Com o tempo houve a fusão do Lusitânia Futebol Clube com o Club de Regatas Vasco da Gama, celebrada em 26 de novembro de 1915, um fato histórico que os remadores fundadores desaprovaram.
Com a organização do Departamento de Futebol, em 3 de maio de 1916, na terceira divisão, o Vasco fez sua estreia contra Paladino Foot-Ball Club, cuja sede esportiva era  na rua Senador Soares, no bairro de Aldeia Campista, sub-bairro de Vila Isabel, onde existia a  Fábrica Confiança , prédio atualmente ocupado pelo Extra Hipermercados.
E o Vascão perdeu de 10 x1.
Em 1921 o Vasco voltou a conquistar o campeonato carioca de remo.
Em 1922, ainda sem campo próprio, aluga um estádio na Rua Morais e Silva, na Tijuca, mas nesse mesmo ano, o Vasco conseguiu o primeiro título ao ganhar a série B da Primeira Divisão, o que lhe abriu a possibilidade de jogar na Primeira Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT)”
A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) foi uma entidade do futebol do Rio de Janeiro, a qual realizou o campeonato carioca de 1924, vencido pelo Vasco da Gama.
A LMDT continuou organizando campeonatos estaduais até 1932. Embora esses campeonatos sejam formalmente estaduais, a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não os lista na cronologia oficial do Campeonato Carioca. Eis os campeões:
1925: Engenho de Dentro Athletico Clube
1926: Modesto Football Club
1927: Modesto Football Club
1928: Sport Club América
1929: Sport Club América
1930: Grêmio Sportivo Santa Cruz
1931: Oriente Atlético Clube
1932: Sport Club Boa Vista
A campanha do Vasco foi excelente, com onze vitórias, dois empates e uma derrota, sagrando-se assim campeão do Campeonato Carioca de Futebol de 1923.
Em 1923, inicia-se na elite da primeira divisão do futebol e Vasco surpreenderia vencendo o Botafogo por 3 a 1.
Na época não havia jogadores afrodescendentes, já que o Foot-Ball , o famoso Esporte Bretão, era um esporte da Elite, e o exemplo máximo era  Fluminense Football Club, fundado pelo anglo-brasileiro Oscar Alfredo Cox  que tinha voltado da Suíça, onde estudou e aprendeu a gostar de futebol, na Rua Marquês de Abrantes, 51 – então residência de Horácio da Costa Santos – no dia  21 de julho de 1902, no então para lá de aristocrático Bairro do Flamengo, não se pode esquecer que somente  13 anos antes a princesa Imperial e o Conde d’Eu deixaram de residir no bairro, no Palácio Izabel, hoje Palácio Guanabara, por força da proclamação da Republica. .
Já o time do Vascão era composto de negros, mulatos, brancos oriundos da classe operária, portugueses, numa total integração.
“A equipe campeã de 1923 era integrada por vários jogadores negros, como o chofer de táxi Nelson da Conceição, o estivador Nicolino, o pintor de parede Ceci e o motorista de caminhão Bolão, além de quatro brancos analfabetos”.
Vasco, na primeira divisão, foi campeão de 1923.
O Vasco tinha seu estádio campo do Andaraí, que depois se tornou o  Estádio Wolney Braune, também conhecido como Estádio do Andaraí,  campo do América Football Club, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi.
O Vasco decidiu construir o seu próprio estádio, e local escolhido para a construção foi a chácara de São Januário, que fora um presente de Dom Pedro I à Marquesa de Santos.
Em pouco tempo foram arrecadados Cr$ 690.895,00,5 o suficiente para a compra área de 65.445m².
Outra campanha foi organizada e  foram arrecado mais aproximadamente Cr$ 2.000,000, que puderam construir o estádio.
“A Pedra Fundamental foi dada em 6 de junho de 1926, quando da assinatura do então prefeito do Distrito Federal, Alaor Prata. Para a construção foi chamada a firma Cristiani & Severo”.
“O arquiteto português Ricardo Severo foi nomeado responsável pelo projeto do estádio”.
Em 21 de abril de 1927 é inaugurado o Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, com a presença do Presidente Washington Luís, o mesmo que havia negado a autorização para importação de cimento belga - já utilizado no Jockey Club- para a construção dessa monumental obra, cuja “fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”.
 Vasco ao inaugurar o então maior estádio do Brasil, perdeu para o Santos Futebol Clube, então um potencia, por 5 a 3.
Para compensar os vascaínos, naquele ano o time impôs a maior goleada já sofrida pelo Fluminense: 6x0.
A trajetória vitoriosa do Gigante da Colina no futebol:  
1922- Rio de Janeiro Campeonato Carioca da 2ª Divisão
1923 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1924 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1925 - Não houve títulos
1926 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1927 - Não houve títulos
1928 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1929 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1930 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1931 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1932 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1933 - Não houve títulos
1934 -Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1935 - Não houve títulos
1936 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1937 - Rio de Janeiro São Paulo Copa dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo
1938 e 1939- Não houve títulos
1940 - Brasil Torneio Luís Aranha
1941 - Não houve títulos
1942 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1943 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1944 - Profissional
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
Categorias de base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1945:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
1946 :
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
1947:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
1948: Sulamericano
Campeonato Sul-Americano de Campeões
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1949
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1950 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1951 - Não houve títulos
1952 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1953:]
Brasil Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro
Brasil Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer
Chile Torneio Internacional de Santiago
1954: Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1955 - Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio de Juvenis (Sub-20)
1956 -  Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1957:
França Torneio de Paris
Chile Torneio Internacional de Santiago
Peru Torneio Quadrangular de Lima
Espanha Troféu Teresa Herrera
1958:
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1959 - Não houve títulos
1960 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infanto-Juvenil (Sub-16)
1961 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1962 - Não houve títulos
1963 -México Torneio Pentagonal do México
1964 :
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Pará Torneio Francisco Vasques
1965 :
Profissional
Brasil Torneio Internacional IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Pernambuco Torneio Cinquentenário da Federação Pernambucana de Futebol
Categorias de Base
Rio de Janeiro Quadrangular de Juvenis da Marinha (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infanto-Juvenil (Sub-16)
1966:
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Taça Raul Guimarães
1967 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1968 - Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro de Dente-de-Leite (Sub-07)
1969 - Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Década 1970[editar | editar código-fonte]
1970 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1971- Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1972 - Rio de Janeiro Taça José de Albuquerque
1973 :
Rio de Janeiro Troféu Pedro Novaes
Cidade do Rio de Janeiro Torneio Erasmo Martins Pedro
1974:
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Rio de Janeiro Taça Oscar Wright da Silva
1975 - Rio de Janeiro Taça Danilo Leal Carneiro
1976 :
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Espírito Santo (estado) Torneio Governador Heleno Nunes
1977:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Manoel do Nascimento de Vargas Netto
Santa Catarina Torneio Imprensa de Santa Catarina
1978 - Não houve títulos
1979 :
Espanha Torneio Cidade de Sevilla
Espanha Troféu Festa de Elche
1980 :
Espanha Troféu Colombino
Rio de Janeiro Taça Gustavo de Carvalho
Amazonas Torneio José Fernandes
Minas Gerais Torneio João Havelange
1981:
Profissional
Portugal Torneio Ilha de Funchal
Rio de Janeiro Taça Ney Cidade Palmeiro
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
1982 :
Profissional
Uruguai Torneio de Verão
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Maranhão Torneio João Castelo
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
1983:
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
1984:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Brazil Region Sul.svg Copa Brasil-Sul-Sudeste Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
1985:
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
1986:
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Minas Gerais Torneio Cidade de Juiz de Fora
1987:
Profissional
Espanha Troféu Ramón de Carranza
Estados Unidos Copa Ouro
Estados Unidos Copa TAP
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Minas Gerais Torneio Cidade de Juiz de Fora
Categorias de Base
Brasil Taça Pelé Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Torneio Álvaro Bragança Infantil (Sub-15)
1988:
Profissional
Espanha Troféu Ramón de Carranza
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Taça Brigadeiro Jerônimo Bastos
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
 Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Taça Pelé Infantil (Sub-15)
1989 :
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Espanha Troféu Ramón de Carranza
França Torneio Cidade de Metz
Categorias de Base
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Década 1990[editar | editar código-fonte]
1990 :
Profissional
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Adolpho Bloch
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa do Brasil Mirim (Sub-13)
1991 :
Profissional
Gabão Torneio da Amizade
Categorias de Base
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Carlinhos Maracanã de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Mirim (Sub-13)
1992 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Copa Rio
Categorias de Base
Brasil Copa São Paulo de Futebol Junior (Sub-20)
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Infantil (Sub-14)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Pré-Mirim (Sub-11)
1993 :
Profissional
Espanha Troféu Cidade de Barcelona
Espanha Troféu Cidade de Zaragoza
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Copa Rio
São Paulo Torneio João Havelange
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
Santa Catarina Torneio Cidade de Itajaí Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Infantil (Sub-14)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
1994 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Pré-Infantil (Sub-14)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
1995:
Profissional
Espanha Troféu Cidade de Palma de Mallorca
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1996 :
Categorias de Base
Terra.png Mundialito da Venezuela Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1997:
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Itália Troféu Bortolotti
Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Brasil Taça Pelé Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1998:
Profissional
Copa Libertadores da América
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-20
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-17
Terra.png Mundialito de Futebol Sub-15
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-15
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Copa do Café Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1999:
Profissional
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-20
Minas Gerais Copa Uberlândia Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Década 2000[editar | editar código-fonte]
2000:
Profissional
CONMEBOL - Mercosur Cup.svg Copa Mercosul
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
2001:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Mundialito do Japão de Juniores (Sub-20)
Angola Copa Fesa de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
2002 :
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
2003:
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Torneio Início JS de Dente-de-Leite (Sub-07)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Dente-de-Leite (Sub-07)
2004:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Copa Jornal dos Sports de Dente-de-Leite (Sub-07)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Dente-de-Leite (Sub-07)
2005 :
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Mirim (Sub-13)
2006 :
Categorias de Base
Santa Catarina Taça Saudades de Juvenis (Sub-17)
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
2007 :
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Etapa da Manchester United Premier Cup Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Copa Nike/RJ Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Quadrangular de Piabetá Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Torneio de Futebol AZ Sports/Celso Gol Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Dente-de-Leite (Sub-07)
2008 :
Categorias de Base
Brasil Copa do Brasil Sub-17
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil ESCUP 2008_1 Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Vasco da Gama Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Unimed Dente-de-Leite (Sub-07)
2009 :
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série B
Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Espírito Santo (estado) Taça Cidade do Verde Juvenil (Sub-17)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Taça Rio Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Fraldinha (Sub-09)
Rio de Janeiro Taça Rio Fraldinha (Sub-09)
Rio de Janeiro Copa Zico Verão Fraldinha (Sub-09)
Década 2010[editar | editar código-fonte]
2010 :
Profissional
Santa Catarina Copa da Hora
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Super Copa Cidade de Valença Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Espírito Santo (estado) Copa Vila Velha Guri Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Cidade Verde Mirim (Sub-12)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Mangaratiba Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Torneio Início JS de Dente-de-Leite (Sub-07)
2011:
Profissional
Brasil Copa do Brasil
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Terra.png Mundialito Lisboa Cup Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
2012 :
Categorias de Base
Espírito Santo (estado) Torneio do Trabalhador de Juniores (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Torneio Guilherme Embry Infantil (Sub-15)
Espírito Santo (estado) Troféu Cidade de Santa Tereza Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Eletrodil Mirim (Sub-13)
2013 :
Categorias de Base
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Torneio Guilherme Embry Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
2014 :
Categorias de Base
Brasil ESCUP (Sub-15)
Terra.png Mundialito IBERCUP Costa del Sol - Série Prata (Sub-14)
Brasil ESCUP (Sub-13)
Rio de Janeiro Troféu Antônio Soares Calçada Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Festival Terrana de Futebol Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Festival Terrana de Futebol Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Copa Cidade Verde Pré-Mirim (Sub-10)
Mundialito Go Cup Fraldinha (Sub-09)

Não vou aqui listar os campeonatos vencidos em outras modalidades esportivas, só o remo, esporte que deu origem a agremiação da Colina:

Regata Internacional de Gondomar (Portugal): (1999 e 2000).
Regata Internacional de San Diego (Estados Unidos): 1999.
Regata Internacional 500 Anos do Descobrimento do Brasil: 2000.
Campeonato Sul-Americano - 4 Sem: (1954, 1986 e 1988).
Campeonato Sul-Americano - 4 Com: 1954.
Campeonato Sul-Americano - 8 Com: 1945.
Campeonato Sul-Americano Master - Double Skiff: 2010.
Campeonato Sul-Americano Master - 2 Sem: 2010.
I Jogos Luso-Brasileiros: 1960.
Campeonato Brasileiro Masculino: (1987, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2007, 2008 e 2009).
Campeonato Brasileiro Feminino: (2005 e 2007).
Campeonato Brasileiro Master: 2012.
Campeonato Brasileiro de Seniors A: (1987, 1999, 2001 e 2002).
Campeonato Brasileiro de Seniors B: 1999.
Campeonato Brasileiro Peso Leve: (1998, 1999, 2001 e 2002).
Campeonato Brasileiro Indoor Master Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor S23 Masculino: 2013.
Troféu Brasil de Remo: (1987, 1998, 2000, 2001,2002, 2007, 2008 e 2009).
Troféu Brasil Unificado: (2007, 2008, 2009).
Troféu Brasil Sênior: 1987.
Troféu Amador: 1922.
Troféu Remador: (1922, 1926, 1927, 1928, 1929 e 1930).
Troféu Eficiência: (1998, 1999 e 2008).
Campeonato Carioca de Remo: (1905, 1906, 1912, 1913, 1914, 1919, 1921, 1924, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1961, 1970, 1982, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002Cscr-featured.png, 2005, 2007, 2008).
Campeonato Carioca de Seniores: (1930, 1931, 1932, 1963, 1968, 1969, 1970, 1985, 1986, 1997, 1998, 1999 e 2009).
Campeonato Carioca Seniores A: (2005, 2007 e 2008).
Campeonato Carioca Seniores B: (2005, 2007 e 2008).
Campeonato Carioca Master: (2009 e 2013).
Campeonato Carioca de Veteranos: (1975, 1976, 1996 e 1998).
Campeonato Carioca Peso Leve: (1987, 1998, 2007, 2008, 2009 e 2010).
Campeonato Carioca Peso Leve (S23): (2009 e 2011).
Campeonato Carioca Feminino: (1993, 1999, 2005 e 2007).
Circuito Poder Marítimo (Escaler Misto): (2012 e 2013Cscr-featured.png).
Copa Pinheiros de Single Skiff Sênior Feminino: 2009.
Festival de Remo de Campos dos Goytacazes: (2005 e 2010).
Regata Fita Azul: (1970 e 1988).
Regata Remo do Futuro: (2010_2, 2013_1, 2013_2, 2013_3, 2014_1 e 2014_2).
Regata da Escola Naval: (1989, 1990, 1991, 1993, 1997, 1998, 1999, 2002, 2008, 2010 e 2013).
Regata Corpo dos Fuzileiros Navais: 2013.
Regata do Colégio Naval (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Amazônia Azul (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Baía da Guanabara (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Poder Marítimo (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Almirante Gastão Motta (Escaler Misto): 2012.
Regata Batalha Naval do Riachuelo (Escaler Misto): 2013.
Prova Clássica Jardim Botânico: (1904, 1906, 1925 e 1926).
Prova Clássica Sul América: (1904 e 1907).
Prova Clássica Prefeitura Municipal: 1907.
Prova Clássica Conselho Municipal: (1912, 1927, 1928, 1929 e 1930).
Prova Clássica Júlio Furtado: (1912, 1913, 1916, 1920, 1923 e 1925).
Prova Clássica Dr. Pereira Passos: (1919, 1926, 1929, 1936, 1937, 1945 e 1946).
Prova Clássica Comandante Midosi: (1919, 1926, 1927, 1928, 1929, 1930, 1938, 1941, 1945 e 1948).
Prova Clássica Estímulo: (1922, 1923 e 1925).
Prova Clássica América do Sul: (1923 e 1926).
Prova Clássica Paulo de Frontin: (1924 e 1926).
Prova Clássica Antunes Figueiredo: (1927, 1929, 1930, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1944, 1945, 1946 e 1947).
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal: (1930, 1935, 1936, 1937, 1940, 1945 e 1948).
Prova Clássica Estados Unidos do Brasil: (1931 e 1936).
Prova Clássica Federación Uruguaya de Remo: (1935, 1936, 1943 e 1944).
Prova Clássica Gustavo Meyer: (1937 e 1939).
Prova Clássica Dr. Luis Aranha: (1938, 1940 e 1945).
Prova Clássica XV de Novembro: (1940 e 1941).
Prova Clássica Montevideo Rowing Clube: (1941 e 1946).
Prova Clássica Marinha Mercante do Brasil: (1941, 1944 e 1946).
Prova Clássica Eficiência: (1941, 1943, 1944, 1945, 1946 e 1947).
Prova Clássica Joaquim Carneiro Dias: (1944, 1945 e 1948).
Prova Clássica Imprensa Carioca: (1944, 1945, 1947 e 1948).
Prova Clássica Departamento de Educação Física da Marinha: (1944 e 1948).
Prova Clássica Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho: 1944.
Prova Clássica Jockey Clube do Brasileiro: (1944, 1946 e 1948).
Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth: 1945.
Prova Clássica Governador Benedito Valadares: 1945.
Prova Clássica José Agostinho Pereira da Cunha: (1945 e 1947).
Prova Clássica Firmo Freire: 1947.
Prova Clássica Gustavo Mercker: 1948.
Prova Clássica Riachuelo: 1948.
Prova de Honra Dr. Francisco Pereira Passos: (1904 e 1906).
Júniores/Aspirantes
Mundial de Remo Indoor Crash-B: 2012.
Campeonato Sul-Americano: 1987.
Campeonato Brasileiro: (1993 e 2005).
Campeonato Brasileiro Indoor Junior A Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor Junior B Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor Junior B Feminino: 2013.
Campeonato Carioca de Aspirantes: (1927, 1929, 1930, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947, 1950, 1951, 1952, 1953, 1956, 1960, 1961, 1968, 1969, 1970, 1982, 1993, 1997, 1998, 2007, 2008 e 2013).
Campeonato Carioca de Juniores A: (2005, 2007, 2008 e 2010).
Campeonato Carioca de Juniores B: 2010.
Copa Pinheiros de Single Skiff Júnior Feminino: 2009.
Infanto-JuvenilEFEMÉRIDES  - o Club de Regatas Vasco da Gama

No dia 21 de agosto de 1898 foi fundado o tradicionalíssimo Club de Regatas Vasco da Gama, o Vascão, o Gigante da Colina.
 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes, reuniram-se numa sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, localizado no Bairro da Saúde, e fundaram o que a principio seria um clube de remo, esporte considerado vital para a mocidade daquele tempo, como hoje são as academias de musculação.
Ata de fundação registrava:
Aos 21 dias do mês de Agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde numero 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como 1o. e Henrique Ferreira como 2o., declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o titulo de Club de Regatas Vasco da Gama (…)

Chamo atenção, como luso descendente que sou, que a “base era em grande parte formada por comerciantes e assalariados portugueses”
Meu tio-avô, Manoel Dias Garcia, que também usava o Fontes Garcia, em outros tempos, figurava em uma das plaquinhas colocadas na entrada do Campo de São Januário.
Nestas placas estavam escritos os nomes dos beneméritos do Club.
Mas voltemos a fundação:
Comemoravam-se os 400 anos da chegada de naus portuguesas a
Kappad, ou Kappakadavuu, uma praia próxima a Calicute, no atual estado indiano de Kerala, ou seja, as Índias - 20 de Maio de 1498 – onde ate hoje existe um pequeno monumento  com a inscrição "Vasco da Gama desembarcou aqui, Kappakadavu, no ano 1498." 
Portanto, o Club não poderia ter outro nome a não ser o de Vasco da Gama, que em vida foi  Conde da Vidigueira, Almirante – mor do Reino de Portugal, Almirante dos mares da Índia, Segundo Vice-Rei da Índia.
O Vasco já nasceu grande, pois dois meses depois de sua fundação já contava com mais de “trezentos sócios, o suficiente para solicitar para disputa dos campeonatos de remo”.
Em 7 de novembro de 1898 , o Vasco solicitava a sua inscrição oficial na União de Regatas Fluminense para poder concorrer nos campeonatos a modalidade, tão em voga, no Balneário do Rio de Janeiro, a Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil.
Seu uniforme era camisa preta cruzada por uma faixa branca e a Cruz de Cristo sobre o coração.
Um Club com a Cruz de Cristo sobre o coração só podia ser grande.
“A Cruz, a mesma que levou a bênção cristã aos povos da Índia, a faixa branca simbolizando o estandarte que Vasco da Gama recebeu de D. Manuel, o Venturoso, e a camisa negra representando os mares obscuros navegados pelas caravelas do navegador”.
Que maravilha.
“Em 24 de novembro de 1905, o clube conquistou o primeiro Campeonato Carioca de Remo, numa competição que contou com o presidente Rodrigues Alves entre os assistentes”.
“Já no ano seguinte o Vasco sagrou-se bicampeão”.
“Até 2012, o clube venceu o campeonato de remo um total de 46 vezes”.

Em 1913, de uma seleção de jogadores de times de Lisboa (Clube Internacional, Sporting Clube de Lisboa e Sport Clube Império)  veio jogar no Rio de Janeiro e ganharam do Botafogo Football Club por 1x0.
Alguns membros da então próspera, poderosa, rica, influentíssima, Colônia Portuguesa do Rio de Janeiro, resolveram criar Clubes de Futebol, e nasceram o Centro Esportivo Português, o Lusitano ( o Luso)  e o Lusitânia Futebol Clube.
Com o tempo houve a fusão do Lusitânia Futebol Clube com o Club de Regatas Vasco da Gama, celebrada em 26 de novembro de 1915, um fato histórico que os remadores fundadores desaprovaram.
Com a organização do Departamento de Futebol, em 3 de maio de 1916, na terceira divisão, o Vasco fez sua estreia contra Paladino Foot-Ball Club, cuja sede esportiva era  na rua Senador Soares, no bairro de Aldeia Campista, sub-bairro de Vila Isabel, onde existia a  Fábrica Confiança , prédio atualmente ocupado pelo Extra Hipermercados.
E o Vascão perdeu de 10 x1.
Em 1921 o Vasco voltou a conquistar o campeonato carioca de remo.
Em 1922, ainda sem campo próprio, aluga um estádio na Rua Morais e Silva, na Tijuca, mas nesse mesmo ano, o Vasco conseguiu o primeiro título ao ganhar a série B da Primeira Divisão, o que lhe abriu a possibilidade de jogar na Primeira Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT)”
A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) foi uma entidade do futebol do Rio de Janeiro, a qual realizou o campeonato carioca de 1924, vencido pelo Vasco da Gama.
A LMDT continuou organizando campeonatos estaduais até 1932. Embora esses campeonatos sejam formalmente estaduais, a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não os lista na cronologia oficial do Campeonato Carioca. Eis os campeões:
1925: Engenho de Dentro Athletico Clube
1926: Modesto Football Club
1927: Modesto Football Club
1928: Sport Club América
1929: Sport Club América
1930: Grêmio Sportivo Santa Cruz
1931: Oriente Atlético Clube
1932: Sport Club Boa Vista
A campanha do Vasco foi excelente, com onze vitórias, dois empates e uma derrota, sagrando-se assim campeão do Campeonato Carioca de Futebol de 1923.
Em 1923, inicia-se na elite da primeira divisão do futebol e Vasco surpreenderia vencendo o Botafogo por 3 a 1.
Na época não havia jogadores afrodescendentes, já que o Foot-Ball , o famoso Esporte Bretão, era um esporte da Elite, e o exemplo máximo era  Fluminense Football Club, fundado pelo anglo-brasileiro Oscar Alfredo Cox  que tinha voltado da Suíça, onde estudou e aprendeu a gostar de futebol, na Rua Marquês de Abrantes, 51 – então residência de Horácio da Costa Santos – no dia  21 de julho de 1902, no então para lá de aristocrático Bairro do Flamengo, não se pode esquecer que somente  13 anos antes a princesa Imperial e o Conde d’Eu deixaram de residir no bairro, no Palácio Izabel, hoje Palácio Guanabara, por força da proclamação da Republica. .
Já o time do Vascão era composto de negros, mulatos, brancos oriundos da classe operária, portugueses, numa total integração.
“A equipe campeã de 1923 era integrada por vários jogadores negros, como o chofer de táxi Nelson da Conceição, o estivador Nicolino, o pintor de parede Ceci e o motorista de caminhão Bolão, além de quatro brancos analfabetos”.
Vasco, na primeira divisão, foi campeão de 1923.
O Vasco tinha seu estádio campo do Andaraí, que depois se tornou o  Estádio Wolney Braune, também conhecido como Estádio do Andaraí,  campo do América Football Club, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi.
O Vasco decidiu construir o seu próprio estádio, e local escolhido para a construção foi a chácara de São Januário, que fora um presente de Dom Pedro I à Marquesa de Santos.
Em pouco tempo foram arrecadados Cr$ 690.895,00,5 o suficiente para a compra área de 65.445m².
Outra campanha foi organizada e  foram arrecado mais aproximadamente Cr$ 2.000,000, que puderam construir o estádio.
“A Pedra Fundamental foi dada em 6 de junho de 1926, quando da assinatura do então prefeito do Distrito Federal, Alaor Prata. Para a construção foi chamada a firma Cristiani & Severo”.
“O arquiteto português Ricardo Severo foi nomeado responsável pelo projeto do estádio”.
Em 21 de abril de 1927 é inaugurado o Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, com a presença do Presidente Washington Luís, o mesmo que havia negado a autorização para importação de cimento belga - já utilizado no Jockey Club- para a construção dessa monumental obra, cuja “fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”.
 Vasco ao inaugurar o então maior estádio do Brasil, perdeu para o Santos Futebol Clube, então um potencia, por 5 a 3.
Para compensar os vascaínos, naquele ano o time impôs a maior goleada já sofrida pelo Fluminense: 6x0.
A trajetória vitoriosa do Gigante da Colina no futebol:  
1922- Rio de Janeiro Campeonato Carioca da 2ª Divisão
1923 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1924 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1925 - Não houve títulos
1926 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1927 - Não houve títulos
1928 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1929 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1930 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1931 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1932 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1933 - Não houve títulos
1934 -Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1935 - Não houve títulos
1936 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1937 - Rio de Janeiro São Paulo Copa dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo
1938 e 1939- Não houve títulos
1940 - Brasil Torneio Luís Aranha
1941 - Não houve títulos
1942 - Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1943 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1944 - Profissional
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
Categorias de base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1945:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
1946 :
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
1947:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Torneio Municipal do Rio de Janeiro
1948: Sulamericano
Campeonato Sul-Americano de Campeões
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1949
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1950 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1951 - Não houve títulos
1952 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1953:]
Brasil Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro
Brasil Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer
Chile Torneio Internacional de Santiago
1954: Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1955 - Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio de Juvenis (Sub-20)
1956 -  Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1957:
França Torneio de Paris
Chile Torneio Internacional de Santiago
Peru Torneio Quadrangular de Lima
Espanha Troféu Teresa Herrera
1958:
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Torneio Início do Rio de Janeiro
1959 - Não houve títulos
1960 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infanto-Juvenil (Sub-16)
1961 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1962 - Não houve títulos
1963 -México Torneio Pentagonal do México
1964 :
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Pará Torneio Francisco Vasques
1965 :
Profissional
Brasil Torneio Internacional IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Pernambuco Torneio Cinquentenário da Federação Pernambucana de Futebol
Categorias de Base
Rio de Janeiro Quadrangular de Juvenis da Marinha (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infanto-Juvenil (Sub-16)
1966:
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
Rio de Janeiro Taça Raul Guimarães
1967 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes
1968 - Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro de Dente-de-Leite (Sub-07)
1969 - Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Década 1970[editar | editar código-fonte]
1970 - Rio de Janeiro Campeonato Carioca
1971- Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
1972 - Rio de Janeiro Taça José de Albuquerque
1973 :
Rio de Janeiro Troféu Pedro Novaes
Cidade do Rio de Janeiro Torneio Erasmo Martins Pedro
1974:
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Rio de Janeiro Taça Oscar Wright da Silva
1975 - Rio de Janeiro Taça Danilo Leal Carneiro
1976 :
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Espírito Santo (estado) Torneio Governador Heleno Nunes
1977:
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Manoel do Nascimento de Vargas Netto
Santa Catarina Torneio Imprensa de Santa Catarina
1978 - Não houve títulos
1979 :
Espanha Torneio Cidade de Sevilla
Espanha Troféu Festa de Elche
1980 :
Espanha Troféu Colombino
Rio de Janeiro Taça Gustavo de Carvalho
Amazonas Torneio José Fernandes
Minas Gerais Torneio João Havelange
1981:
Profissional
Portugal Torneio Ilha de Funchal
Rio de Janeiro Taça Ney Cidade Palmeiro
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
1982 :
Profissional
Uruguai Torneio de Verão
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Maranhão Torneio João Castelo
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
1983:
Categorias de Base
Brasil Taça Eficiência (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
1984:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Brazil Region Sul.svg Copa Brasil-Sul-Sudeste Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
1985:
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
1986:
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Minas Gerais Torneio Cidade de Juiz de Fora
1987:
Profissional
Espanha Troféu Ramón de Carranza
Estados Unidos Copa Ouro
Estados Unidos Copa TAP
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Minas Gerais Torneio Cidade de Juiz de Fora
Categorias de Base
Brasil Taça Pelé Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Torneio Álvaro Bragança Infantil (Sub-15)
1988:
Profissional
Espanha Troféu Ramón de Carranza
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Taça Brigadeiro Jerônimo Bastos
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
 Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Taça Pelé Infantil (Sub-15)
1989 :
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Espanha Troféu Ramón de Carranza
França Torneio Cidade de Metz
Categorias de Base
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Década 1990[editar | editar código-fonte]
1990 :
Profissional
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Adolpho Bloch
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa do Brasil Mirim (Sub-13)
1991 :
Profissional
Gabão Torneio da Amizade
Categorias de Base
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Carlinhos Maracanã de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Mirim (Sub-13)
1992 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Copa Rio
Categorias de Base
Brasil Copa São Paulo de Futebol Junior (Sub-20)
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Infantil (Sub-14)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Pré-Mirim (Sub-11)
1993 :
Profissional
Espanha Troféu Cidade de Barcelona
Espanha Troféu Cidade de Zaragoza
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Rio
Rio de Janeiro Copa Rio
São Paulo Torneio João Havelange
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
Santa Catarina Torneio Cidade de Itajaí Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Infantil (Sub-14)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
1994 :
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Pré-Infantil (Sub-14)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
1995:
Profissional
Espanha Troféu Cidade de Palma de Mallorca
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1996 :
Categorias de Base
Terra.png Mundialito da Venezuela Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1997:
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Itália Troféu Bortolotti
Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Taça Rio Juvenil (Sub-17)
Brasil Taça Pelé Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1998:
Profissional
Copa Libertadores da América
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-20
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Guanabara de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-17
Terra.png Mundialito de Futebol Sub-15
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-15
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Copa do Café Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
1999:
Profissional
Rio-SãoPaulo.png Torneio Rio-São Paulo
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-20
Minas Gerais Copa Uberlândia Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Década 2000[editar | editar código-fonte]
2000:
Profissional
CONMEBOL - Mercosur Cup.svg Copa Mercosul
Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
2001:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Mundialito do Japão de Juniores (Sub-20)
Angola Copa Fesa de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
2002 :
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
2003:
Profissional
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Taça Guanabara
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Torneio Início JS de Dente-de-Leite (Sub-07)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Dente-de-Leite (Sub-07)
2004:
Profissional
Rio de Janeiro Taça Rio
Categorias de Base
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Copa Jornal dos Sports de Dente-de-Leite (Sub-07)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Dente-de-Leite (Sub-07)
2005 :
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Mirim (Sub-13)
2006 :
Categorias de Base
Santa Catarina Taça Saudades de Juvenis (Sub-17)
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Pré-Mirim (Sub-11)
2007 :
Categorias de Base
Brasil Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub-17)
Brasil Copa A Gazetinha Infantil (Sub-15)
Brasil Etapa da Manchester United Premier Cup Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Copa Nike/RJ Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Macaé de Futebol Sub-13
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Quadrangular de Piabetá Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Torneio de Futebol AZ Sports/Celso Gol Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Dente-de-Leite (Sub-07)
2008 :
Categorias de Base
Brasil Copa do Brasil Sub-17
Brasil Copa da Juventude Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Infantil (Sub-15)
Brasil Copa Light Mirim (Sub-13)
Brasil ESCUP 2008_1 Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Vasco da Gama Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Unimed Dente-de-Leite (Sub-07)
2009 :
Profissional
Brasil Campeonato Brasileiro - Série B
Categorias de Base
Rio de Janeiro Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores (Sub-20)
Espírito Santo (estado) Taça Cidade do Verde Juvenil (Sub-17)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Taça Rio Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Fraldinha (Sub-09)
Rio de Janeiro Taça Rio Fraldinha (Sub-09)
Rio de Janeiro Copa Zico Verão Fraldinha (Sub-09)
Década 2010[editar | editar código-fonte]
2010 :
Profissional
Santa Catarina Copa da Hora
Categorias de Base
Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Taça Rio de Juniores (Sub-20)
Rio de Janeiro Super Copa Cidade de Valença Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Espírito Santo (estado) Copa Vila Velha Guri Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Cidade Verde Mirim (Sub-12)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Mangaratiba Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Torneio Início JS de Dente-de-Leite (Sub-07)
2011:
Profissional
Brasil Copa do Brasil
Categorias de Base
Rio de Janeiro Taça Guanabara Juvenil (Sub-17)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Terra.png Mundialito Lisboa Cup Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Rio Pré-Mirim (Sub-11)
Rio de Janeiro Copa Unimed Pré-Mirim (Sub-11)
2012 :
Categorias de Base
Espírito Santo (estado) Torneio do Trabalhador de Juniores (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Torneio Guilherme Embry Infantil (Sub-15)
Espírito Santo (estado) Troféu Cidade de Santa Tereza Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Copa Eletrodil Mirim (Sub-13)
2013 :
Categorias de Base
Brasil Taça Belo Horizonte de Futebol Junior (Sub-20)
Brasil Japão Copa da Amizade Brasil-Japão Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Taça Guanabara Infantil (Sub-15)
Rio de Janeiro Torneio Guilherme Embry Infantil (Sub-15)
Brasil ESCUP Mirim (Sub-13)
Brasil Copa Light Pré-Mirim (Sub-11)
2014 :
Categorias de Base
Brasil ESCUP (Sub-15)
Terra.png Mundialito IBERCUP Costa del Sol - Série Prata (Sub-14)
Brasil ESCUP (Sub-13)
Rio de Janeiro Troféu Antônio Soares Calçada Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Festival Terrana de Futebol Mirim (Sub-13)
Rio de Janeiro Festival Terrana de Futebol Pré-Mirim (Sub-11)
Brasil Copa Cidade Verde Pré-Mirim (Sub-10)
Mundialito Go Cup Fraldinha (Sub-09)

Não vou aqui listar os campeonatos vencidos em outras modalidades esportivas, só o remo, esporte que deu origem a agremiação da Colina:

Regata Internacional de Gondomar (Portugal): (1999 e 2000).
Regata Internacional de San Diego (Estados Unidos): 1999.
Regata Internacional 500 Anos do Descobrimento do Brasil: 2000.
Campeonato Sul-Americano - 4 Sem: (1954, 1986 e 1988).
Campeonato Sul-Americano - 4 Com: 1954.
Campeonato Sul-Americano - 8 Com: 1945.
Campeonato Sul-Americano Master - Double Skiff: 2010.
Campeonato Sul-Americano Master - 2 Sem: 2010.
I Jogos Luso-Brasileiros: 1960.
Campeonato Brasileiro Masculino: (1987, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2007, 2008 e 2009).
Campeonato Brasileiro Feminino: (2005 e 2007).
Campeonato Brasileiro Master: 2012.
Campeonato Brasileiro de Seniors A: (1987, 1999, 2001 e 2002).
Campeonato Brasileiro de Seniors B: 1999.
Campeonato Brasileiro Peso Leve: (1998, 1999, 2001 e 2002).
Campeonato Brasileiro Indoor Master Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor S23 Masculino: 2013.
Troféu Brasil de Remo: (1987, 1998, 2000, 2001,2002, 2007, 2008 e 2009).
Troféu Brasil Unificado: (2007, 2008, 2009).
Troféu Brasil Sênior: 1987.
Troféu Amador: 1922.
Troféu Remador: (1922, 1926, 1927, 1928, 1929 e 1930).
Troféu Eficiência: (1998, 1999 e 2008).
Campeonato Carioca de Remo: (1905, 1906, 1912, 1913, 1914, 1919, 1921, 1924, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1961, 1970, 1982, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002Cscr-featured.png, 2005, 2007, 2008).
Campeonato Carioca de Seniores: (1930, 1931, 1932, 1963, 1968, 1969, 1970, 1985, 1986, 1997, 1998, 1999 e 2009).
Campeonato Carioca Seniores A: (2005, 2007 e 2008).
Campeonato Carioca Seniores B: (2005, 2007 e 2008).
Campeonato Carioca Master: (2009 e 2013).
Campeonato Carioca de Veteranos: (1975, 1976, 1996 e 1998).
Campeonato Carioca Peso Leve: (1987, 1998, 2007, 2008, 2009 e 2010).
Campeonato Carioca Peso Leve (S23): (2009 e 2011).
Campeonato Carioca Feminino: (1993, 1999, 2005 e 2007).
Circuito Poder Marítimo (Escaler Misto): (2012 e 2013Cscr-featured.png).
Copa Pinheiros de Single Skiff Sênior Feminino: 2009.
Festival de Remo de Campos dos Goytacazes: (2005 e 2010).
Regata Fita Azul: (1970 e 1988).
Regata Remo do Futuro: (2010_2, 2013_1, 2013_2, 2013_3, 2014_1 e 2014_2).
Regata da Escola Naval: (1989, 1990, 1991, 1993, 1997, 1998, 1999, 2002, 2008, 2010 e 2013).
Regata Corpo dos Fuzileiros Navais: 2013.
Regata do Colégio Naval (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Amazônia Azul (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Baía da Guanabara (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Poder Marítimo (Escaler Misto): (2012 e 2013).
Regata Almirante Gastão Motta (Escaler Misto): 2012.
Regata Batalha Naval do Riachuelo (Escaler Misto): 2013.
Prova Clássica Jardim Botânico: (1904, 1906, 1925 e 1926).
Prova Clássica Sul América: (1904 e 1907).
Prova Clássica Prefeitura Municipal: 1907.
Prova Clássica Conselho Municipal: (1912, 1927, 1928, 1929 e 1930).
Prova Clássica Júlio Furtado: (1912, 1913, 1916, 1920, 1923 e 1925).
Prova Clássica Dr. Pereira Passos: (1919, 1926, 1929, 1936, 1937, 1945 e 1946).
Prova Clássica Comandante Midosi: (1919, 1926, 1927, 1928, 1929, 1930, 1938, 1941, 1945 e 1948).
Prova Clássica Estímulo: (1922, 1923 e 1925).
Prova Clássica América do Sul: (1923 e 1926).
Prova Clássica Paulo de Frontin: (1924 e 1926).
Prova Clássica Antunes Figueiredo: (1927, 1929, 1930, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1944, 1945, 1946 e 1947).
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal: (1930, 1935, 1936, 1937, 1940, 1945 e 1948).
Prova Clássica Estados Unidos do Brasil: (1931 e 1936).
Prova Clássica Federación Uruguaya de Remo: (1935, 1936, 1943 e 1944).
Prova Clássica Gustavo Meyer: (1937 e 1939).
Prova Clássica Dr. Luis Aranha: (1938, 1940 e 1945).
Prova Clássica XV de Novembro: (1940 e 1941).
Prova Clássica Montevideo Rowing Clube: (1941 e 1946).
Prova Clássica Marinha Mercante do Brasil: (1941, 1944 e 1946).
Prova Clássica Eficiência: (1941, 1943, 1944, 1945, 1946 e 1947).
Prova Clássica Joaquim Carneiro Dias: (1944, 1945 e 1948).
Prova Clássica Imprensa Carioca: (1944, 1945, 1947 e 1948).
Prova Clássica Departamento de Educação Física da Marinha: (1944 e 1948).
Prova Clássica Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho: 1944.
Prova Clássica Jockey Clube do Brasileiro: (1944, 1946 e 1948).
Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth: 1945.
Prova Clássica Governador Benedito Valadares: 1945.
Prova Clássica José Agostinho Pereira da Cunha: (1945 e 1947).
Prova Clássica Firmo Freire: 1947.
Prova Clássica Gustavo Mercker: 1948.
Prova Clássica Riachuelo: 1948.
Prova de Honra Dr. Francisco Pereira Passos: (1904 e 1906).
Júniores/Aspirantes
Mundial de Remo Indoor Crash-B: 2012.
Campeonato Sul-Americano: 1987.
Campeonato Brasileiro: (1993 e 2005).
Campeonato Brasileiro Indoor Junior A Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor Junior B Masculino: 2013.
Campeonato Brasileiro Indoor Junior B Feminino: 2013.
Campeonato Carioca de Aspirantes: (1927, 1929, 1930, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947, 1950, 1951, 1952, 1953, 1956, 1960, 1961, 1968, 1969, 1970, 1982, 1993, 1997, 1998, 2007, 2008 e 2013).
Campeonato Carioca de Juniores A: (2005, 2007, 2008 e 2010).
Campeonato Carioca de Juniores B: 2010.
Copa Pinheiros de Single Skiff Júnior Feminino: 2009.
Infanto-Juvenil
Campeonato Carioca: (1998 e 1999).
Infantil
Campeonato Carioca: (1998 e 2009).
Estreantes
Campeonato Carioca: (1950, 1952, 1953, 1955, 1966, 1969, 1971, 1996, 1997, 1998, 1999, 2007 e 2008).
Novíssimos (Extinta)
Campeonato Carioca: (1927, 1928, 1930, 1932, 1944, 1945, 1946, 1947, 1952, 1953 e 1957).
Principiantes (Extinta)
Campeonato Carioca: (1941, 1943, 1945, 1946, 1953 e 1958).

Penso que diante desse quadro os fundadores não podem se queixar de nada, o Vasco cumpriu o seu dever para com eles.

São Paulo, Brasil, na Rua Piauí


Jorge Eduardo Fontes Garcia.
Luso-descendente com muito orgulho.