quinta-feira, 5 de junho de 2014

De Henrique IV a Juan Carlos I. Os Capetos de Bourbons verdadeiras maquinas de fazer sexo. Autor: Jorge Eduardo Garcia.



De Henrique IV a Juan Carlos I.
Os Capetos de Bourbons verdadeiras  maquinas de fazer sexo.
Primeira Parte.

Quando Henri de Bourbon se tornou Henri IV, Henri-Quatre, ou Henri le Grand (Henrique, o Grande), apelidado de le bon Roi Henri ("o bom Rei Henrique") ou le Vert Galant ("O Galante Verde" ( ?) ) por suas inúmeras amantes, se tornou o primeiro monarca francês da Casa de Bourbon, assumiu o Trono de França um ramo da Dinastia dos Capetos sexualmente muito ativo, mas muito ativo para valer, verdadeiras maquinas de fazer sexo.
Henrique era filho de Jeanne d ' Albret, Rainha de Navarra, e Antoine de Bourbon, chefe da Casa de Bourbon, descendente do Rei Luís IX – o famoso São Luís- e primeiro Príncipe de Sangue, nascido em Pau, capital de Béarn desde 1464, Aquitânia, França de hoje, no dia 13 de Dezembro de 1553.
Por causa da famosa “Lei Sálica” – mulheres não assumiam o Trono de França- se tornou herdeiro do Trono de França pela morte de seu primo e cunhado Henri III ( Henrique III) da Casa de Valois, ramo dos Capetos, Pela graça de Deus, Rei Cristianíssimo da França; Rei da Polónia ; Conde de Provença, Focalquier e terras adjacentes; Delfim de Viennois, Conde de Valentinois e Diois, , Grão-Duque da Lituânia, Duque de Angoulême, Duque da Bretanha, Duque de Anjou, um pederasta famoso por suas orgias por onde passava.
Henrique foi casado em primeiras núpcias com Marguerite de France ou Marguerite de Valois, a celebre Rainha Margot, filha de Henrique II e de Catherine de Médicis, Reis de França, portanto irmã de Francisco II, Carlos IX e Henrique III, mas não tiveram filhos.
Em dezembro de 1599, ele obteve uma anulação de seu casamento com a Rainha Margot, e na Catedral de Saint Jean de Lyon, em 17 de dezembro de 1600, casou-se com Maria de Médicis, filha de François I de Médicis, Grão-Duque da Toscana, e de Joana da Áustria, essa filha de Ferdinando I, Imperador do Sacro Império Romano e Anne da Boêmia e Hungria.
Desta união nasceram:
1-      Luís XIII (27 de setembro de 1601-14 de maio de 1643), Rei da França e de Navarra, casou-se com Anne da Áustria, Infanta de Espanha, pais de Luís XIV, o Rei Sol;
2-      Elisabeth de France (22 de Novembro de 1602-6 outubro 1644), esposa de Felipe IV Rei de Espanha, das Índias e de Portugal, chamado o Grande, ou o “Rei Planeta " – pois o seu Império Transcontinental circundavam o mundo-   Rei das Duas Sicílias , Soberano da Holanda;
3-      Christine Marie da França (10 de fevereiro de 1606-27 dez 1663), esposa de Victor Amadeus I de Savóia, Duque de Savóia e Príncipe de Piemonte;
4-      Nicolas Henri de France faleceu antes de ser solenemente batizado e nomeado Duque d'Orléans (13 de abril de 1607 a 17 de Novembro 1611);
5-      Gaston Jean Baptiste de France, fils de France, Duque de Anjou e Orléans casou-se Marie de Bourbon-Montpensier, Duquesa de Montpensier, pais da « Grande Mademoiselle » (Anne Marie Louise d’Orléans ) a terrível prima de Luís XIV.
Gaston d’ Orléans , viúvo casou com Marguerite de Lorraine;
6-      Henriette Marie ( Henriqueta) de France (25 de novembro de 1609 a 10 de Setembro de 1669), esposa de Charles I, o decapitado Rei da Inglaterra, em 13 de junho de 1625, na Catedral de Canterbury.
Bem estes são os seis ( 6) filhos legítimos de Henrique IV, agora vamos aos ilegítimos:

1-      Com Louise Borre, filha de Jehan Borré, Notário Real: Hervé ou Henri Borre ( 1576-1643), contudo segundo consta Louise casou com em 1603 com Perrine Lebreton para dar nome aos demais filhos que teve com Henrique IV, mas pouco adiantou pois eles ficaram conhecidos como Bourbons. São eles:
a-      Jean Borré dit Bourbon (1612-1688);
b-      Françoise Borré dite Bourbon (1614-1643);
c-       Simone Borré dite Bourbon (1617-1660);
d-      Jeanne Borré dite Bourbon (1620-1660);
e-      Luc Borré dit Bourbon (1626- +);
2-      Com Françoise de Montmorency-Fosseux, « la belle Fosseuse »:uma criança natimorta em 1581; Com Um com Esther Imber (ou Ysambert): Gideon ou Monsieur  Gideon, (1587 – 1588);
3-      Com Jacqueline de Bueil,  Condessa de Moret, Marquesa consorte de Varde: Antoine de Bourbon- Bueil , Conde de Moret (1607 – 1632);
4-      De mãe desconhecida:
a-      Maria (1571-1600), Bastarda de Bearn, casada com Daniel Dupouy, Senhor de Portes;
b-      b- Joana (1572-?) Bastarda de Bearn.
Filhos legitimados:
I -Gabrielle d'Estrées, Duquesa de Beaufort e Verneuil, Marquesa de Monceaux, (1573 - 10 abril de 1599) foi a amante mais amada de Henrique IV que se apaixonou perdidamente por ela em 1591, durante a vigência de seu casamento com a Rainha Margot. Segundo consta foi ela que sugeriu a celebre frase “Paris bem vale uma missa” dita por Henrique ao abjurar ao protestantismo para ser Rei de França.
Apesar da oposição na Corte, da obstrução de Sully no Parlamento, o Rei estava disposto a casar com Gabrielle e eleva-la a condição de Rainha Consorte, tanto que para demostrar isso publicamente  ofereceu a ela o seu anel de Coroação em Março de 1599.
Todavia o homem põe e Deus dispõe:
“Gabrielle estava grávida de sete meses de seu quarto filho quando, em abril, veio de Fontainebleau a Paris pelo rio, para fazer a Páscoa e entrou em trabalho de parto precoce no hôtel de Sourdis, casa de sua tia Isabel Babou de la Bourdaisière, dando à luz a um feto e morrendo às cinco horas da madrugada de eclampsia, seguindo-se uma hemorragia depois da qual se tornou toda negra”. Assim a famosa e poderosa  Maîtresse-en-titre  du Roi faleceu em m 10 de abril de 1599 na cidade de Paris que por ela valia uma missa.
Descendência com Henrique IV:
a-      Em 7 de junho de 1594, nasceu o primeiro filho, César de Bourbon , Duque de Vendôme , e em 4 de janeiro de 1595, oficialmente reconhecido e legitimado em um texto Validado pelo Parlamento de Paris. Nesta ocasião foi reconhecida oficialmente Maîtresse-en-titre  du Roi;
b-      Catherine Henriette de Bourbon, Mademoiselle de Vendome,  nascida em 11 de novembro de 1596, foi declarada legítima em 17 de novembro de 1596 na Abadia de St. Ouen em Rouen e se casou com Charles II de Guise-Lorraine, Duque d'Elbeuf , Conde de Lillebonne e de Rieux, Barão  d'Ancenis, o que lhe deu o titulo de Alteza.
c-       Alexandre, Chevalier de Vendôme (1598–1629), Grande Prior de França e Abade de Marmoutier, legitimado em 1599..
d-      Natimorto  (1599).

II-  Com Catherine Henriette de Balzac d'Entragues, Marquesa de Verneuil, três filho sendo dois legitimados:
a-      Henri Verneuil , nascido em 1600, morreu pouco depois.;
b-      Gaston Henri de Bourbon, Duque de Verneuil e Bispo de Metz (1601 – 1682);
c-       Gabrielle Angelique, Mademoiselle de Verneuil ( (1603–1627), que casou com Bernard de Nogaret de Foix, Duc de La Valette et d'Épernon.

III - Com Charlotte des Essarts, Condessa de Romorantin, Duquesa de Vitry:
a-      Jeanne Baptiste (1608-1670), Abadessa de Fontevraud;
b-       Marie Henriette (1609-1629),  Abadessa de Chelles.
Não satisfeito de povoar a França com seus legitimados e bastardos, que criava todos juntos em seu Palácio, Henrique IV, que foi considerado “Soberano mais promíscuo da História da França”, teve as seguintes amantes:
Diane d'Andouins, Condessa de Guiche;
Corisande, Condessa de Grammont, chamada la belle Corisande;
Charlotte de Montmorency , Princesa de Condé;
Catherine de Verdun, religiosa na abadia de Longchamps, a quem o Rei deu o priorado de St-Louis de Vernon.
Claude de Beauvilliers, Abadessa de Montmartre,quando sitiou Paris, o Rei fez colocar os canhões na colina de Montmartre e se alojou na Abadia, onde teria iniciado o caso  ele e a Abadessa .”Soldados e as monjas imitaram o Rei e a Abadessa e os parisienses, irritadíssimos, chamaram a abadia de «magasin des putains de l’armée»”. “Costumava depois recebê-la no castelo de Madrid, no Bois de Boulogne”.
Henrique IV, da Casa de Bourbon (Maison capétienne de Bourbon), Rey de Navarra, Conde de Foix y Bigorra, Visconde de Bearne e outros títulos inerentes a la Corona Navarra, Co-Príncipe de Andorra, Rei de França, Duque de Bourbon e de Vendôme, nascido em  13 dezembro de 1553 e assassinado em  14 de maio de 1610, foi sem duvida nenhuma uma “as maquinas de fazer sexo”.
Ou não foi?
Jorge Eduardo Garcia

05/06/14