quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Efemérides de 2 de setembro 1870 - Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana. autor : Jorge Eduardo Fontes Garcia

Na foto Napoleão III e Otto Eduard Leopold von Bismarck,
 Príncipe Bismarck-Schönhausen , Duque de Lauenburg, 
primeiro-ministro do Reino da Prússia , 
Chanceler da Confederação Alemã do Norte, 
o vencedor.

Efemérides de 2 de setembro

1870 - Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana.
Eu não gosto de francês.
Considero um povo arrogante e mau educado.
Gosto da Historia a França, de seus palácios, de sues castelos, e dos Bonaparte .
Oriundos da Itália, para ser mais preciso da Sarzana, cidade na província de La Spezia , na Região da Ligúria(capital Gênova ),  via Córsega, conquistada pelo duque de Choiseul para Luís XV, os Buonaparte , brilharam numa França em transformação jamais vista e jamais igualada.
Sobre a Família Buonaparte de Sarzana de dizer que  Isabella Calandrini, sobrinha do Papa Nicolau V, nascido Tommaso Parentucelli, casou  em 24 de abril  de 1397  com Giovanni Buonaparte, notário, prefeito de Sarzana, portanto, ancestrais de Napoleão Bonaparte .
Os Buonaparte afrancesados para Bonaparte se transformaram de membros da Pequena Nobreza em uma Casa Imperial e Real, a saber:
Imperadores da França
Napoleão I (1804-1814,1815), também rei da Itália (1805-1814);
Napoleão II (1815), dito Rei de Roma a partir do nascimento, mas nunca reinou;
Napoleão III (1852-1870)
Reis da Holanda
Luís I (1806-1810)
Luís II (1810), também Grão-Duque de Berg (1809-1813)
Reis de Nápoles
José I (1806-1808)
Joaquim I (1808-1815), também Grão-Duque de Berg (1806-1808)
Carolina Bonaparte (1782-1839), Rainha consorte do Reino de Nápoles, Grã-Duquesa de Berg e Duquesa de Clèves
Rei da Westphalia
Jerônimo I (1807-1813)
Rei de Espanha
José I (1808-1813)
Grã-Duquesa da Toscana
Elisa Bonaparte (1809-1814)
 Além de Maria Letícia Ramolino (Ajaccio, 24 de Agosto de 1750 — Roma, 2 de Fevereiro de 1836), conhecida por Maria Letícia Bonaparte, Marie-Laetitia Ramolino Bonaparte ou Letícia Bonaparte, matriarca do clã Bonaparte e mãe de Napoleão Bonaparte,  receber o Titulo oficial de Madame Mère de l'Empereur ou Senhora, a Mãe de Sua Majestade o Imperador, ou simplesmente « Madame Mère »,   com o direito do tratamento de '« Altesse Impériale » ou Alteza Imperial.
Napoleão Bonaparte se casou com 9 março de 1796,em Paris, na Rueil-Malmaison , com Josephine de Beauharnais , uma nobre originaria da Martinica , que se tornou Imperatriz  com o  advento do marido .
Marie Josèphe Rose Tascher de La Pagerie, dite Joséphine de Beauharnais, era viúva de Alexandre de Beauharnais, um visconde de araque, revolucionário que acabou guilhotinado,  com quem teve 2 filhos , a saber:
Eugène-Rose de Beauharnais , adotado por Napoleão em a 8 de Março de 1796, com  o Império passou a ter o direito ao tratamento de '« Altesse Impériale » ou Alteza Imperial, o elevou a Príncipe Imperial  Frances, Vice- rei da Itália , Príncipe de Veneza , Grão-Duque de Frankfurt , Duque de Leuchtenberg e Príncipe "de Eichstätt.
Em 1806,o Príncipe Eugenio se casou com Augusta Amalia da Baviera , Duques de Leuchtenberg.
Seus filhos e netos se tornaram membros de diversas Casas Reais, como a do Brasil e de Portugal com o casamento de Dom Pedro e Dona Amélia de Leuchtenberg  (d. Amélie Auguste Eugénie Napoleone de Beauharnais).
Hortense Eugénie Cécile de Beauharnais, Rainha Hortência, adotada por Napoleão em a 8 de Março de 1796, e por ele casada com Louis Bonaparte , irmão do futuro Imperador, elevado a Príncipe Imperial Francês e a Rei da Holanda, sob o nome de Luís Napoleão ( Napoleão Lodewijk em holandês ).
Hortênsia se tornou, assim, cunhada de seu pai adotivo e concunhada de sua mãe.
A Rainha Hortênsia  não ficou  muito tempo com o marido na Holanda,  país muito frio e triste, além do que ela estava com saudades das badalações de Paris, e voltou correndo para a França . Em seguida, o casal se separou.
No entanto, eles tiveram três filhos:
Napoleão Bonaparte Louis Charles ( 1802  - 1807 ), Napoleão Bonaparte Louis ( 1804 - 1831 ), o Grão-Duque de Berg e Rei da Holanda, sob o nome de Louis II .
Luís Napoleão Bonaparte (1808 - 1873), que se tornou Imperador da França sob o nome de Napoleão III .
Hortência era diferente do irmão, o Príncipe Eugenio, era meio louquinha, gostava de flertar ( com o czar Alexander I de Todas as Rússia) , de namorar, e acabou tendo um caso de amor com Charles Joseph, Comte de Flahaut , um homem sofisticado, bonito ,  filho ilegítimo do Príncipe de Talleyrand, com quem teve um filho ilegítimo e personagem importante no III Império, Auguste Louis Joseph, Duc de Morny ou  Duque de Morny
Ao falecer em  5 de outubro de 1837 no castelo d’ Arenenberg , localizado na extremidade sul do Lago Constance ou Constança, no cantão de Thurgau, na Suíça , usava o Titulo de Duquesa de Saint-Leu, pois tinha sido elevada a essa condição  por Luís XVIII, Rei de França, a pedido do Czar Alexandre.
 O que nos interessa é Charles Louis Napoléon,  dit Louis-Napoléon Bonaparte, depois Napoléon III, Empereur des Français.
Napoleão III, Imperador dos Franceses, nascido em Paris, 20 de abril de 1808 e falecido em  Chislehurst ,  Inglaterra, UK, em  9 de janeiro de 1873.
E porque?
Sob o III Império de Napoleão III, a França experimentou anos de progresso econômico (criação de um sistema bancário, o desenvolvimento da estrada de ferro, transformando cidades), ajudada pela política implantada pelo próprio Imperador.
Sob o III Império de Napoleão III, a França modernizou toda a sua estrutura estatal e sua infraestrutura, impulsionando assim o crescimento e a modernização, ajudada pela política implantada pelo próprio Imperador.
 Sob o III Império de Napoleão III, a França recuperou um pouco de seu atraso frente ao Reino Unido em matéria do sistema financeiro/ bancário, ajudada pela política implantada pelo próprio Imperador. Alguns dos bancos importantes, Crédit foncier de France, Crédit mobilier dos Irmãos Pereira ( frères Pereire), O Crédit Industriel et Commercial (decreto imperial de 1859) e Credit Lyonnais.
 Além disso, o papel do Banco de França e em evolução, impulsionada pelo Imperador, ela envolveu-se diretamente no apoio ao desenvolvimento econômico   A Lei de 24 de junho, 1865 é a Lei do Cheque, meio de pagamento importante ate os nossos dias.
As minas de carvão tão necessárias para o desenvolvimento do progresso, a época, foram entregues a grandes famílias capitalista de França para sua exploração consciente.
O período também foi marcado pelo surgimento dos  Grandes Magasins, como Bon Marché a Paris,  24 rue de Sèvres dans le 7e arrondissement de Paris, à l'angle de la rue de Babylone et de la rue du Bac., o Bazar de l'Hotel de Ville, Printemps a Paris, rue de Rivoli, dans le 4earrondissement, en face de l'Hôtel de ville,   e La Samaritaine ,Paris entre la rue de Rivoli et la Sein.
Capital da Europa, bem como a Londres vitoriana, Paris abriga as principais reuniões internacionais, como a Feira Mundial de 1855 e 1867 que lhe permitem destacar o interesse da França ao progresso técnico e econômico . Pessoalmente interessado em tudo relacionado ao progresso técnico, o próprio Imperador financia o trabalho de Alphonse Beau de Rochas no motor quatro tempos.
Paris moderna é a mais importante e a maior Obra de Napoleão III, inquestionavelmente.
O objetivo de Napoleão III  foi de transformar esta cidade famosa por sua superlotação, falta de saneamento e sua sensibilidade à epidemias em um modelo de planejamento urbano e saneamento como o já era Londres.
O Imperador desejava uma cidade organizada e saudável, com bulevares e avenidas, com ligações fáceis, onde o comércio e a indústria podiam se desenvolver e os menos favorecidos podiam ter condições decentes de vida diária.
Luís Napoleão foi responsável pela primeira vez  de habitações sócias, construindo  86 delas em Paris na chamada cité Rochechouart , em 1851,a suas custas, com seus recursos, com seu dinheiro.
Por decreto presidencial de 1852, confisca  10 milhões de francos dos riquíssimo  Príncipes da Casa  de Orleans, a antiga Casa Real, para melhorar a habitação dos trabalhadores em todas as cidades da França.
Para reconstruir Paris nomeou em22 de junho de 1853, Georges Eugène Haussmann , Baron Haussmann, Sénateur, académicien, grand-croix de la Légion d'honneur,  préfet de la Seine ( Prefeito de Paris)  que se tornou o  responsável por conduzir  e realizar o Sonho do Imperador.
A Paris de hoje, é a Paris de Napoleão II e do Barão de Haussmann.
A Cidade Luz, a capital cultural do mundo, o carro chefe do turismo francês, a joia da Humanidade, mas os franceses não reconhecem o que Napoleão III fez , tanto que seus restos mortais continuam ate hoje  no Mausoléu na Saint-Michel (Abadia de St. Michael) Farnborough (sul da Inglaterra), onde permanece até hoje, juntamente com sua esposa (que morreu em 1920) e seu único filho, o Príncipe Imperial  Napoléon Eugène Louis Jean Joseph Bonaparte, dit Louis-Napoléon,  que voluntariamente se juntou ao exército britânico, sob o Titulo de Conde de Pierrefonds,  e foi morto aos 23 anos na África do Sul pelos zulus durante uma patrulha em 1 de junho 1879, durante a Guerra Anglo-zulu.
E é por isso:
Eu não gosto de francês.
Considero um povo arrogante e mau educado.
Gosto da Historia a França, de seus palácios, de sues castelos, e dos Bonaparte .

Jorge Eduardo Fontes Garcia


São Paulo, Brasil.
Na Rua Piauí, 3 de setembro de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário