terça-feira, 12 de agosto de 2014

JORGE EDUARDO FONTES GARCIA - IN FOCUS aniversario do Botafogo de Futebol e Regatas – O Fogão.



Sede social da Rua General Severiano 
Endereço: Av. Venceslau Brás, n72, Botafogo - Rio de Janeiro.

Botafogo de Futebol e Regatas – O Fogão.

Hoje é aniversario do Botafogo de Futebol e Regatas.
Em 1894 remadores organizaram o Club de Regatas Botafogo.
Em 1904 os apreciadores do chamado “ esporte bretão” organizaram o Electro Club, que depois se tornou Botafogo Football Club, por sugestão de dona Francisca Teixeira de Oliveira, a Dona Chiquitota, avó de um dos moços fundadores e seu primeiro presidente Flávio Ramos:
"Afinal, qual é o nome deste clube?", perguntou ela. "Electro", respondeu Flávio, que então resolveu seguir o conselho de sua avó:
"Meu Deus. Que falta de imaginação! Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo."
“Os meninos, que residiam no bairro de Botafogo, próximo ao Largo dos Leões”.
O uniforme de listras verticais em preto e o branco também foi aclamado por unanimidade. A sugestão partiu de Itamar Tavares. Ele estudara na Itália, onde torcia para a Juventus, criada em 1897 e que, hoje, é um dos clubes mais populares da Europa.
Neste mesmo ano de 1904, no dia 12 de agosto, portanto a 110 anos, os sócios das duas agremiações resolveram se unir e dai surgiu para o mundo o tradicional clube da Estrela Solitária, o Botafogo de Futebol e Regatas.
O primeiro amistoso ocorreu no dia 2 de outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: derrota por 3 a 0. O time que entrou em campo usava o esquema 2-3-5 e era composto por: Flávio Ramos; Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Adhemaro de Lamare; Normann Hime, Itamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt. A primeira vitória viria no segundo jogo, em 21 de maio de 1905, sobre o Petropolitano, 1 a 0, gol de Flávio Ramos.
Seu mascote é o “Manequinho”,  uma estátua de um menininho fazendo pipi,
semelhante a Manneken Pis, que esta em Bruxelas, Bélgica.
Pelo Clube do Pasmado passaram grandes cracks do futebol nacional, tais como:
Heleno de Freitas, Manga, Carlos Alberto Torres ( o Capitão do Tri) , Djalma Dias, Leônidas da Silva, Didi ( o inventor da ‘folha seca’ ,considerado mundialmente "Mr. Football" e por Nelson Rodrigues chamado de "O Príncipe Etíope de Rancho"), Jairzinho, Mirandinha, Quarentinha, Tulio Maravilha, Mário Jorge Lobo Zagallo e os estrangeiros Loco Abreu e Clarence Seedorf .
Contudo, para mim, dois jogadores foram excepcionais, que são:
1-Nílton Santos, "A Enciclopédia":
Nílton dos Santos, mais conhecido como Nílton Santos (Rio de Janeiro, 16 de maio de 1925 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013) foi um futebolista brasileiro que atuava como lateral-esquerdo. Em 2000, foi eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos. Foi chamado de "A Enciclopédia" por causa dos conhecimentos sobre o futebol e por ser completo como jogador, foi o precursor em arriscar subidas ao ataque através da lateral do campo. Revolucionou a posição de lateral-esquerdo, utilizando-se de sua versatilidade ao defender e atacar, inclusive marcando gols, numa época do futebol que apenas tinha a função defensiva.
2- Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas":
Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Pau Grande, distrito de Magé, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.1
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" , foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo.
PARA MIM GARRINCHA FOI O MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS... E PONTO FINAL.
A Sede Social do Batafogo é o antigo palacete construído em um terreno cedido pela prefeitura, para ser a sede do Botafogo, em 23 de junho de 1912. Construída como um amplo casarão em estilo eclético pintado de cor salmão, a sede foi inaugurada com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro.
Minha mãe, suas irmãs, suas amigas mais próximas, meu tio Albano Fernandes de Carvalho, eram habitués das domingueiras do Botafogo.
O Maior dos Maiores botafoguenses que conheci foi João Saldanha, alcunhado por Nelson Rodrigues de “João sem Medo”, nascido  João Alves Jobin Saldanha (Alegrete, 3 de julho de 1917 — Roma, 12 de julho de 1990) foi um grande jornalista e treinador de futebol brasileiro, pois graças a ele que a Seleção Campeã de 1970 foi montada.
O Hino mais difundindo na mídia e no conhecimento popular, apesar de não ser o oficial, tem a composição de sua letra e música de autoria de Lamartine Babo, datada de 1942. Os versos iniciais "Botafogo, Botafogo campeão desde 1910" estão na cabeça dos torcedores, sendo o hino frequentemente cantando nos jogos do time.

Salve o Botafogo,
Salve uma das glorias do futebol carioca.
Salve o Fogão de muitos corações.


Jorge Eduardo Fontes Garcia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário