sexta-feira, 24 de julho de 2015

TOUR DE FRANCE: Nibali, um desonrado, quebrou o código de honra no Tour.


Nibali, um desonrado 

Vincenzo Nibali desrespeitou esta sexta-feira o código de honra do pelotão para vencer a 19.ª etapa e aproximar-se do pódio da Volta a França em bicicleta, num dia em que Nairo Quintana reduziu a diferença para Chris Froome.
Esta sexta-feira, pela primeira vez neste Tour, Chris Froome (Sky) não foi um camiseta amarela seguro e impassível, vivendo um dia altamente atribulado. Primeiro, viu o italiano mostrar falta de 'fair-play' e atacar quando sofreu uma avaria mecânica, depois, na subida final para La Toussuire, quando já seguia sem apoio da equipe, foi surpreendido por um ataque demolidor do colombiano da Movistar, que lhe roubou 32 segundos e ficou a 02.38 minutos da sua liderança, um dia antes do temido Alpe D'Huez.
ão foi preciso esperar pelos quilómetros finais dos 138 entre Saint-Jean-de-Maurienne e La Toussuire-Les Sybelles para que os ataques ao britânico da Sky começassem: debaixo de um dilúvio, com 26 fugitivos já na frente, Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) saltou do pelotão, quando tinham sido percorridos dez quilómetros, na subida ao Col du Chaussy, e motivou todos os outros.

Atacaram Nibali, Alejandro Valverde (Movistar), Bauke Mollema (Trek) e Robert Gesink (Lotto NL-Jumbo). Com a Sky evidentemente debilitada -- Geraint Thomas acusou o desgaste do seu intenso trabalho para o líder e disse, logo aí, adeus ao sonho de estar no pódio em Paris (caiu para 15.º) -, foi a camiseta a amarela quem perseguiu e reuniu o grupo de candidatos.

A paz seria apenas momentânea: quando Pierre Rolland (Europcar) já se tinha despedido dos companheiros da fuga para coroar, em solitário, o temível Col de la Croix de Fer, um sempre atento líder da Astana demonstrou uma falta de desportivismo inesperada, atacando Froome quando o britânico avariou, a 58 quilómetros de La Toussuire.

A falta de 'fair-play' do 'Tubarão' -- ditam as regras de cavalheiros do pelotão que não se ataca a camiseta amarela em caso de avaria mecânica -- apanhou desprevenidos os outros candidatos, que aguardaram pelo líder da Sky e deixaram o siciliano ganhar uma vantagem que, graças às suas reconhecidas capacidades de descedor, rapidamente transformou em dois minutos.


A uma velocidade alucinante, o vencedor do Tour2014 alcançou Rolland e partiu a solo nas rampas da última inclinação. Com a vitória da etapa entregue a um monumental Nibali -- cortou a meta com o tempo de 04:22.53 horas -, Nairo Quintana atacou a sete quilómetros do alto e, pela primeira vez, Froome não teve como alcançá-lo.

Vincenzo Nibali (Messina, Italia, 14 de novembro de 1984) é um ciclista de estrada italiano. Estreia profissionalmente em 2005 com a Fassa Bortolo, e tem alinhado com Liquigás desde 2006 até 2012 e com a Astana a partir de 2013.1 É um dos seis ciclistas que têm vencido as três Grandes Voltas, mais precisamente a Vuelta a España 2010, o Giro d'Italia 2013 e o Tour de France 2014. Também tem resultado segundo no Giro 2011 e a Volta 2013, e terceiro no Giro 2010 e o Tour 2012. Também é um líder classicómano (especializado em provas duras de um dia, como a Paris-Roubaix), mas nos últimos anos foi classificado no topo do Giro d'Italia, graças à sua notável capacidade para a montanha.
Nibali, a 12 de maio vestiu a Maglia Rosa ao fazer o melhor tempo no teste do tempo da equipe no Giro d'Italia 2010, graças ao trabalho da Liquigás e Alexander Vinokourov (ex-líder), que teve problemas com o quinto homem da sua equipa.
Em 2010, sagrou-se vencedor da Vuelta a España, sendo o primeiro italiano a vencer em 20 anos. Nibali é chamado o O Tubarão do Estreito, em referência ao estreito de Messina..

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=4698195 
Jornal de Noticias - PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário