terça-feira, 30 de junho de 2015

CHILE versus O PERU GUERREIRO DO PAOLO GUERRERO



Foi uma excelente partida.
A torcida unida em torno de sua Seleção Nacional porque, ao contrário de nós, os chilenos acreditam em seu técnico e em seus jogadores, foi um espetáculo à parte. 
Penso que a Asociación Nacional de Fútbol Profesional de Chile teve ser mais confiável do que a famigerada CBF do Marco Polo Del Nero, do Dunga, do Gilmar Rinaldi, e outros apaniguados.
Pela Taça Libertadores já vimos que o futebol chileno evoluiu, ao contrário o nosso que retrocedeu, e jogou aquilo que dela, a Seleção Chilena, se esperava.
O espanto mesmo veio com Eduardo Vargas, o eterno ‘emprestado’, que marcou e num deles fez um golaço, o segundo, de fora da área.
O que não se imaginava, apesar dos comentaristas após o jogo afirmarem o contrário (depois é fácil), é que a Seleção do Peru fosse tão guerreira sob o comado do Guerrero, aquele jogador que o Corinthians paulista dispensou por motivos nunca dantes revelados nesse país.

Pela garra, na minha ótica, a Seleção do Peru foi melhor. 


Agora em toda seleção tem sempre um vilão, a nossa tem Tiago Silva, o mãozinha do capeta, e na do Peru é o Carlos Zambrano - Carlos Augusto Zambrano Ochandarte, nascido no Balneário de Callao, as margens do Pacifico, e a 15 quilometres de Lima, em 10 de julho de 1989, portanto está com 25 anos, e joga na Alemanha, no Fußball Club Eintracht Frankfurt, um clube sediado em Frankfurt, Frankfurt am Main, portanto joga na Bundesliga, em um dos melhores, mais organizados, campeonatos de futebol do mundo.
No começo de sua carreira foi jogar no Schalke 04, outro time alemão, de 2009-2010.
Passou pelo F.C. St. Pauli, outro time alemão em Hamburgo.
Indo para no Eintracht Frankfurt para a temporada 2012 e, como já disse, está até hoje.
Ora, o jogador que joga na Alemanha, joga num futebol que tem disciplina, ordem, vive progredindo, mas, também, que tem muita pressão, pressão de todos os lados, por isso o camarada tem que estar habituado com ela, à pressão que vem da arquibancada, essa principalmente. 
A Bundesliga na Alemanha não é fácil.
O “seu” Zambrano com três minutos de jogo derrubou Alexis Sánchez.

O “seu” Zambrano, demostrando total descontrole, dá uma cotovelada no Arturo Vidal, que não é flor que se cheire, e esse responde a altura.


É obvio que para os comentaristas é mais fácil falar do Vidal, Bad Boy de carteirinha, que bêbado estava em um cassino e bateu uma Ferrari de dois milhões de dólares (?), do que da cotovelada do bonzinho Zambrano, mas que ela houve, houve, é só prestar bem atenção ao replay.
Advertido pelo excelente arbitro venezuelano, coisa raríssima em nossos dias, não se fez de rogado, e alguns minutos mais tarde  deu uma “pesada”, um pontapé, uma pancada com o pé, nas costas do Charles Aránguiz, jogador do Internacional de Porto Alegre.
Com isso o irresponsável Zambrano foi para o chuveiro.  
A expulsão de Zambrano desmoronou o Peru.
Entretanto, motivados por Paolo Guerrero, eles foram à luta, e lutaram até o final.
Jogaram com dignidade, com a dignidade que falta ao jogador brasileiro, até o final.
Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, não tem o que se envergonhar de seus comandados.
Parabéns a Seleção do Peru do Paolo Guerrero, e digo mais, se continuarem com esse bom futebol certamente darão quinal, darão um banho, um chocolate, quando jogarem com a Seleção Brasileira.
A Seleção do Peru caminha para se tornar uma das melhores seleções das Américas.
Parabéns.
Jorge Eduardo Fontes Garcia.
São Paulo, 30/06/2015


 FICHA TÉCNICA
COPA AMÉRICA – SEMIFINAL
CHILE - PERÚ
Estádio: Nacional.
Público: 45.651 espectadores.
Árbitro: José Argote (VEN).BOM ARBITRO.
Chile: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, José Rojas, Miiko Albornoz (46’ Eugenio Mena), Charles Aránguiz, Marcelo Díaz (46’ David Pizarro), Arturo Vidal, Jorge Valdivia (85’ Felipe Gutiérrez), Alexis Sánchez e Eduardo Vargas.
DT: Jorge Sampaoli.
Peru: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Carlos Ascues, Juan Manuel Vargas, Carlos Lobatón (73’ Yoshimar Yotún), Josepmir Ballón, Christian Cueva (26’ Christian Ramos), Jefferson Farfán, André Carrillo (73’ Claudio Pizarro) y Paolo Guerrero.
DT: Ricardo Gareca.
Gols: 1-0, 42’ Eduardo Vargas; 1-1, 60’ Gary Medel (autogol- gol contra), 2-1, 64’ Eduardo Vargas.
Cartões amarelos: Zambrano (PER).
Expulso: 20’ Carlos Zambrano (PER)




Nenhum comentário:

Postar um comentário