quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Efemérides 1 de setembro. Sport Club Corinthians Paulista O Timão

Efemérides 1 de setembro.

Sport Club Corinthians Paulista
O Timão

Em 1º de setembro de 1910, um grupo de cinco operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva), do bairro paulistano do Bom Retiro, sob a luz de um lampião, às oito e meia da noite, decidiram criar um novo time de futebol, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócio-fundadores.
 A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian FC,equipe inglesa de futebol, fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil, os ingleses eram chamados pela imprensa de "Corinthian's Team".
Mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões na casa de outro integrante do grupo de amigos.
O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que já no primeiro momento afirmou, "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".
Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou.
Na verdade, apenas uma semana.
Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo, e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma plateia entusiasmada que garantiu, "Este veio para ficar".
De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea.
Em 1913, uma dissidência entre três clubes que disputavam o Campeonato Paulista abriu a oportunidade para que clubes de origem popular, conhecidos à época como "varzeanos", disputassem a competição organizada pela LPF, e o Corinthians ganhou o direito de disputar pela primeira vez essa competição após vencer uma seletiva contra o Minas Gerais, representante do bairro do Brás, e o FC São Paulo, do bairro do Bixiga.
A estreia corintiana no Campeonato Paulista foi contra o Germânia, no dia 20 de abril de 1913, em duelo que terminou com vitória adversária, pelo placar de 3 a 1.
Nos quatro jogos seguintes, foram três derrotas (para Internacional, Americano e Santos) e um empate (Ypiranga).
A primeira vitória ocorreu no dia 7 de setembro, um 2 a 0 contra o Germânia.
Nas três partidas seguintes, mais três empates (com Internacional, Ypiranga e Americano).
 Ao final do Paulista de 1913, o Corinthians terminou na quarta colocação, com seis pontos ganhos (uma vitória, quatro empates e três derrotas, oito gols a favor e 16 contra).
 De positivo, o time revelaria dois futuros ídolos: Neco e Amílcar.
A temporada seguinte seria marcante para a história corintiana.
Com apenas quatro anos de existência, o time conquistou seu primeiro título, o Campeonato Paulista de 1914 (organizado pela LPF).24 O Corinthians sagrou-se campeão de forma invicta, com 10 vitórias em 10 partidas, 37 gols marcados e 9 gols tomados.
 Com 12 gols, Neco foi o artilheiro da competição.
 A equipe que conquistou o primeiro título da história corintiana era formada por: Sebastião, Fúlvio, Casimiro II, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar, Aparício, Neco, entre outros. Ainda naquele ano, o Corinthians realizou sua primeira partida contra uma equipe estrangeira, o Torino.
Os italianos venceram por 3 a 0.28
No primeiro torneio oficial disputado pelo Corinthians em 2014, o Campeonato Paulista, o clube teve um desempenho ruim e acabou eliminado ainda na primeira fase.
 Em seu pior momento, o alvinegro teve uma sequência de quatro derrotas e uma invasão de torcedores ao centro de treinamento, embora tenha se recuperado tardiamente com cinco vitórias nos últimos sete duelos.
Em maio, o clube inaugurou seu novo estádio construído em Itaquera, em um jogo contra o Figueirense.
Um estádio pelo qual não pagou e não vai pagar.
Nos , os contribuintes brasileiros, é  que estamos pagando com o dinheiro de nossos impostos a conta desta construção.
O pretexto para a construção  foi a Copa do PT, a qual o atual governo Dilma/Lula esperava ganhar, mas os ‘amarelões’ perderam.
Chamo atenção que ainda não houve uma doação formal, estão esperando a dona Dilma ser reeleita.
É o fim da picada.
Que façam uma vaquinha na chamada a maior torcida do Brasil e PAGUEM.

São Paulo 1 de setembro de 2014

Jorge Eduardo Fontes Garcia

 Na Rua Piauí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário